You are on page 1of 47

Nomes: Raquel Grigolo Valesca Costantin Uergs Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

COMPORTAMENTO ANIMAL
O comportamento da maioria dos animais determinado, em grande parte, pela hereditariedade, com a aprendizagem desempenhando papel secundrio. Ao contrrio dos comportamentos humanos adquirida por transmisses culturais e aprendizagem.

COMPORTAMENTO ANIMAL
O comportamento altamente adaptativo e, assim no de surpreender que muitos comportamentos sejam moldados pela seleo natural

Perguntas O que?, Como, e Porque?

Ao estudar um comportamento podemos fazer as perguntas: O que enfocam os detalhes do comportamento e suas causas imediatas; Como abordam os mecanismos de comportamento; Porque tem a ver com as causas fundamentais do comportamento.

COMPORTAMENTO MOLDADO PELA HERANA


Grande parte do comportamento altamente estereotipada e especfica.

Ex: aranha

COMPORTAMENTO MOLDADO PELA HERANA


Etologia: Campo de estudo de comportamentos dos animais na natureza. FOCAM: 1. Privao de animais ; 2. Estudo do comportamento de crias de progenitores que diferiram em seus comportamentos.

Experimento de Privao
O animal criado de maneira a ser privado de qualquer experincia relevante ao comportamento em estudo.
Ex. Esquilo

Experimento de Hibridao
Espcies intimamente aparentadas so intercruzadas e o comportamento de sua prole observado.
Ex. Patos/ Konrad Lorenz

Estmulos podem desencadear Comportamentos


LIBERADORES, so um subconjunto de

Esses estmulos chamados de

informaes sensoriais disponveis para um animal. Ex. Sbia Europeu

Estmulos podem desencadear Comportamentos

Aprendizagem tambm modela o Comportamento


A maioria dos comportamentos envolve uma interao entre hereditariedade e aprendizagem. A habilidade de reconhecer um estimulador simples subsenquente refinada pela aprendizagem. Ex. Pedido dos filhotes de gaivota.

Aprendizagem tambm modela o Comportamento

A estampagem a aprendizagem de um liberador complexo.


Um tipo de aprendizagem chamado de estampagem torna possvel aprender, durante um perodo critico limitado um conjunto complexo de estmulos que mais tarde pode servir como liberador.

A herana gentica e a aprendizagem interagem para o canto das aves


Muito padres de comportamento so interaes complexas de herana e aprendizagem. Ex. Pardal-de-coroabranca

Sob certas circunstncias, um comportamento geneticamente determinado adaptativo


O comportamento herdado altamente adaptativo para espcies que tem pouca oportunidade para aprender, para espcies que poderiam aprender o comportamento errado e em situaes nas quais os erros so perigosos ou custam caro.

Hormnios e Comportamento
Todo comportamento depende do sistema nervoso para ser iniciado e executado. O sistema endcrino que determina quando um dado comportamento ser executado por meio das influncias que controlam o desenvolvimento e os estado fisiolgico do anima, mesmo quando certos comportamentos so aprendidos.

Os esterides sexuais
As diferenas no comportamento de machos e fmeas de uma espcie so exemplos claros de genes influenciando o desenvolvimento e a expresso de comportamento. Tais diferenas sexuais no comportamento so resultados de aes dos esterides sexuais no crebro.

Os esterides sexuais

A testosterona afeta o canto dos pssaros


Nveis de testosterona causam o desenvolvimento das regies do crebro responsveis pelo canto nos machos.

A gentica do Comportamento
Existem muitas etapas complexas entre a expresso de um gene como um produto protico e a expresso de um comportamento. Vrios tipos de experimentos ajudam a revelar como os genes afetam o comportamento.

Como os genes afetam o comportamento: Hibridizao


Como vimos anteriormente, no exemplo dos patos hbridos, a forma como os animais se comportam determina seu sucesso reprodutivo. Quando cruza-se sp, percebe-se que fmeas hbridas preferem machos hbridos. Isto est justificado por anlises nas propriedades dos sistemas nervosos nos animais hbridos ou no. Ex: grilos
(a base gentica determina o padro de sons)

Seleo artificial e cruzamentos

A seleo artificial e a reproduo cruzada

de linhagens selecionadas podem produzir indivduos com certas caractersticas de comportamento hereditrias. Sabe-se que o gene Per (perodo) responsvel pela frequncia no batimento das assas das moscas, que faz parte da exibio de corte do macho.

Ex:

Drosophilas. Diversas raas de ces. Abelhas melferas (higinicas e no-higinicas).

Anlise molecular de genes e produtos de genes


As tcnicas da gentica molecular podem
revelar as funes de genes especficos que influenciam o comportamento. Sabe-se que nas Drosophilas o gene X diferencia a forma do corpo do macho e o gene fru como ele age. E a protena Tra controla esses dois genes.

Comunicao
o comportamento que influencia as
aes de outros indivduos.

Exibies e Sinais Comunicador Receptor

Sinais Qumicos
Utilizam molculas qumicas para comunicar-se: FEROMNIO. Atrao de parceiros; Marcao de Territrio; Marcao de Trilhas

Sinais Visuais
So de fcil produo, alteram-se rapidamente e indica a posio do emissor. Necessitam de luz. Ex: Vagalume

Sinais Auditivos
O som til para comunicaes a longas distancias e para lugares onde no existe iluminao. Ex. Baleias. Obs: Maioria dos invertebrados silencioso, assim como peixes, anfbios e e rpteis.

