You are on page 1of 23

PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil – Construção Civil II

Planejamento e Controle e obras

Conceito de orçamento Procedimentos para orçamentos

Tipos de orçamentos/fases da obra

____________________________________________________ _
Prof. Eng. Civil Priscilla Borges

Planejamento e Controle de obras
Orçamento Deve ser formalizado, constituindo-se um documento fundamental para o gerenciamento da obra.

Planejamento e Controle de obras Orçamento Relação entre prazo e custo Recursos disponíveis – define um prazo mínimo Prazo da obra implica em custos fixos mensais .

mão de obra ou equipamentos necessários à realização de uma obra ou serviço. . bem como os respectivos custos e o tempo de duração dos mesmos.Planejamento e Controle de obras Orçar É quantificar insumos.

Por composição de custos unitários. .Planejamento e Controle de obras A realização do orçamento basicamente pode seguir dois procedimentos básicos: - Por avaliação e estimativa.

Planejamento e Controle de obras Definições: 1) Avaliações – constituem-se na valoração de empreendimentos através de parâmetros genéricos. .

Planejamento e Controle de obras 2) Estimativas de custos – determinam o valor das obras a partir de projetos incompletos. cujas deficiências são supridas com adoção de parâmetros particulares. .

referido a uma unidade de tempo.Planejamento e Controle de obras 3) Orçamento (composição de custo unitário) – é a expressão quantitativa em unidades físicas e valores monetários. . dos planos elaborados para o período (ou períodos) subsequentes.

Planejamento e Controle de obras .

Estimativas – margem de erro de 20 a 15%. .Avaliações – margem de erro de 30 a 20%.Planejamento e Controle de obras O grau de precisão obtido pelo orçamentista é função direta do grau de detalhamento do projeto e das informações disponíveis. . .Orçamentos – menos de 15% dependendo do grau de detalhamento a margem de erro aceitável diminui. .

Planejamento e Controle de obras Fases do projeto .

.Planejamento e Controle de obras Fase de concepção Nesta fase é definido o escopo do empreendimento. o tamanho da planta a ser desenvolvida e o reconhecimento das principais variáveis a influir na sua realização do empreendimento.

Planejamento e Controle de obras Fase consolidação Nesta fase é definido o produto desejado. bem como dar início aos projetos exigidos para aprovação nos organismos fiscalizadores. o projeto básico que permite desenvolver o estudo de viabilidade técnico econômico do empreendimento. .

.Planejamento e Controle de obras Fase desenvolvimento É o projeto oficial. após definido o projeto básico é possível desenvolver os demais projetos e especificações que permite instruir o processo de construção e fornecimento de equipamentos.

-orçamento paramétrico. .Planejamento e Controle de obras Tipos de orçamento Existem vários tipos de orçamento e o padrão escolhido depende da finalidade da estimativa e da disponibilidade de dados. -orçamento para registro da incorporação em condomínios e .orçamento discriminado.

Custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. .Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico - - É aproximado. Estimativa rápida ou baseada apenas na concepção inicial da obra. Adequado as verificações iniciais como estudo de viabilidade ou consulta rápidas a clientes.

- .Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico continuação Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismo que calculam indicadores. Custos médios publicados pela editora PINI ( revista construção e mercado). SINAPI – caixa. : cub – definido pela NBR 12721 e calculado pelo sinduscon de cada estado. Indicadores fundação Getúlio Vargas. Por ex.

já que as etapas seguintes necessitarão de dispêndios financeiros (confecção de ante projeto.). Logo esse orçamento dá um valor estimativo.Planejamento e Controle de obras Orçamento paramétrico cont. e é indicado para a análise inicial de viabilidade. ou seja permite ao proprietário ou interessado a verificação da ordem de grandeza. se deve ou não prosseguir na análise. taxas. novos orçamentos etc. .

.Planejamento e Controle de obras Orçamento para registro da incorporação em condomínio (NBR 12721) NBR 12721 – Avaliação de custos de construção para incorporação de construção de edifícios – define critérios para orçamentos de obras em condomínio.

através de ponderações de acordo com as características do prédio.Planejamento e Controle de obras Orçamento para registro da incorporação em condomínio cont. Emprega o CUB custo unitário básico para determinar o custo da oba. A finalidade do método proposto na norma é o detalhamento do prédio para registro em cartório. .

Os preços unitários são obtidos por composições de custo que relaciona as quantidades e custos unitários dos materiais dos equipamentos e da mão de obra necessária para executar uma unidade de cada serviço a ser executado.Planejamento e Controle de obras Orçamento discriminado - - Ou detalhado é aquele composto por uma relação extensiva dos serviços ou atividades a serem executados na obra. .

Planejamento e Controle de obras Orçamento descriminado cont. Os serviços são agrupados por tipo de serviço para facilitar a determinação de custos parciais. - - As quantidades de serviços a serem executados são medidas nos projetos. . porém exige uma quantidade bem maior de informação (projetos complementares prontos). É mais preciso.

muitas vezes. mesmo que sejam embasados na observação da realidade em dado local e momento. . Portanto deve ser realizado ajuste através da apropriação de custos que nada mais é que a observação in loco. não são perfeitamente ajustadas a uma empresa em particular. com base em composições genéricas.Planejamento e Controle de obras Os orçamentos descriminados são executados. obtidas em tabelas ou livros.