You are on page 1of 28

Universidade NOVA de Lisboa

1

PROPOSTAS PARA O COLÉGIO DOUTORAL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA ENGENHARIA CIVIL

Professor Doutor Válter Lúcio
Pró-Reitor vlucio@fct.unl.pt
Universidade NOVA de Lisboa

2

PROPOSTAS PARA O COLÉGIO DOUTORAL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ÂMBITO DA ENGENHARIA CIVIL A ENGENHARIA CIVIL NA PROPOSTAS DE TEMAS DE INVESTIGAÇÃO Universidade NOVA de Lisboa 3 .

DE ENGENHARIA CIVIL – FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ENSP Resid. Lumiar FCSH RUNL FE. FD ISEGI ITQB IHMT OEIRAS ALMADA FCM LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade NOVA de Lisboa 4 .DEP.

Civil Reabilitação de Edifícios 1º CICLO 2º CICLO Construção Sustentável 3º CICLO ~900 ALUNOS:  ~800 alunos no mestrado integrado  ~34 alunos no doutoramento  ~50 alunos nos mestrados de 2º ciclo  ~15 alunos em pós-graduação 5 Universidade NOVA de Lisboa .Estruturas e Geotecnia Mestrado em Eng. Civil Construção (conjunto univ. Civil Doutoramento em Eng.ENGENHARIA CIVIL NA CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORAMENTO 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Doutoramento em Eng. portuguesas) Pós-graduação Mestrado Integrado em Engenharia Civil Mestrado em Eng. Civil .

ALUNOS DE DOUTORAMENTO DOUTORAMENTOS EVOLUÇÃO 14 12 10 Terminaram 3 Desistiram Iniciaram 35 DOUTORAMENTOS EM CURSO 4 1 30 25 3 8 20 34 20 12 4 2005 6 4 2 0 2005 2006 2007 11 6 4 2 2008 10 1 3 2009 15 23 25 25 7 10 5 0 3 2010 2011 2012 6 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Número de Professores Número de Doutoramentos em curso em 2012 Número de Doutoramentos em curso por Docente Universidade NOVA de Lisboa 25 34 1.36 6 .

ENGENHARIA CIVIL NA Universidade NOVA de Lisboa 7 Feb2013 .

ENGENHARIA CIVIL NA DOCENTES  25 professores doutorados a tempo integral  7 professores doutorados a tempo parcial  14 não doutorados Universidade NOVA de Lisboa 8 .

ENGENHARIA CIVIL NA ÁREAS DE PESQUISA  Estruturas  Construção  Geotecnia  Planeamento e Transportes  Hidráulica Propagação de tsunami no estuário do Tejo Universidade NOVA de Lisboa 9 .

de Estruturas Pesadas • Lab. de Microestrutura • Center for Magnetic Resonance in Heterogeneous Materials 10 Universidade NOVA de Lisboa .ENGENHARIA CIVIL NA LABORATÓRIOS  Laboratório de Estruturas  Laboratório de Construção  Laboratório de Geotecnia  Laboratório Computacional Laboratório de Estruturas • Lab. de Geotecnia Ambiental Laboratório de Construção • Lab. de Mecânica dos Solos • Lab. de Resistência de Materiais Laboratório de Geotecnia • Lab. de Materiais de Construção • Lab. de Dinâmica • Lab. de Higrotérmica • Lab. de Durabilidade • Lab. de Projecto de Engenharia Civil • Lab.

Ordenamento do Território e Planeamento Urbano da FCT UNL Universidade NOVA de Lisboa 11 .ENGENHARIA CIVIL NA CENTROS DE INVESTIGAÇÃO UNIC – Centro de Investigação em Estruturas e Construção da UNL GEOTPU .

U. CEN. SIKA. RILEM.Venezuela. Zircom. EESC-USP. LNEG. HILTI. etc. etc. IPS.) Universidade NOVA de Lisboa .. UnB. of Canterbury. Eurocódigos Estruturais. VSL. IPP. EPFL – Suiça. FEUP. IRSTEA – França. T.) PARTICIPAÇÃO EM ACÇÕES CONJUNTAS COM INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS (LNEC.Comissões de normalização de materiais e produtos. The Ohio State Univ. IST. A2P. …. CIMPOR.) COLABORAÇÃO COM EMPRESAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (SECIL. Delft. of California San Diego. ISG. Concremat. Viroc. IPQ . etc. Univ.ENGENHARIA CIVIL NA PARTICIPAÇÃO EM DIVERSAS COMIÇÕES TÉCNICAS E CIENTÍFICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS (fib. UFRJ. Univ. Simon Bolivar . Univ.

João Carlos Teatini Clímaco Prof. Lídia Shehata Prof. Universidade NOVA de Lisboa 13 . Marcelo Ferreira Em Março de 2012 lançámos no Rio de Janeiro um livro Luso-Brasileiro com a designação “Estruturas Pré-moldadas no Mundo” num seminário organizado pela ABCIC. Guilherme Melo Prof.ENGENHARIA CIVIL NA UnB Prof. Yosiaki Nagato Prof. Mounir El Debs UFG – UFRJ – EESC-USP – UFSCar – Prof. Ronaldo Barros Gomes Profª. Ibrahim Shehata Prof.