Sinais Tteis
Animais que no podem comunicar-se por sinais visuais e possuem contato ntimo. Ex. Abelhas

Sinais Eltricos
Alguns animais utilizam pulsos eltricos para perceber objetos e se comunicar. Ex. Peixes

Regulao de comportamentos: Ritmos Biolgicos circadiano X circanual


Os comportamentos dos animais so expressos em ciclos dirios chamados ritmos circadianos. Ele endgeno e inferior a 24h. Responde ou no a pistas de alterao de fase a cada dia, tais como, incio de luz e escuro. Ex: experimento de escurido completa.

Sndrome da mudana brusca de fase


Quando viajamos (para um fuso horrio bem diferente) nosso relgio circadiano arrastado e precisamos de vrios dias para nos adaptar. Pois no conseguimos administrar naturalmente uma mudana superior a 30 60 min em nosso ciclo endgeno(relgio interno). Nos deparamos assim, com o perodo de rearrasto, onde nosso organismo precisa adaptar as funes digestivas e fisiolgicas.

Regulao de comportamentos: Ritmos Biolgicos


Nos mamferos o relgio que controla os ritmos circadianos est localizado nos ncleos supraquiasmticos do crebro (dois grupos minsculos de clulas logo acima do quiasma ptico). Em outros animais estruturas diferentes desempenham esse papel. Nos moluscos, por exemplo so os olhos; em vrios animais est na glndula pineal; em protistas e fungos est livre em clulas individuais.

Regulao de comportamentos: Ritmos Biolgicos


Dois genes envolvidos no mecanismo do relgio em uma variedade de espcies foram identificadas. Per e tim so essa protenas que a transcrio e traduo mostram ritmos circadianos. Elas esto no citoplasma, e suas mutaes alteram os ritmos dos relgios circadianos.

Ritmos circanuais
Os ritmos circanuais permitem que os animais que hibernam ou migram pra regies equatoriais, que no podem confiar em mudanas no comprimento do dia (fotoperodo), como pistas sazonais; executem os comportamentos apropriados nas pocas certas do ano. Ex: filhotes no inverno

Encontrando o caminho: Orientao e navegao


Os animais que pilotam encontram seu caminho orientados por marcos referenciais, esse processo se chama PILOTAGEM, como o exemplo das baleias cinzentas.

Encontrando o caminho
A habilidade de alguns animais de retornar ao seu local de nidificao, chama-se retorno . Que o caso dos pombos correios. Eles no utilizam somente pistas visuais, mas tambm se localizam utilizando seus sentidos magnticos. Clulas que contm partculas de magnetita mineral magntica.

Encontrando o caminho: Distncia-direo X Duas coordenadas


Os animais que navegam usando distncia e direo determinam a distncia pelo reconhecimento de marcos referenciais e pela regulao, realizada pelos ritmos biolgicos de quanto eles vo viajar.

Encontrando o caminho: distncia e direo


As fontes de orientao direcional
incluem: bssola solar com compensao de tempo e habilidades de localizar pontos fixos no cu noturno. Ex: Estrela polar ao norte

Encontrando o caminho: duas coordenadas


Os deslocamentos a longa distncia de algumas espcies so difceis de explicar, informaes para a navegao com duas coordenadas (log lat) esto disponveis no ambiente fsico, mas no sabemos se alguma sp as utiliza.

Comportamento Humano
Como todos os outros animais, o ser humano possui comportamentos determinados pela gentica e aprendidos. O que separa a raa humana de outros animais o grau no qual podemos modificar nosso comportamento com base na experincia.

A marca registrada dos seres humanos a cultura, que so os comportamentos aprendidos passados de gerao em gerao. E as estruturas de muitas funes de nosso crebro so herdadas, incluindo impulsos, limites, tendncias aprendizagem, e mesmo alguns padres motores.

Comportamento Humano
Impulsos biolgicos , tais como fome, sede, desejo sexual e sonolncia, so inerentes em nosso sistema nervoso. A comunicao verbal est profundamente enraizada em nosso passado evolutivo, enquanto a leitura e a escrita so produtos relativamente recentes da cultura humana. Ex: aprender a falar

As sociedades humanas so caracterizadas por diferentes conjuntos de costumes e hbitos culturalmente transmitidos.

Concluses
A seleo natural no
molda somente a fisiologia e a morfologia de uma espcie, mas tambm o seu comportamento; A adaptao uma mistura de componentes herdados e aprendidos; Os comportamentos tem determinantes genticos;

Bibliografia
http://images.paraorkut.com/img/papeldeparede
/1280x1024/e/esquilo-5702.jpg acesso em 7 jun 2010 http://loja.bioaulas.com.br/images/principais_sis temas_corpo_humano01.jpg acesso em 7 jun 2010 PURVES, W. K.; SADAVA, D.; ORIANS; HELLER. A Histria da vida na Terra. Vida a cincia da biologia. Porto Alegre, Ed. Artmed. 2002, cap.52

You might also like