You are on page 1of 18

ESPAÇO SAUDÁVEL

. do meio ambiente e da comunidade. através da valorização das pessoas. O diferencial está na gestão assegurada em excelência e qualidade nos serviços. Ela é a primeira lavanderia de Pernambuco a cumprir.HIPERLAV A HiperLav é uma empresa especializada em higienização de roupas em diversos segmentos. integralmente. praticando a higienização e conservação de roupas e EPIs proporcionando conforto e segurança aos clientes. as exigências e normas da legislação municipal vigente.

implantou em suas instalações o programa ESPAÇO SAUDÁVEL. com o objetivo de melhorar o estado nutricional de seus trabalhadores. a partir da introdução de um cardápio com alimentação equilibrada que permite o consumo de calorias e nutrientes saudáveis. A incidência de doenças tem uma relação direta com o tipo de alimentação consumida. . Em função disso. deve-se pensa na educação alimentar como um instrumento para evidenciar a importância da alimentação para a saúde e as consequências da alimentação inadequada. com iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos empregados. a relação entre alimentos e saúde é influenciada tanto pela falta de alimentos quanto pelo excesso.Introdução Atualmente. Por isso. a HiperLav.

pois os trabalhos em turnos tendem a quebrar ciclos biológicos naturais. a HiperLav tomou iniciativas focadas no bem-estar de seus colaboradores.A HiperLav é saudável ! O sistema de lavagem industrial é um serviço que requer grande esforço físico por parte do trabalhador. com ações como: Ginástica laboral. Por reconhecer esta dificuldade. Espaços de relaxamento e Campanhas de vacinação. e considerar que a melhoria na qualidade de vida e condições de trabalho é um investimento necessário. modificando horários de sono. refeições e gerando tensões que podem influenciar no comportamento dos indivíduos. Espaços de lazer. mas. . a maioria dos esforços são direcionados ao Programa de Alimentação Saudável. atualmente.

Cláudia Mascarenhas. O Programa Espaço Saudável . a Dra. um hábito. porém é feito de forma que eles possam levá-las também para aquelas que são feitas junto à suas famílias para que se torne. que foi desenvolvido pela nutricionista da HiperLav.A alimentação tem um papel fundamental no processo de qualidade de vida. O programa. mas também na ingestão de quantidade de calorias suficientes para suas necessidades. que tem o objetivo de reeducar os trabalhadores em relação às refeições feitas na empresa. não só em relação ao suprimento de todas as necessidades calóricas do trabalhador. é um conjunto de práticas relacionadas à alimentação. efetivamente.

Cardápio renovado a cada semana.Reeducação alimentar. informações sobre alimentos. Acompanhamento de nutricionista. Opção de cardápio para pessoas que têm O Programa conta com: particularidades alimentar como intolerância a lactose. . Lanche saudável.. Palestras. etc. cartazes. Instruções sobre como fazer receitas saudáveis e baratas. taxas altas.

Etapas de implantação: Implantação do Programa  Check-list. panfletos e palestra justificando as mudanças e anunciando as melhorias na qualidade das refeições.      orientação e acompanhamento nutricional individualizado. Avaliação cardápio. Criação e manutenção de Registro Suporte do nutricionista responsável pelo programa .  Anamnese alimentar dos funcionários (caracterização do perfil). Elaboração de novos cardápios.  Diagnóstico de necessidade de dietas especiais entre funcionários. Sempre que uma nova forma de alimentação é implantada é realizado um Programa de Educação Nutricional com murais.

