You are on page 1of 75

METROLOGIA

Thiago Fernandes da Silva Thiagof-dh@hotmail.com
________Thiago Fernandes SENAI-MG

PAQUÍMETROS

________Thiago Fernandes SENAI-MG

O que é ?

O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
________Thiago Fernandes SENAI-MG

________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Suas graduações são calibradas a 20ºC.1mm 0. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .05mm.02mm.Quando usar ? Do que é feito ?  O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.001"  As superfícies do paquímetro são planas e polidas. 0. 1/128” ou . Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de: 0. e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável.

Erros de leitura  Além da falta de habilidade do operador. como. a paralaxe e a pressão de medição. por exemplo. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro.

aparentemente há coincidência entre um traço da escala fixa com outro da móvel. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . é aconselhável que se faça a leitura situando o paquímetro em uma posição perpendicular aos olhos. pode ocorrer o erro por paralaxe. pois devido a esse ângulo. Para não cometer o erro de paralaxe.Erros de leitura  Paralaxe Dependendo do ângulo de visão do operador.

Erros de leitura ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

portanto. o cursor deve estar bem regulado: nem muito preso. girando-os até encostar no fundo e. em seguida. regular a mola. O operador deve. Caso exista uma folga anormal.Erros de leitura  Pressão de medição Já o erro de pressão de medição origina-se no jogo do cursor. Para se deslocar com facilidade sobre a régua. Após esse ajuste. os parafusos de regulagem da mola devem ser ajustados. nem muito solto. o movimento do cursor deve ser suave. Pode ocorrer uma inclinação do cursor em relação à régua. o que altera a medida. adaptando o instrumento à sua mão. controlado por uma mola. retornando 1/8 de volta aproximadamente. porém sem folga. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Erros de leitura ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

 um fechamento suavemente.  a peça a ser medida posicionada corretamente entre os encostos. até que o encosto móvel toque a outra extremidade do objeto. o paquímetro precisa ter:  seus encostos limpos. Feita a leitura da medida. sem que os encostos a toquem. o paquímetro deve ser aberto e a peça retirada.Técnica de utilização do paquímetro Para ser usado corretamente. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .  uma abertura com uma distância maior que a dimensão do objeto a ser medido.

Técnica de utilização do paquímetro ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Técnica de utilização do paquímetro Evita desgastes das pontas dos bicos  Medidas externas  Medidas internas ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Técnica de utilização do paquímetro medições de diâmetros internos  Medidas internas  Medidas de profundidade ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Técnica de utilização do paquímetro  Medidas de ressaltos Obs. porque ela não permite um apoio firme. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .: Não se deve usar a haste de profundidade para esse tipo de medição.

________Thiago Fernandes SENAI-MG . não pressionar o cursor além do necessário. o que pode lhe causar danos. após sua utilização. Evitar arranhaduras ou entalhes. Limpar e guardar o paquímetro em local apropriado.Conservação  Manejar o paquímetro sempre com todo cuidado.     evitando choques. Não deixar o paquímetro em contato com outras ferramentas. Ao realizar a medição. pois isso prejudica a graduação.

Exercícios  Exercício 1  No caso de erro de leitura devido à pressão de medida.  c) (X ) regular a mola.  b) ( ) controlar o encosto. é necessário:  a) ( ) fixar o cursor.  d) ( ) inclinar o encosto. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

 c) ( ) pressão das pontas dos bicos.  d) (X ) desgaste das pontas dos bicos. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Exercícios  Exercício 2  Ao medir uma peça.  b) ( ) erros de medidas dos bicos. ela deve ficar bem colocada entre os bicos de medição para evitar:  a) ( ) erro de paralaxe.

 b) ( ) perpendicular.  d) (X ) paralela.  c) ( ) vertical.Exercícios  Exercício 3  Ao medir o furo de uma peça. o paquímetro deve ficar sempre na posição:  a) ( ) inclinada. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Tipos e Usos ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Trata-se do tipo mais usado ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Paquímetro universal É utilizado em medições internas. externas. de profundidade e de ressaltos.

