You are on page 1of 27

AS 17 LEIS AMBIENTAIS DO BRASIL:

SANES ADMINISTRATIVAS NA REA AMBIENTAL

PREVISO LEGAL Constituio Federal Lei 9.605/98 Decreto 3.179/99

CONSTITUIO FEDERAL

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

CONSTITUIO FEDERAL

Art. 225. 3. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

LEI 9.605/98
Art. 3 As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta Lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. Pargrafo nico. A responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato.

LEI 9.605/98
Art. 70. Considera-se infrao administrativa ambiental toda ao ou omisso que viole as regras jurdicas de uso, gozo, promoo, proteo e recuperao do meio ambiente. 3 A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infrao ambiental obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante processo administrativo prprio, sob pena de coresponsabilidade.

LEI 9.605/98
Art. 72. As infraes administrativas so punidas com as seguintes sanes, observado o disposto no art. 6: I - advertncia; II - multa simples; III - multa diria; IV - apreenso dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veculos de qualquer natureza utilizados na infrao;

LEI 9.605/98

V - destruio ou inutilizao do produto; VI - suspenso de venda e fabricao do produto; VII - embargo de obra ou atividade; VIII - demolio de obra; IX - suspenso parcial ou total de atividades; X (VETADO) XI - restritiva de direitos.

LEI 9.605/98

Art. 75. O valor da multa de que trata este Captulo ser fixado no regulamento desta Lei e corrigido periodicamente, com base nos ndices estabelecidos na legislao pertinente, sendo o mnimo de R$ 50,00 (cinqenta reais) e o mximo de R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais).

DECRETO No. 3.179/99

Dispe sobre a especificao das sanes aplicveis s condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e d outras providncias.

DECRETO No. 3.179/99

CAPTULO I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO II - DAS SANES APLICVEIS S INFRAES COMETIDAS CONTRA O MEIO AMBIENTE Seo I - Das Sanes Aplicveis s Infraes Contra a Fauna Seo II - Das Sanes Aplicveis s Infraes Contra a Flora Seo III - Das Sanes Aplicveis Poluio e a Outras Infraes Ambientais Seo IV - Das Sanes Aplicveis s Infraes Contra o Ordenamento Urbano e o Patrimnio Cultural Seo V - Das Sanes Aplicveis s Infraes Administrativas Contra a Administrao Ambiental CAPTULO III - DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

GESTO CONCORRENTE

Art. 76 da Lei N. 9.605/98. O pagamento de multa imposta pelos Estados, Municpios, Distrito Federal ou Territrios substitui a multa federal na mesma hiptese de incidncia.

GESTO CONCORRENTE

Art. 8. do Decreto N. 3.179/99. O pagamento de multa por infrao ambiental imposta pelos Estados, Municpios, Distrito Federal ou Territrios substitui a aplicao de penalidade pecuniria pelo rgo federal, em decorrncia do mesmo fato, respeitados os limites estabelecidos neste Decreto.

APLICAO DAS SANES

Art. 70. 1. da Lei N. 9.605/98. So autoridades competentes para lavrar auto de infrao ambiental e instaurar processo administrativo os funcionrios de rgos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalizao, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministrio da Marinha.

DESTINAO DOS RECURSOS

Art. 73 da Lei No. 9.605/98. Os valores arrecadados em pagamento de multas por infrao ambiental sero revertidos ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, criado pela Lei No. 7.797, de 10 de julho de 1989, Fundo Naval, criado pelo Decreto n 20.923, de 8 de janeiro de 1932, fundos estaduais ou municipais de meio ambiente, ou correlatos, conforme dispuser o rgo arrecadador.

DESTINAO DOS RECURSOS

Art. 3. do Decreto N. 3.179/99. Revertero ao Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNMA, dez por cento dos valores arrecadados em pagamento de multas aplicadas pelo rgo ambiental federal, podendo o referido percentual ser alterado, a critrio dos demais rgos arrecadadores.

ARTIGO POLMICO

Art. 60. do Decreto N. 3.179/99. As multas


previstas neste Decreto podem ter a sua exigibilidade suspensa, quando o infrator, por termo de compromisso aprovado pela autoridade competente, obrigar-se adoo de medidas especficas, para fazer cessar ou corrigir a degradao ambiental.

ARTIGO POLMICO
1 A correo do dano de que trata este artigo ser feita mediante a apresentao de projeto tcnico de reparao do dano. 2 A autoridade competente pode dispensar o infrator de apresentao de projeto tcnico, na hiptese em que a reparao no o exigir. 3 Cumpridas integralmente as obrigaes assumidas pelo infrator, a multa ser reduzida em noventa por cento do valor atualizado, monetariamente.
4 Na hiptese de interrupo do cumprimento das obrigaes de cessar e corrigir a degradao ambiental, quer seja por deciso da autoridade ambiental ou por culpa do infrator, o valor da multa atualizado monetariamente ser proporcional ao dano no reparado. 5 Os valores apurados nos 3 e 4 sero recolhidos no prazo de cinco dias do recebimento da notificao.

DECRETO No. 6.515/08


Comemoram-se mais de dez anos da vigncia do Decreto n 3.179/99 que regulamentou a Lei 9.605/98 e sistematizou as infraes e sanes administrativas para os casos de descumprimento legislao ambiental. O Decreto 3.179/99 foi revogado pelo Decreto 6.515/2008, com redao final incorporada pelo Decreto 6.686/2008

DECRETO No. 6.515/08


Principais Inovaes: ampliao do rol de aes que podero ser consideradas infraes administrativas (obrigao de averbar reas de reserva legal em propriedade rural); prescrio na apurao da prtica de infraes ambientais; fixao de critrios objetivos para o agravamento e atenuao das sanes;

DECRETO No. 6.515/08


Principais Inovaes: regulamentao do procedimento para a apurao e julgamento das autuaes impostas pelo IBAMA; previso da prescrio intercorrente, isto , a prescrio do processo administrativo que permanecer paralisado por 3 anos;

DECRETO No. 6.515/08


Principais Inovaes: o percentual de descontos com a celebrao de acordos foi reduzido de 90% para 40%; ao assinar o Termo de Compromisso a pessoa fsica ou jurdica estar renunciando o direito de recorrer administrativamente e de pleitear nova converso de multa (5 anos)

DECRETO No. 6.515/08


Principais Inovaes: o autuado por descumprimento da legislao ambiental poder efetuar o pagamento com 30% de desconto, em at 5 dias, aps ter sido notificado do indeferimento da defesa administrativa apresentada (incentivo ao pagamento antecipado).

CONCLUSO
H uma histria sobre o conselho de um jardineiro chins ao seu patro. Quando o proprietrio perguntou; Qual a melhor poca para plantar o carvalho?, o jardineiro respondeu: Cem anos atrs, mas a segunda melhor poca hoje. Para a proteo climtica, talvez a melhor poca para implementar um programa abrangente de combate ao aquecimento global seja trinta anos atrs, mas a segunda melhor poca este ano
(David Hawkins-Conselho de Defesa dos Recursos Naturais)

You might also like