You are on page 1of 39

TRIGGERS POINTS “PONTOS DE GATILHO”

Objetivos
♦ Definir as principais causas que levam a formação dos pontos de gatilho;
♦ Saber como identificar os pontos de gatilho; ♦ Definir e reconhecer as zonas de Facilitação; ♦ Conceituar e tipificar os pontos de gatilho, bem como descrever o processo de sua formação; ♦ Observar os principais músculos acometidos e suas irradiações sintomatológicas; ♦ Aprender como tratar um ponto de gatilho.

CONCEITOS
♦ TENSÃO:
Estado de semi contração permanente do músculo; 1- tensão maléfica 2- tensão benéfica

♦ RETRAÇÃO:
1-acontece na musculatura; 2-embricamento da actina sobre a miosina; 3-tratável (evita a densificação do tec. Conjuntivo).

♦ ENCURTAMENTO:
Falta de crescimento do tecido músculo aponeurótico;
Irrerversível

 Pele em aspecto de “casca de laranja” – trofedema subcutâneo. . hiperexcitáveis. onde as estruturas nervosas tendem a se tornar sensibilizadas.ZONA DE FACILITAÇÃO “Área estressada e normalmente crônica. facilmente ativadas e irritadiças.” RECONHECIMENTO DE UMA ÁREA FACILITADA:  Aparência de pele de ganso (como exposto ao frio). Hidrose (sudorese).  Espasmo muscular.  Hipestesia cutânea.

dolorosas a pressão. sensíveis. etc. edemaciadas. ao esforço indevido. ou em outros tecidos moles (como ligamentos e tendões) devido à diversos fatores como a utilização incorreta ou exagerada.DEFINIÇÃO Pontos de gatilho são áreas de hipertonia localizada (zonas facilitadas). . a má postura. Estão presentes em músculos.

em áreas localizadas a certa distância.  Aumento do tônus dos tecidos envolvidos.  Efeito debilitante sobre a força dos músculos envolvidos.CARACTERÍSTICAS  Apresentam o jump sign ou “sinal do pulo”. .  Dor ou sensibilidade localizada quando pressionadas.  Dores referidas.

mas não irradiam ou propagam os sintomas. Triggers points embriônicos são aqueles que doem ao serem pressionados.TIPOS 1. mas não são sintomas até então conhecidos pelo indivíduo. Trigger points latentes são aqueles que doem ou irradiam a dor ou outros sintomas (dormência. 2. por exemplo). .

Pontos de gatilho ativos são aqueles que provocam sensações como dor e são reconhecidos causadores dos sintomas. Pontos de gatilho satélites (ou embriônicos) são aqueles presentes nas áreas de dor referida. .3. 4.

por qualquer agente.  problemas emocionais. .OBSERVAÇÃO: Os pontos de gatilho embriônicos e latentes são considerados pgs em potencial se forem suficientemente forçados ou estimulados.  uso exagerado.  estresse. como:  má postura. etc.

Trauma / resposta inflamatória local.EVENTOS QUE PRECIPITAM A FORMAÇÃO DOS PONTOS GATILHO Tensão mecânica. Estresse emocional. Circulação dificultada (isquemia). Falta de mobilidade prolongada. .

vasoconstricção). falta de mobilidade.FATORES QUE POTENCIALIZAM A FORMAÇÃO DOS PONTOS DE GATILHO Fatores reflexos (disfunção visceral. roupas apertadas). etc) . disfunção visceral. Fatores sistêmicos (insuficiência de dieta. Fatores mecânico (má postura.

” . nada a ver com a área afetada. mesmo que ele não tenha.OBSERVAÇÃO: Uma característica dos pontos de gatilho é que eles podem ser ativados por qualquer estresse que afete o indivíduo como um todo. onde está localizado o PG. ou seja. aparentemente.

OBSERVAÇÃO: Depois que uma área se transforma em um ponto de gatilho ativo. mas o ponto raramente é desativado.” . a menos e até que utilize-se algum método ou que sua causa diminua ou desapareça. ela pode variar conforme a intensidade dos sintomas (normalmente relacionados aos níveis de estresse e atividade).

podem ser causadas por pontos de gatilho ativos. Neste caso é inútil tratar o lugar onde a dor se manifesta . sem desativar o ponto de gatilho ou corrigir o provável agente causador. .SINAL DE ALARME Dores em certas regiões.