Aplicativo ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Paquímetro universal com relógio
O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição.

________Thiago Fernandes SENAI-MG

Aplicativo

________Thiago Fernandes SENAI-MG

Paquímetro com bico móvel (basculante)
Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.

________Thiago Fernandes SENAI-MG

Paquímetro de profundidade Serve para medir a profundidade de furos não vazados. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . rasgos. rebaixos etc. Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste com gancho.

Paquímetro duplo Serve para medir dentes de engrenagens. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

livre de erro de paralaxe (erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador). ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Paquímetro digital Utilizado para leitura rápida. e ideal para controle estatístico.

A resolução é a menor medida que o instrumento oferece.Cálculo de resolução  As diferenças entre a escala fixa e a escala móvel de     um paquímetro podem ser calculadas pela sua resolução. Ela é calculada utilizando-se a seguinte fórmula: Resolução =UEF NDN UEF = unidade da escala fixa NDN = número de divisões do nônio ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Exemplo Sistema Métrico: Res= UEF NDN ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

________Thiago Fernandes SENAI-MG . usase o seguinte instrumento: a) ( ) graminho. d) (X) paquímetro. externas. b) ( ) régua graduada.Exercícios  Exercício 1 Para medir dimensões lineares internas. c) ( ) compasso. de profundidade e de ressaltos.

c) ( ) de profundidade. usa-se o paquímetro: a) (X) universal. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . d) ( ) duplo. b) ( ) com bico móvel.Exercícios  Exercício 2 Quando é necessário grande número de medidas com rapidez. com relógio indicador.

b) (X) com bico móvel (basculante). c) ( ) com relógio indicador. que apresentam diâmetros diferentes. usa-se paquímetro: a) ( ) de profundidade.Exercícios  Exercício 3 Para medir peças cônicas ou com rebaixos. d) ( ) universal com relógio. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

c) (X) dentes de engrenagem.Exercícios  Exercício 4 Com o paquímetro duplo mede-se: a) ( ) passo de engrenagem. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . d) ( ) pinhão de engrenagem. b) ( ) coroa de engrenagem.

________Thiago Fernandes SENAI-MG . d) (X) nônio ou vernier. c) ( ) escala de polegadas. b) ( ) escala de milímetros.Exercícios  Exercício 5 A escala do cursor do paquímetro chama-se: a) ( ) escala fixa.

20. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . se descobre a Resolução (Menor medida que o instrumento oferece). Pois através do numero de divisões do nônio. 50. 10. para saber quantas divisões o paquímetro possui.Leitura do Paquímetro: Sistema Métrico  1º Passo: Olhar para escala auxiliar (nônio).

a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa.  Depois.  Em seguida.Leitura do Paquímetro: Sistema Métrico  2º Passo: Na escala fixa ou principal do paquímetro. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . deve-se somar o número coincidente na escala fixa com o do nônio.

Veja dois exemplos. nônio com 10 divisões 1 2 3 4 5 67 8 9 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

5 1.3 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .4 13.59.

nônio com 20 divisões ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Veja um exemplo.

3.45 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .65 17.

nônio com 50 divisões ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Veja um exemplo.

48 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .56 39.17.

________Thiago Fernandes SENAI-MG .

não é possível iniciar o trabalho.DICA. ________Thiago Fernandes SENAI-MG ... OBS: se você não conhecer as partes do instrumento trabalhado e seus respectivos nomes.

 1º passo: ver o número de divisões do nônio.05mm 0.1mm ..Passo a passo.  2º passo: identificar na ESCALA FIXA o número antes do O(zero) do nônio.. para saber se será lido 0.  4ºpasso: somar nº encontrado na escala fixa com nº do nônio.0. ________Thiago Fernandes SENAI-MG .02mm.  3º passo: contar os traços do nônio até UM DELES coincidir com UM TRAÇO da escala fixa.

00 mm 4.Exercícios 4.50 mm ________Thiago Fernandes SENAI-MG 32.15 mm .70 mm 78.