Use queijo branco em vez de queijo amarelo. . Escolha produtos industrializados orgânicos. pois não possuem grandes quantidades de conservantes. Não consuma alimentos em conserva. Troque a manteiga e a gordura animal por margarina e óleo vegetais. Consuma alimentos industrializados integrais.Trocas inteligentes!         Prefira alimentos com prazo de validade menor. Eles possuem grandes quantidades de sódio para a sua conservação. Prefira leite desnato ao integral. Opte por sucos pasteurizados em vez de produtos em embalagem longa vida. Esses alimentos têm valor nutricional melhor do que os tradicionais. como bolachas e bolos.

salsa.Os alimentos servidos aos funcionários são preparados na própria HiperLav. manjericão. como: Coentro. Mini-horta . por isso foi criada uma mini-horta de onde são tirados os temperos. orégano. pimenta e alguns legumes também. alecrim.

Dez passos para uma alimentação saudável 1 Consumir diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carne. 5 . 2 3 Evitar refrigerantes e sucos industrializados. 4 Comer diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 de frutas nas sobremesas de lanches. azeite. aves. sobremesas doces ou guloseimas. manteiga ou margarina. biscoito. no máximo. peixes ou ovos. Consumir. Diminuir quantidade de sal na comida e retirar o saleiro da mesa. uma porção por dia de óleos vegetais.

. pães ). 7 Incluir diariamente. 3 porções do grupo de cereais ( arroz. tubérculos (raízes).6 Pelos menos 4 vezes na semana comer arroz com feijão. esse prato é uma combinação completa de proteínas. Fazer pelos menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia 8 9 Beber pelo menos dois litros de água por dia. 10 Fazer pelos menos 30 minutos de atividade física diariamente e evitar bebidas alcoólicas de fumo.

ovos. Carboidratos .D E e K.São componentes dos alimentos.energia produzida pelo corpo.São necessárias para construção e manutenção dos órgãos. Proteínas . São encontrados em massas. farinhas. São a soma de todos os tipos de gordura encontradas em um alimento.Os nutrientes dos alimentos Valor energético . feijão. proteínas e gorduras totais. tecidos e células. cujo objetivo é fornecer energia para as células do corpo. leite. . açúcar. arroz. Encontrados em carnes. Gorduras totais Principal fonte de energia do corpo e ajudam a absorver as vitaminas A. que vem dos carboidratos.

pois seu excesso pode levar ao aumento da pressão arterial. pois aumentam o risco de doença no coração. O consumo desse tipo de gordura deve ser reduzido.Gordura presente em alimentos de origem animal: carne. frango. Deve ser consumido com moderação. leite. alimentos integrais. Quando ingeridos em grande quantidade podem aumentar o risco de problemas no coração Fibra alimentar -Presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal. Eles auxiliam no funcionamento do intestino Sódio . feijões. salgadinhos.Está presente no sal de cozinha e alimentos industrializados (molho pronto. como frutas. Consumir até 2gramas por dia. hortaliças. Gorduras saturadas . sorvete. como: margarina.Gordura Trans – É a gordura encontrada em alimentos. embutidos. enlatados). .

 Diabetes.  Desnutrição/desidratação.  Obesidade.Hábitos de vida desequilibrados podem provocar:  Cansaço.  Alguns tipo de câncer.  Hipertensão. .  Estresse.  Doenças cardiovasculares.  Anemia  Envelhecimento precoce.  Colesterol e triglicerídeos alto.

OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA .

 Aumento da agilidade da produção.  Aumento da satisfação de trabalho.  Aumento da atratividade da empresa junto aos empregados.Para a empresa  Aumento da produtividade.  Redução de acidentes de trabalho. .  Aumento da interação entre trabalhadores.  Redução nas perdas do processo produtivo.  Aumento no nível de qualidade do serviço.

 Aumento da resistência a fadiga.Para os trabalhadores  Alimentação de melhor qualidade e mais variada. .  Menor perda de tempo com deslocamento para fazer refeições.  Redução do risco de acidentes.  Aumento da expectativa de vida e vida ativa.  Aumento da qualidade de vida do trabalhador e sua família. aumentando o tempo de descanso.  Aumento de resistência a doenças.

Círculo virtuoso de saúde e alimentação do trabalhador .