You are on page 1of 40

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

uisede. · O sacrif%cio de (ris#o foi perfei#o) *!ico e  perp$#uo. ·  +el. ·  Separa ão i!dividual " mi!is#$rios  espec%ficos.!cia. · (alvário: sem derramame!#o de sa!gue) !ão  há remissão. ·  &esus proporcio!ou a reco!cilia ão com  'eus. .PROPOSTAS · Arão e seus filhos foram separados para o  sacerdócio.ue: sem pri!cipio de dias e fim  de e-is#. ·  Lavagem com água: pureza e perfei ão.

%' .)*' +v . formada por “com”.' #*.*-' . que quer dizer 7sa!#o8/  Portanto.'0123245O '0 (O3SA6RA45O A palavra consagrar vem do latim “consecrare”. “santidade” e incluem as ideias de “separação de algum uso comum ou profano” e de “separação para o serviço divino”. eram consagradas !" #$.m %.essa separação h2 uma aceitação das .**' /s 0.. Pessoas e objetos eram separados para serviço divino. que pode ser traduzido por “consagração”. consagrar significa“santificar inteiramente”. Os termos hebraicos usados no AT são qõdesh. que significa 7i!#eirame!#e8  e “sacer”.%&' #(.. . ou seja.*$1.%.

 '0123245O '0 (O3SA6RA45O Assim.%)1. como sinal de sua aceitação e consagração !" #$.*.%&1. Arão e seus filhos usavam vestes especiais em suas funç3es sacerdotais.##. somos convidados a consagrar as nossas vidas a 5risto espiritual 6m *#. . Animais tamb4m eram consagrados.#1. 5omo crentes.%*.#$.%%. conforme vemos em !" #$.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

es  do  próprio  'eus/  A!#es  de  oferecer  sacrif%cios  em  favor  do  povo)  Arão  deveria  oferecer  sacrif%cio  para  a  remissão dos seus próprios pecados/ 3a  li ão de ho<e) es#udaremos a respei#o do  a#o  de  co!sagra ão  e  purifica ão  do  sacerdócio)  co!forme  as  de#ermi!a .ue  +ois$s  separasse  Arão  e  seus  filhos  para  o  sacerdócio/  O  ves#iário) :em como o modo de proceder  dos  sacerdo#es)  foram  dados  por  orie!#a .23TRO'945O 'eus  orde!ou  .es  .

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

como ele na lu% está. o Senhor.uer  sa!#idade  do  seu  povo:  >Santos sereis. vosso eus.ue os sacerdo#es deveriam  realizar  a!#es  de  se  achegarem  E  prese! a  de  'eus/  9ma  par#e  dos  ri#uais  era  a  lavagem  com  água)  . sou santo> ?Lv =B/AD/ A#ualme!#e o cre!#e $ limpo pela  Palavra  ?&o  =F/GD  7!"s #á estais limpos pela palavra que vos tenho falado8  e  pelo  sa!gue  de  (ris#o  ?=  &o  =/HD  7$as. se andarmos na lu%. temos comunhão uns com os outros.=/ A lavagem com água/ >Então.ue  sim:olizava  pureza  e  perfei ão/  'eus  $  sa!#o  e  re. e o sangue de &esus 'risto. seu (ilho. nos purifica de todo pecado8/  . porque eu. farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água>  ?@-  AB/CD/  +ui#os  eram  os  ri#uais de prepara ão .

ual o  cre!#e  deve  sa!#ificarIse  $  .=/A lavagem com água/  Sem  pureza  e  sa!#idade  !ão  podemos  !os  achegar  E  prese! a de 'eus/ 9ma impor#a!#e razão pela .ue  a  sa!#idade  de  'eus)  em  par#e)  $  revelada  a#rav$s  do  procedime!#o  <us#o  e  da  vida  .

