You are on page 1of 48

CITOESQUELETO

Qual é sua função?
• Proporcionar o soporte estrutural para a membrana plasmática e às organelas celulares. • Proporcionar o meio para o movimiento intracelular de organelas e outros componentes do citosol. • Proporcionar o suporte para as estruturas celulares móveis especializadas, como cilios e flagelos, responsáveis pela propriedade contrátil das células em tecidos especializados como o músculo.

O Citoesqueleto O citoesqueleto organiza o citoplasma

O Que é o citoesqueleto?
Citoesqueleto: O citoesqueleto é um sistema citoplasmático (e nuclear) de fibras essenciais para a motilidade celular, assim como para posicionamento e movimento intracelular de partículas e organelas.

Características:
- Denso e aparentemente disposto aleatoriamente, se reorganiza constantemente.

TIPOS DE CITOESQUELETO Microfilamentos Filamentos Intermediários Microtúbulos .

O Citoesqueleto .

hemidesmossomos. transporte de vesículas e outras organelas. formação de cílios. citocinese. Filamentos intermediários 7-10 nm Citosqueratina Vimentina Periferina Desmina .CARACETRÍSTICAS GERAIS DAS FIBRAS DO CITOESQUELETO Componentes Microtúbulos Tamanho ~25nm Proteína Tubulina Atividades Formação do fuso mitótico. migração celular. Microfilamentos 5-7 nm Actina Endocitose. centríolos e corpúsculos basais. Sustentação. desmossomos. flagelos.

Estruturas filamentosas • Microfilamentos • Microtúbulos • Filamentos intermédios .

• A proteína que predomina é a a. .Microtúbulos • São estruturas cilíndricas de 25 nm de diâmetro e comprimento variável.e btubulina.

Organização molecular de um microtúbulo Extremidade + POLARIDADE Extremidade - Tubulina a Tubulina b .

CENTRO ORGANIZADORES DE MICROTÚBULOS SÍTIO DE NUCLEAÇÃO .

.

Foram descritos dois tipos de componentes motores que promovem o deslocamento de partículas sobre os microtíbulos. 2) Proteínas da família das Cinesínas: promovem o deslocamento da extremidade (–) para extremidade (+) . 1) Proteínas da família das Dineínas: que transportam substâncias da extremidade (+) para extremidade (-).

.

Padrão de distribuição dos microtúbulos Extremidade (-) Centrossoma .

nomeadamente na criação e manutenção de domínios citoplasmáticos. Formam o fuso acromático durante a mitose. Guiam as vesículas de transferência e de secreção e as organelas. 2. Organização do citoplasma. 3.Funções dos microtúbulos 1. .

OS MICROTÚBULOS ENTRAM NA CONSTITUIÇÃO DE VÁRIAS ESTRUTURAS Estruturas estáveis formadas por microtúbulos Localização Centríolo Em todas as células animais Corpúsculo basal Na região de ancoragem e origem dos cílios Cílios Epitélio das tubas uterinas e das vias respiratórias Flagelo Espermatozóides .

.

.

.

.

MOVIMENTAÇÃO CELULAR DIREÇÃO DO MOVIMENTO PROTUSÃO LAMELOPÓDIO MOVIMENTO DO CORPO CELULAR TRANSLOCAÇÃO LIGAÇÃO DESLOCAMENTO ADERÊNCIA AO SUBSTRATO ADERÊNCIA ANTIGA .

.

.

.

.

.

(DESMINA E PECTINA) ACTINA MIOSINA .

.

.

.

.

.

.

CONTRAÇÃO MUSCULAR .

.

.

FIBRA MUSCULAR (SARCOLEMA) Túbulos T .

Túbulos T Retículo sarcoplasmático .

TÚBULOS T Retículo .

be/mcw6WDuU6Ww .ATPase: enzima que bombeia Ca+2 do citoplasma para o interior do retículo sarcoplasmático http://youtu.Ca+2 .

.

Também apresentam polaridade.Microfilamentos – Filamentos de actina São filamentos de 5-7 nm de diâmetro constituídos pela polimerização da proteína globular actina G. Actina F Actina G . originando os filamentos de actina F.

2) citocinese (através do anel contráctil na zona de separação das duas células filhas) e na 3) locomoção celular. .Funções dos microfilamentos Em associação com a miosina parecem exercer papéis importantes na 1) fagocitose.

Filamentos intermédios • • • • Fibras com diâmetro entre 8 a 10 nm. 2 .1) Formam a lâmina nuclear. Não apresentam polaridade. Mais estáveis e heterogéneos.1 Fig. Formam uma rede desde a zona próxima ao núcleo (zona perinuclear) até a membrana celular (fig. situada no núcleo e em contacto com a cara interna do invólucro nuclear Fig.

.Funções 1. musculares) •Proteína ácida fibrilar glial (GFAP)(cél. Epiteliais) •Vimentina (cél. gliais) •Neurofilamentos (cél. tronco do SNC) Cada célula apenas têm um ou dois tipos e podem ser utilizados para identificação de células. Neurais) •Láminas nucleares (cél. Organização da estrutura tridimensional interna da célula. Mesodérmicas) •Desmina (cél. nucleadas) •Nestina (cél. Participar em algumas uniões intercelulares (desmossomas) Tipos •Queratinas (cél. Conferem a resistência mecânica às células 2.

.Funções dos filamentos intermédios Estrutural: organização da estrutura tridimensional interna da célula. Muito desenvolvidos nos tecidos que suportam tensões mecânicas. Também participam em algumas uniões intercelulares (desmossomas e hemidesmossomas). como os epitélios.