80 mm ________Thiago Fernandes 23.35 SENAI-MG mm 11.30 mm 125.Exercícios 59.05 mm .

Exercícios 2.10 mm 0.35 mm .55 mm 107.35 mm ________Thiago Fernandes SENAI-MG 94.

Exercícios 11.34SENAI-MG mm 16.54 mm .02 mm ________Thiago Fernandes 15.00 mm 16.

24 mm .Exercícios 31.94 mm 93.48 mm 70.76 SENAI-MG mm ________Thiago Fernandes 49.

20 mm ________Thiago Fernandes SENAI-MG 55.Exercícios 41.52 mm .

Exercícios ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Exercícios ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Exercícios ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

025“ 40 Como o nônio tem 25 divisões. cada polegada da escala fixa dividese em 40 partes iguais. Cada divisão corresponde a: 1 0. a resolução desse paquímetro é: ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Paquímetro: Sistema Inglês  Polegada Milesimal: No paquímetro em que se adota o sistema inglês.

Leitura do Paquímetro: Sistema Inglês  Contam-se as unidades . ________Thiago Fernandes SENAI-MG . a seguir.025" que estão à esquerda do zero (0) do nônio e. somam-se os milésimos de polegada indicados pelo ponto em que um dos traços do nônio coincide com o traço da escala fixa.

...025 .001 .........Veja alguns exemplos 0 . 0 ... ________Thiago Fernandes SENAI-MG .........025 ..001 ...

471” 1.064” 0.0.721” ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

precisamos saber calcular sua resolução: ________Thiago Fernandes SENAI-MG . Para utilizar o nônio. Esses valores fracionários da polegada são complementados com o uso do nônio. a escala fixa do paquímetro é graduada em polegada e frações de polegada.Paquímetro: Sistema Inglês  Polegada Fracionária: No sistema inglês.

Nônio ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

12/16” ________Thiago Fernandes SENAI-MG .Exemplo 01  Na figura a seguir. podemos ler ¾”na escala fixa e 3/128” no nônio.  A medida total equivale à soma dessas duas leituras.

Resolvendo por MMC  Escala fixa: 12/16” = 6/8” = ¾”  Nônio: 3/128” 3 128 MMC 3 4 128 64 32 16 8 4 2 1 4 2 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 MMC 2^7= 128 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

basta somar os numeradores e conservar o denominador. ________Thiago Fernandes SENAI-MG . não é preciso fazer o MMC.Resolvendo igualando denominadores  Escala fixa: 12/16” = 24/32” = 48/64” = 96/128”  Nônio: 3/128” 3 128 96 128 99 128 OBS: tendo os denominadores iguais.

multiplicar por 8 e somar com o numerador do nônio. repete o denominador 128.Resolvendo de forma rápida  Escala fixa 12/16”  Nônio: 3/128”  Pegar o numerador da escala fixa. 12 x 8 + 3 = 99 99/128” ________Thiago Fernandes SENAI-MG . Logo.

Exemplo 02 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

Exemplo 03 ________Thiago Fernandes SENAI-MG .

038” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 1.Exercícios polegada milesimal 0.061” .405” 3.175” 0.

635” .Exercícios polegada milesimal 8.884” 9.997” 4.474” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 6.

100” 7.842” 0.Exercícios polegada milesimal 2.794” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 1.906” .

Exercícios polegada fracionária 4/128” = 1/32” 2/16” = 1/8” 10 1/16” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 1 22/128” = 1 11/64” .

Exercícios polegada fracionária 59/128” 3/16 1 38/128” = 1 19/64” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 4 79/128” .

Exercícios polegada fracionária 4 33/128” 114/128” = 57/64” 2 119/128” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 5 27/128” .

Exercícios polegada fracionária 78/128” = 39/64” 1 68/128” = 1 17/32” 7 14/128” = 7 7/64” ________Thiago Fernandes SENAI-MG 8 85/128” .

________Thiago Fernandes SENAI-MG .