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

quinhentos siclos+ e de canela aromática. e o altar do . segundo o siclo do santuário+ e de a%eite de oliveiras. quinhentos siclos. du%entos e cinq-enta siclos+ e de cássia. a metade.ra do perfumista+ este será o a%eite da santa unção. E com ele ungirás a tenda da congregação. o perfume composto segundo a o. du%entos e cinq-enta siclos+ e de cálamo aromático. a sa. e o altar do incenso.A/ A u! ão com azei#e  ?@-  GJ/AGIGGD  7)u. E disto farás o a%eite da santa unção. um him. e a mesa com todos os seus utens/lios. pois. e a arca do )estemunho. e o castiçal com os seus utens/lios. toma para ti das principais especiarias* da mais pura mirra.er.

3 homem que compuser tal perfume como este. di%endo* Este me será o a%eite da santa unção nas vossas gerações. E falarás aos filhos de 1srael. 2ão se ungirá com ele a carne do homem. nem fareis outro semelhante conforme a sua composição+ santo 0 e será santo para v"s. será e4tirpado dos seus povos8/  O  azei#e  da  u! ão  deveria  ser  derramado  so:re  a  ca:e a de Arão e seus filhos/  .re um estranho.A/ A u! ão com azei#e  Assim. santificarás estas coisas. ou que dele puser so. )am.0m ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para me administrarem o sacerd"cio. para que se#am sant/ssimas+ tudo o que tocar nelas será santo.

estando com eles.er. porque não o v6. mas que .ita convosco e estará em v"s. determinou7lhes que não se ausentassem de &erusal0m. $as aquele 'onsolador. que o 5ai enviará em meu nome.rar de tudo quanto vos tenho dito 8)  :em  como  o  :a#ismo  com  o  0sp%ri#o  Sa!#o  ?A#  =/C)F)LD  7E. vos ensinará todas as coisas e vos fará lem. porque ha. para que fique convosco para sempre. e ele vos dará outro 'onsolador. o Esp/rito da verdade. o Esp/rito Santo. nem o conhece+ mas v"s o conheceis. que o mundo não pode rece.ue  viria  ha:i#ar  !o  cre!#e  pelo  mi!is#$rio  i!#ercessor  de  &esus ?&o =C/=K)=H)AKD 7E eu rogarei ao 5ai.A/ A u! ão com azei#e  O  azei#e  $  s%m:olo  do  0sp%ri#o  Sa!#o  .

A/ A u! ão com azei#e  5orque.ati%ados com o Esp/rito Santo. o qual tam. não muito depois destes dias. &oão .ereis a virtude do Esp/rito Santo. que há de vir so. na verdade. mas v"s sereis .ati%ou com água.re v"s+ e ser7me7eis testemunhas tanto em &erusal0m como em toda a &ud0ia e Samaria e at0 aos confins da terra8/ Assim #am:$m a igre<a  rece:eu o pe!hor do 0sp%ri#o ?A (o =/A=)AAD 7 $as o que nos confirma convosco em 'risto e o que nos ungiu 0 eus.0m nos selou e deu o penhor do Esp/rito em nossos corações8)  mas  algu!s  de  seus  mem:ros  são  i!dividualme!#e  separados  para  mi!is#$rios  espec%ficos) segu!do os propósi#os de 'eus/ . $as rece.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

eça do novilho+ e degolarás o novilho perante o SE2:3.re a ca.. e o porás com o teu dedo so.re as entranhas.re as pontas do altar.0m tomarás toda a gordura que co. )am. e Arão e seus filhos porão as mãos so. e o redenho de . à porta da tenda da congregação. tomarás do sangue do novilho.ase do altar. epois.G/ A!imais são imolados como sacrif%cio  ?@-  AB/=JI=LD  7E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação. e todo o sangue restante derramarás à .