XIII ENCUENTRO DE RECTORES DEL DO GRUPO TORDESILLAS Salamanca. de forma a possibilitar a dupla titulação. por acordo das Universidades participantes. com a participação de docentes e discentes dos programas e com a participação de pesquisadores de prestígio internacional. e orientada para consolidar os laços de colaboração científica. Universidade NOVA de Lisboa 14 .  Qualquer outra atividade que se decida no futuro.  Implantação de seminários formativos nas linhas de pesquisa. Dez2012 Conclusões do Colégio Doutoral em Ciências Ambientais e Alterações Globais  Criação e desenvolvimento de linhas de pesquisa entre os programas de Doutorado de duas ou mais instituições signatárias do acordo. desenvolvidas conjuntamente.  Desenvolvimento de acordos de co-tutela para a orientação das teses de doutorado entre duas das instituições signatárias.

IMPACTOS AMBIENTAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL  Redução do consumo energético e da poluição na produção de materias de construção  Redução do consumo energético em edifícios  Reciclagem de resíduos da demolição e da construção  Reabilitação e aumento da vida útil de edifícios e de infraestruturas  Gestão e tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos urbanos  Produção de energia a partir de fontes renováveis Universidade NOVA de Lisboa 15 .

com custos elevados para o meio ambiente. O desafio é reduzir a percentagem de clínquer na produção do cimento.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO E DA POLUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO A produção de uma tonelada de clínquer liberta para a atmosfera cerca de 800 kg de CO2. substituindo-o. por filler calcário e cinzas volantes. por exemplo. Redução no consumo de energia na produção de aço Universidade NOVA de Lisboa 16 .

Alvenarias de terra Tecnologias construtivas: Taipa. • Contributo para o conforto e a eficiência energética. Alvenaria de adobe. Tabique .argamassas com baixa energia incorporada .utilização de resíduos: • Materiais provenientes de resíduos: pozolanas artificiais. Universidade NOVA de Lisboa 17 . Alvenaria de blocos de terra comprimida.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO E DA POLUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE MATERIAS DE CONSTRUÇÃO Argamassas ecoeficientes . outros agregados e filleres. fibras naturais.

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REDUÇÃO DO CONSUMO ENERGÉTICO EM EDIFÍCIOS Otimização do comportamento higrotérmico de edifícios com o objetivo de atingir edifícios com balanço energético nulo 700 500 300 280 100 -100 -300 -470 -500 -700 -440 -550 -530 -593 -587 -564 -436 Oct Nov Energy credits (kWh) 705 622 Energy consumption (kWh) Energy balance (kWh) 724 541 535 483 311 222 168 Jan 281 321 Dec Feb Mar Apr May Jun Jul Aug -341 Sep -407 -400 -385 Universidade NOVA de Lisboa 18 .

 Utilização de agregados provenientes de RCD em concreto não estruturais e em concretos estruturais.  Pavimentação de rodovias com incorporação de RCD Universidade NOVA de Lisboa 19 .PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA DEMOLIÇÃO E DA CONSTRUÇÃO  Utilização de agregados provenientes de Resíduos de Demolição e Construção (RCD) e cinzas volantes “não-conformes” em argamassas não estruturais.

como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS  Reabilitação estrutural de edifícios. Universidade NOVA de Lisboa 20 . Fendas em paredes causadas por erros de projeto da estrutura Desenvolvimento de solução de reforço estrutural com pós-esforço usando ancoragens por aderência – aplicação em lajes lisas.

como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Solução de reforço estrutural com laminados de fibras de carbono (FRP) Universidade NOVA de Lisboa 21 .PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS  Reabilitação estrutural de edifícios.

Baixa de Lisboa Reforço de paredes de alvenaria de pedra tradicional Universidade NOVA de Lisboa 22 .PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS  Reabilitação estrutural de edifícios. como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção.

cais e outras infraestruturas de concreto armado sujeitas a corrosão. como forma de reduzir os resíduos e o consumo de materiais de construção. Técnicas de inspeção e reparação de estruturas de edifícios.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL REABILITAÇÃO E AUMENTO DA VIDA ÚTIL DE EDIFÍCIOS E DE INFRAESTRUTURAS  Incremento da durabilidade de edifícios e infraestruturas. pontes. Universidade NOVA de Lisboa 23 .

INDUSTRIAL E PARA REGADIO  Conceção. Universidade NOVA de Lisboa 24 . INFRAESTRUTURAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PÚBLICO.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL GESTÃO E TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS E DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. reabilitação estrutural de infraestruturas de tratamento de águas residuais.  Produção de tubagens de alta pressão e grande diâmetro em concreto. manutenção.

. 15.1% 8.7% 15.  energia solar fotovoltaica.1% Universidade NOVA de Lisboa 25 .9% 10.  energia hídrica (barragens). biomassa.2% 10.PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS  Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis:  energia eólica (estruturas de suporte dos geradores e respetivas fundações). etc.0% Energia eólica Energia hidráulica Outras renováveis Carvão Cogeração fossil Outras Fontes de produção de energia em Portugal (2012) 40.

 energia eólica (estruturas de suporte dos geradores e respetivas fundações). Universidade NOVA de Lisboa 26 .PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS  Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis.

PROPOSTAS DE TEMAS NA ÁREA DA ENGENHARIA CIVIL PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS  Desenvolvimento de equipamentos que reduzam os custos da produção das energias renováveis.  modelação numérica. Universidade NOVA de Lisboa 27 .  energia hídrica (barragens).  propriedades reológicas do concreto.  análise de risco estrutural.

fct. Civil vlucio@fct.fct.pt www.unl.pt 28 Fac.unl.pt www.Muito obrigado Muchas gracias CONTACTOS Prof.unl.dec. Válter Lúcio Dep.pt www. de Eng. de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Universidade NOVA de Lisboa .unl.