You are on page 1of 11

UNISUL-EGEM-AMESC

Especializao em Gesto Social em Polticas Pblicas Disciplina: Poltica Pblica II Assistncia Social e Sade

POLTICAS DE SADE NO BRASIL

POLTICAS DE SADE NO BRASIL

Sistema de sade vem sofrendo constantes transformaes acompanhando o contexto econmico, social, cultural e poltico da sociedade brasileira. Institucionalizao da sade: dicotomia entre pblico e privado

SISTEMA DE SADE DO INCIO DO SCULO AT MEADOS DOS ANOS 60:


Modelo Hegemnico: sanitarismo campanhista. objetivava o controle de doenas (epidemias) que prejudicassem a exportao de mercadorias. Ao do Estado: Sade Pblica carter preventivista conduzido atravs de campanhas, atravs de medidas de carter autoritrio, discriminatrio e impopular. (Controle Social estado sobre a sociedade). Assistncia Mdica carter curativo conduzido por ao da previdncia e em prtica privada. Dc. 20 CAPS Dc. 30 - IAPS

SISTEMA DE SADE DOS ANOS 60 80


Modelo Hegemnico: assistencial privatista. Principais caractersticas (Oliveira & Fleury,1986): Uma pretendida extenso da cobertura previdnciria para a quase totalidade da populao urbana e rural. Privilgio da prtica mdica curativa, individual, assistencialista e especializada, em detrimento da sade pblica. Criao, mediante interveno Estatal, de um complexo mdico industrial. Prtica mdica orientada em termos de lucratividade do setor sade - capitalizao da medicina e o privilegiamento da produo privada desses servios.

SISTEMA DE SADE DOS ANOS 60 80

Modelo assenta-se no seguinte trip (Mendes, 1995): O Estado como o grande financiador do sistema, atravs da previdncia social; O setor privado nacional como o maior prestador de servios de assistncia mdica; O setor privado internacional como o mais significativo produtor de insumos, especialmente biomdicos e medicamentos.

O SISTEMA DE SADE NAS DCADAS DE 80 E 90

A Acentuada elevao dos custos da assistncia mdica, a recesso econmica e a crise fiscal do Estado, provocam uma crise financeira e organizacional de grandes propores na Previdncia Social no incio dos anos 80, corroendo o pilar fundamental de financiamento do Modelo Assistencial Privatista. Diante desta crise, alguns tcnicos oriundos do movimento sanitrio assumem posies estratgicas gerenciais no interior do Estado, resultando em alguns projetos antagnicos: PREV-SADE CONASP AIS SUDS SUS

O SISTEMA DE SADE NAS DCADAS DE 80 E 90

VIII CNS/86 Prope Reforma Sanitria entendida como processo poltico e democratizador da sade - 3 aspectos fundamentais: Conceito ampliado de sade, relacionada s condies gerais de vida, como moradia, saneamento, alimentao, trabalho, etc. Sade como direito do cidado, e consequentemente, um dever do estado. Prope uma profunda reformulao do sistema de sade, com a institucionalizao de um sistema nico de sade.

O SISTEMA DE SADE NAS DCADAS DE 80 E 90

A Constituio Federal de 1988 estabeleceu alguns princpios do Movimento de Reforma Sanitria, estendo-se s Constituies Estaduais e Leis OrgnicasMunicipais. A CF/88, incluiu sade como direito de todos e dever do Estado, definindo diretrizes para implantao de um sistema: Universal: todas as pessoas tem igual direito a ateno sade.

O SISTEMA DE SADE NAS DCADAS DE 80 E 90

Equitativo: a rede de servios deve estar atenta as desigualdades existentes, com o objetivo de ajustar as suas aes s necessidades de cada parcela da populao a ser coberta. Integral: as pessoas tem o direito de serem reconhecidas no conjunto de suas necessidades e os servios devem estar organizados de modo a garantir as aes requeridas por essa ao integral. Participativo: garantia a participao em todos os nveis de governo.

O SISTEMA DE SADE NAS DCADAS DE 80 E 90

No plano Federal o componente jrdico legal completa-se com as Leis: 8080 estabelece as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade e o funcionamento dos servios correspondentes. 8142 estabelece a forma legal de participao da comunidade na gesto do sus, atravs dos conselhos de sade e da conferncia de sade e sobre as transferncias intergovernamentais de recursos financeiros na rea da sade. Conferncia de Sade Conselhos de Sade

O SISTEMA DE SADE
Dois grandes projetos em confronto na rea da sade na Dc. de 90 at os dias atuais: projeto de Reforma Sanitria, construido na dcada de 80 e inscrito na CF/88 e o projeto de sade articulado ao mercado ou privatista, hegemnico a partir da segunda metade da dc. 90. este pautado na poltica de ajuste neoliberal que tem como principal tendncia: conteno dos gastos com a racionalizao da oferta, descentralizao com iseno de responsabilidades do poder central e a focalizao. (Bravo e Matos, 2002)

You might also like