IDENTIFICAÇÃO DOS PADRÕES DE DISFUNÇÃO  Observação.  Avaliação específica.  Palpação. .

ASPECTO MUSCULAR COM E SEM PONTOS DE GATILHO .

FIBRA MUSCULAR COM PONTOS DE TENSÃO .

Caso essa dor aumente. é só apertar (sem excesso) o ponto onde aparece a sintomatologia. . trata-se de um processo patológico local.COMO IDENTIFICAR UM PONTO DE GATILHO? PALPAÇÃO: Para identificar se a dor é causada por um ponto de gatilho.

Se não houver alteração pode ser uma dor referida. Se numa área de tensão os sintomas aumentarem ou reaparecerem. . é porque se trata de um ponto de gatilho e deverá ser tratado. durante uma pressão de 3 a 5 segundos. e cabe-nos achar o ponto de gatilho e estimula-lo na intenção de refazer ou aumentar a dor.

 Reprodução sintomática com a pressão sobre o ponto doloroso. .  Limitação de movimento pela dor.  Presença de nódulo sensível nesta banda.Critérios para caracterização dos trigger points CRITÉRIOS ESSENCIAIS:  Banda muscular palpável.

.ENMG demonstrando atividade elétrica espontânea na banda rígida ou no próprio TP. .# Observações: .Observação da “twitch response” após agulhamento ou palpação do TP.Dor ou alteração da sensibilidade na distribuição deste TP. .

Denominamos “pressão isquêmica”. “pressão inibitória” ou “pressão de relaxamento”.TRATAMENTO Pode-se utilizar a pressão direta dos dedos ou polegar sobre o ponto de gatilho. .

Seguinte sequência: 1. mantendo a pressão por 5 segundos. 2. 3. Mantenha a sequência dos itens 1 e 2 por 1 (um) minuto ou até cessar ou diminuir significativamente os sintomas. Pare de pressionar e apertar. Pressione o ponto (até o aparecimento dos sintomas reflexos). . Reduza a pressão à metade por mais 2 a 3 segundos. 4.

OBSERVAÇÃO: Independente do tratamento utilizado. o músculo onde se localiza o ponto de gatilho precisa ser alongado para recuperar seu comprimento normal. .

a menos que sejam eliminadas. ele pode reagir bem ao alongamento simples. os tecidos que o rodeiam podem estar enrijecidos.  Se o ponto for recente e os tecidos não estiverem enrijecidos ou organizados em fibrose. . eles ressurgirão.  Os pontos de gatilho podem ser provocado por outras causas e.OBSERVAÇÃO:  Se o ponto de gatilho for antigo.

.OUTROS SINTOMAS Os pontos de gatilho podem gerar uma série de sintomas.  Hipersensibilidade cutânea. por afetar o sistema nervoso. tais como:  Visão deformada. a função circulatória e o equilíbrio hormonal.  Debilidade muscular.  Respiração anômala. provocando alterações por todo o corpo.

sintomas.  Não trate os pgs em seios. inchadas ou edemaciadas.  Não trate os pgs em mulheres grávidas sem consentimento médico . cicatrizes ou veias varicosas.LEMBRETES SOBRE O TRATAMENTO  Trate os pontos de gatilho apenas para eliminar a dor e não outros prováveis  Não trate os pgs em áreas com manchas.  Evite tratar os pontos de gatilho em áreas inflamadas.

PONTOS DE IRRADIAÇÃO DOS PONTOS DE GATILHO EM ALGUNS MÚSCULOS .

Esternocleidomastóide o .

Escalenos .

Elevador da escápula .

Trapézio .

Infra-espinhoso .

Quadrado lombar .

Quadrado lombar .

Piriforme .

Glúteo médio .

TFP .

PRÁTICA • Temporal. • Elevador da escápula. • Glúteo médio. • Uso de spray para resfriamento. • Subescapular. • Infra espinhoso. • Peitoral maior e menor. • Trapézio. • Esternocleidomastoideo. • Panturrilha. • Técnica de Jones. . • Quadrado lombar. • Piriforme.