You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINRIA EXTENSO RURAL MEV 140

Programa Territrios da Cidadania


Docente: Leane Queiroz Discentes: Ana Catarina Leo Filippe Torquato Gssica Cordeiro Roberta Alcntara

O que o Programa Territrios da Cidadania?


Programa

criado em fevereiro de 2008, que possui como objetivo a superao da pobreza e das desigualdades sociais no meio rural inclusive as de gnero, raa e etnia por meio de uma estratgia de desenvolvimento territorial sustentvel.

Quantos territrios participam do programa?


Ao

todo, o Programa conta com 120 Territrios da Cidadania, distribudos ao longo das regies brasileiras (CentroOeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul).
Nordeste a regio que possui o maior nmero de comunidades/cidades participantes.

Imagem: Territrios da Cidadania

Estratgia
Esse

programa tem como estratgia o enfoque territorial rural, pela necessidade de se enfrentar a pobreza, excluso social, desigualdades regionais, entre outros. promover a articulao e a gesto de aes para alcanar o desenvolvimento social e sustentvel das populaes que vivem em territrios rurais brasileiros.

Busca

Critrios para seleo dos Territrios


Territrios com menor IDH Territrios com maior concentrao de beneficirios do Programa Bolsa Famlia; Concentrao de agricultura familiar e assentamentos da reforma agrria; Maior concentrao de populaes quilombolas e indgenas; Territrios com maior nmero de municpios com baixo dinamismo econmico Territrios com maior organizao social (capital social)

Como funciona?
O

Programa funciona por meio de Comit Gestor, Grupos Interministeriais de Execuo e Acompanhamento, Comits de Articulao Estaduais e Colegiados Territoriais. O monitoramento dos territrios priorizados vai ocorrer de vrias formas e executado por vrias instituies pblicas. Execuo e monitoramento.

MAPA

Linhas de aes
Apoio

atividade produtiva focada na oferta de polticas pblicas destinadas gerao de renda e incluso social em atividades produtivas. a direitos e fortalecimento institucional - rene um conjunto de polticas pblicas essenciais para assegurar a condio bsica de cidadania s populaes do meio rural e proporcionar sua participao na gesto social do desenvolvimento.

Acesso

Aes

a serem desenvolvidas, relativas ao apoio atividade produtiva: Assistncia Tcnica, Formao continuada e qualificao profissional para tcnicos e agricultores, Crdito Rural do PRONAF, entre outras. a serem desenvolvidas, relativas ao acesso a direitos e fortalecimento institucional: Bolsa Famlia, Construo de Cisternas, Alfabetizao de Jovens e Adultos, entre outros.

Aes

Ministrios Participantes

Casa Civil Agricultura, Pecuria e Abastecimento Cidades Cincia e Tecnologia Comunicaes Cultura Desenvolvimento Agrrio Desenvolvimento Social e Combate Fome Educao Fazenda Integrao Nacional Justia Meio Ambiente Minas e Energia Planejamento, Oramento e Gesto Sade Trabalho e Emprego Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres Secretaria Geral da Presidncia da Repblica Secretaria de relaes Institucionais

Quais as principais metas do Programa?

Dentro de um Planejamento do Governo Federal, fazer chegar ao meio rural brasileiro a oferta de polticas pblicas, que busquem o desenvolvimento territorial sustentvel dos territrios; Proporcionar o dilogo contnuo entre Governo e a sociedade local organizada, visando minimizar as desigualdades regionais atualmente existentes e, reduzir os nveis de pobreza; Desenvolver projetos de produo sustentvel, gerao de trabalho, emprego, renda e a consequente insero social.

Em 2013
Para

o exerccio de 2013, foram colocados no Planejamento e Gesto Operacional - Ciclo 2013 a prioridade de 52 territrios.
o processo de gesto operacional contido no Planejamento 2013 Fase l Apoio a Atividades Produtivas estar baseado na Organizao Sustentvel da Produo.

Todo

Referncias

http://www.cpact.embrapa.br/forum/11_06_ 07.pdf http://www.agricultura.gov.br/cooperativism o-associativismo/cooperativismo-territorioscidadania http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dot lrn/clubs/territriosrurais/onecommunity?page_num=0

OBRIGADA!

You might also like