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

e tomarás do seu sangue.re as vestes .re as suas vestes.re o altar ao redor.re seus filhos.re a ponta da orelha direita de seus filhos.re a ponta da orelha direita de Arão. Então. como tam. tomarás do sangue que estará so. e so. tomarás o outro carneiro. e o porás so.eça do carneiro+ e degolarás o carneiro.=/  O  segu!do  car!eiro  da  co!sagra ão  ?@-  AB/=BIGFD 7 epois.re o dedo polegar da sua mão direita. e so. e so. e so.re o dedo polegar do seu p0 direito+ e o resto do sangue espalharás so.0m so. e Arão e seus filhos porão as mãos so.re a ca.re o altar e do a%eite da unção e os espargirás so.re Arão e so.

o tomarás das suas mãos e .olo de pão a%eitado. porque 0 carneiro das consagrações+ e uma fogaça de pão. e am.=/ O  segu!do  car!eiro  da  co!sagra ão  ?@-  AB/=BIGFD  e as vestes de seus filhos com ele..os os rins com a gordura que houver neles.. epois. e a cauda. epois.ro direito. tomarás do carneiro a gordura. e um . e um coscorão do cesto dos pães asmos que estiverem diante do SE2:3. E tudo porás nas mãos de Arão e nas mãos de seus filhos+ e com movimento o moverás perante o SE2:3. e o redenho do f/gado. e a gordura que co. e o om.re as entranhas.

+ e isto será a tua porção. que 0 de Arão. porque 0 oferta alçada+ e a oferta alçada será dos filhos de 1srael+ dos sacrif/cios pac/ficos.. a sua oferta alçada será para o SE2:3. E santificarás o peito do movimento e o om.=/ O  segu!do  car!eiro  da  co!sagra ão  ?@-  AB/=BIGFD  E tomarás o peito do carneiro das consagrações. que foram movidos e alçados do carneiro das consagrações que for de Arão e de seus filhos. e será para Arão e para seus filhos por estatuto perp0tuo dos filhos de 1srael. e com movimento o moverás perante o SE2:3. E as .ro da oferta alçada.

para consagrá7los e para santificá7los+ mas um estranho não as comerá.e#ar alguma coisa da carne das . E se so.=/ O  segu!do  car!eiro  da  co!sagra ão  ?@-  AB/=BIGFD  Sete dias os vestirá aquele que de seus filhos for sacerdote em seu lugar. quando entrar na tenda da congregação para ministrar no santuário. porque santas são. E tomarás o carneiro das consagrações e co%erás a sua carne no lugar santo+ e Arão e seus filhos comerão a carne deste carneiro e o pão que está no cesto à porta da tenda da congregação e comerão as coisas com que for feita e4piação.

segundo a lei.”. 0ra  !ecessário  .=/ O  segu!do  car!eiro  da  co!sagra ão  ?@-  AB/=BIGFD  Assim. pois. no dedo polegar da mão direita e no dedo polegar do p0 direito>/  O  res#a!#e  do  sa!gue  deveria  ser  derramado  so:re  o  al#ar/  Sem  derramame!#o  de  sa!gue  !ão  há  remissão de pecado ?N: B/AAD 7E quase todas as coisas. se purificam com .ue  ou#ro  a!imal  i!oce!#e  fosse  mor#o/  Segu!do  o  (ome!#ário  M%:lico  Meaco!)  >parte do sangue era colocada primeiramente na orelha direita. conforme tudo o que eu tenho ordenado+ por sete dias os sagrarás. farás a Arão e a seus filhos.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

A/  Sacrif%cios  diários/  'iariame!#e  eram  oferecidos  sacrif%cios  pelo  pecado/  Pela  ma!hã  e  a  #arde  havia  sacrif%cios e um a!imal i!oce!#e era  mor#o  em  resga#e  da  vida  de  algu$m/  O  sacrif%cio  de  (ris#o  foi  perfei#o  e  *!ico/  Por  isso)  ho<e  podemos  !os  achegar  a  'eus  para  adoráIlo livreme!#e/ .

pois. não se apagará+ .A/ Sacrif%cios diários/ 3o  Ta:er!áculo)  #udo  deveria  es#ar  sempre  pro!#o  a  fim  de  .ue  o  cul#o  diário  a  'eus  !u!ca  fosse  i!#errompido/  Os  sacerdo#es  cuidavam  para  .re o altar arderá nele. so.ue  o  fogo  do  al#ar  !u!ca  se  apagasse/  A  cada  ma!hã)  es#e era alime!#ado com !ova le!ha  e !ovos holocaus#os ?Lv K/=A)=GD 73 fogo.

