You are on page 1of 14

DISSERTAÇÃO

Professora:

questionar a respeito de um determinado tema. expressando uma opinião.  Dissertar é emitir opiniões de maneira convincente.O que é dissertar?   Dissertar é refletir. ou seja. Isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas. comprovadas. um ponto de vista sobre o que se escreve – o tema. discutir. explicadas. debater. exemplificadas. . de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor.

O texto impessoal soa como verdade e fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.   . Procure desenvolver a redação dissertativa com VERBOS e PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. OBJETIVA e sem prolixidade. o ideal é que o argumentador coloque no texto seu ponto de vista de maneira IMPESSOAL.Seja impessoal  Embora dissertar seja emitir opiniões.

é um tipo de texto em que se expõem as idéias ou pontos de vista. tópico frasal). provas e opiniões relevantes. É um texto que tem a pretensão de informar. utilizando-se de dados. . frase-núcleo. ideia principal. estatísticas. Nela o intuito é convencer o leitor. Expositivo-argumentativo – esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. isso se faz por meio de várias maneiras de argumentação.Informar ou argumentar?   Informativo-expositivo – como o próprio nome já sugere. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles. persuadi-lo a concordar com o ponto de vista exposto (a tese.

existe uma certa liberdade no que diz respeito à sequência dos argumentos: por uma questão estratégica.Texto dissertativo-argumentativo  Se a função do texto informativo-expositivo é informar. mas neste último. podem ser dispostos por ordem crescente ou decrescente de relevância. a finalidade do dissertativo-argumentativo é mais ambiciosa: tenciona persuadir e convencer o público-alvo quanto a uma tese ou um juízo. conseguindo assim captar a atenção e a credibilidade do destinatário. . não existem diferenças de maior entre os dois tipos de texto. Estruturalmente.

Depois de encontrar o tema. As respostas serão o eixo principal da argumentação – as hipóteses. A tese traduz-se pelas hipóteses levantadas na discussão do problema. Ilustrações.Passos importantes     Leia e analise as informações contidas nos textos propostos (na coletânea). Identifique o tema comum abordado por eles. diante de assunto qualquer o autor aponta alternativas para discuti-lo ou solucioná-lo. frase-núcleo. tópico frasal). ideia principal... adote um ponto de vista (a tese. o passo seguinte é perguntar por quê. como material de apoio para a elaboração . Utilize os textos propostos: artigos. Charges. isto é.

Prepare-se para dissertar       Encontrar o tema Definir o ponto de vista (ideia principal a ser abordada no texto) Procurar argumentos (seleção. encadeamento) Utilizar figuras de estilo adequadas Encontrar respostas ( formular hipóteses) para as seguintes perguntas: _ O que quero provar? _ Estes argumentos são realmente válidos? _ De que fatos disponho? Serão sólidos? Quais vou utilizar? _ Quais devo manter em reserva? _ Haverá pontos fracos na minha argumentação? _ Em que ponto posso ou devo ceder? . precisão) Organizar os argumentos (plano. número.

  . Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos. expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.Esquema clássico da dissertação:  Introdução: No primeiro parágrafo você deverá explicitar o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista (a tese. Conclusão: Corresponde à síntese. uma opinião específica. um ângulo de visão. Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação. estatísticas. onde se manifesta o ponto a que se chegou depois da demonstração. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão. um ponto de vista. opiniões. fatos e exemplos. tópico frasal) a respeito dele. frase-núcleo. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição. ideia principal. ao fechamento.

 Fechamento – conclusão (no caso do parágrafo é opcional). desenvolvimento e conclusão. pois esses elementos fazem parte. tópico frasal) – introdução. que contém:  O ponto de vista (a tese. da estrutura do parágrafo. .  Frases secundárias (hipóteses) – desenvolvimento.O texto e o parágrafo  Não só o texto apresenta introdução. ideia principal. também. frase-núcleo.

A estrutura do parágrafo Introdução D E S E N V O L V I M E N T O Conclusão .

Proposta de textos dissertativos .

  A produção de textos dissertativos está ligada á capacidade argumentativa daquele que se dispõe a essa construção. . de conversas. de viagens e dos mais variados veículos de informação pode sanar a carência de informações e consequentemente dar suporte ao produzir um texto. referentes aos diversos assuntos. seja por intermédio da leitura. É importante destacar que a obtenção de informações.

argumentativo. O texto dissertativo. ELIPROMAT PRESENTION. Rafael. Setembro de 2011. apreensão e produção de texto: para um tempo de “PAS” (Programa de Avaliação Seriada). 192p. Lisboa. 2001. [PDF] Texto expositivo. [slide] Vestibular 2012 . [slide] Produção Textual – Dissertação     . Teoria e prática de leitura. Portugal. EMPRESA COMPANY. Argumentativa. João Batista. dissertativo e tipos de argumentos.A redação do Enem.Referências bibliográficas  CARDOSO. SP: Imprensa Oficial do Estado. Brasília: Universidade de Brasília. COMPLEMENTO INDIRECTO. reflexivo. VASCONCELOS.

. Lorena Ingridy. Nana. Priscila Brito.” Chaplin Acadêmicos: Juliana Sabrina.“A persistência é o caminho do êxito. Márcio. Wilson Divino. Maria Clara. Milena Moura.