ue  !os  aprese!#emos  a  0le)  pro!#os  e  re!ovados  espiri#ualme!#e  ?A  (o  C/=KD  75or isso. e so.uer  . e so.re o altar+ não se apagará8/ 'a mesma forma 'eus .A/ Sacrif%cios diários/ mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã.re ele porá em ordem o holocausto. ainda que o nosso homem e4terior se corrompa.re ele queimará a gordura das ofertas pac/ficas. não desfalecemos+ mas. contudo. o interior. 3 fogo arderá continuamente so. se renova .

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

!esis =C/=L 7E $elquisedeque.!cia  a  +el. rei de Sal0m.uisede. sem genealogia. não tendo princ/pio de dias nem fim de vida>  ?N:  H/GD/  .ue:  >sem pai.ue  como  sacerdo#e  e!co!#raIse  !o  livro  de  6.uisede. sem mãe.uisede.ue/  A  primeira  refer.=/  Sacerdócio  segu!do  a  ordem  de  +el. trou4e pão e vinho+ e este era sacerdote do eus Alt/ssimo8/  Poucos  sa:emos  a  respei#o  de  +el.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

que não necessitasse. pode tam.0m salvar perfeitamente os que por ele se chegam a eus. primeiramente. de oferecer cada dia sacrif/cios. uma ve%. separado dos pecadores e feito mais su. 5orque a lei constitui sumos sacerdotes a . 5orque nos convinha tal sumo sacerdote.lime do que os c0us. oferecendo7se a si mesmo. por seus pr"prios pecados e. imaculado. santo. pelos do povo+ porque isso fe% ele. depois. inocente.A/  O  sacrif%cio  perfei#o  de  (ris#o/ Arão  e  seus  desce!de!#es  deveriam  oferecer  diariame!#e  sacrif%cios por seus pecados e #am:$m do seu povo/  No<e  !ão  precisamos  fazer  esses  #ipos  de  sacrif%cios)  pois  o  sacrif%cio  de  (ris#o  foi  *!ico)  perfei#o  e  perp$#uo  ?N:  H/AFIALD  75ortanto. vivendo sempre para interceder por eles. como os sumos sacerdotes.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

G/ O sacrif%cio e#er!o de (ris#o/ >$as este.0m di% noutro lugar* )u 0s sacerdote eternamente. . segundo a ordem de $elquisedeque. tem um sacerd"cio perp0tuo8  ?N:  H/ACD/  O  vocá:ulo  >perp$#uo>  sig!ifica  >i!al#erável>/  &esus  !ão  per#e!cia  E  #ri:o  de  Levi)  mas  seu  sacerdócio  era  segu!do  a  ordem de +el.ue ?N: F/K)=J.uisede. porque permanece eternamente.  H/==)=AD  7'omo tam.

segundo a ordem de $elquisedeque. que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse.0m mudança da lei8)  logo)  seu  sacerdócio  era  superior  ao  de  Arão/  O  sacerdócio  de  (ris#o  $  superior)  e#er!o e imu#ável/ . ele o povo rece. e não fosse chamado segundo a ordem de Arão< 5orque. segundo a ordem de $elquisedeque.G/ O sacrif%cio e#er!o de (ris#o/  chamado por eus sumo sacerdote. necessariamente se fa% tam.eu a lei9. se a perfeição fosse pelo sacerd"cio lev/tico 8porque so. e sorte que. mudando7se o sacerd"cio.

EBD DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM TIANGUÁ 23/03/14 .

'eus es#a:eleceu o sacerdócio e  as  cerimO!ias  de  purifica ão  e  co!sagra ão/  0s#as  cerimO!ias  apo!#avam  para  o  sacrif%cio  perfei#o e o sacerdócio e#er!o de  (ris#o/  0le  se  ofereceu  como  holocaus#o em !osso lugar/ Sem  (ris#o)  <amais  poder%amos  !os  achegar  E  prese! a  sa!#a  e  e#er!a  de  'eus  e  #er  comu!hão  .