You are on page 1of 23

Nutrio Parenteral

Conceito
.
A Nutrio Parenteral (NP) uma soluo ou emulso, destinada administrao intravenosa em pacientes desnutridos ou no,em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a sntese ou manuteno dos tecidos rgos ou sistemas.

Monitorizao da NP
Segundo a Portaria n. 272, de 1998, que regulamenta os requisitos mnimos para o uso da nutrio parenteral (NP), todos os pacientes que recebem essa terapia nutricional devem ser controlados quanto eficcia do tratamento, efeitos adversos e modificaes clnicas que possam influenciar na qualidade da Dieta.

Responsabilidade pelo preparo da Nutrio Parenteral


Conforme a portaria 272/98, no item 5 esta disposto: 5. Preparao: 5.3.1 O farmacutico o responsvel pela a preparao da NP. 5.3.2 A preparao da NP, que envolve a avaliao farmacutica da prescrio, a manipulao, o controle de qualidade, a conservao e o transporte da NP, exige a responsabilidade e a superviso direta do farmacutico, devendo ser realizada, obrigatoriamente, na farmcia habilitada para este fim e de acordo com as recomendaes das BPPNP,conforme Anexo II.

Equipe de Terapia nutricional


Mdico
Prescrever e acompanhar o paciente.

Enfermeiro
Administrar observando as recomendaes das BPANP.

Nutricionista
Avaliar o estado nutricional, as necessidades e requerimentos.

Farmacutico
Realizar todas as operaes inerentes ao desenvolvimentos, preparao (avaliao farmacutica, manipulao, controle de qualidade, conservao e transporte) da NP

So objetivos do Suporte Nutricional:


Identificar a tempo as necessidades nutricionais dos pacientes; Prever a necessidade de nutrientes para sustento dos sistemas fisiolgicos; Selecionar as formulaes nutricionais e os mtodos de administrao apropriados s condies do paciente e/ou da patologia; Reavaliar continuamente a adequao do mtodo nutricional ao paciente e a evoluo do quadro.

Composio da Nutrio parenteral


Macronutrientes
Aminocidos (fonte protica), Glicose (fonte protica) Lipdios (cidos graxos essenciais ao ser humano e fonte energtica).

Micronutrientes
Vitaminas profilaxia de deficincias clnicas. Essencial ao crescimento normal, manuteno do estado fsico e reproduo. Co-fatores de enzimas. Eletrlitos Sdio, potssio, cloro, clcio, fosfato, magnsio. Manuteno do balano hdrico do organismo, funo cardaca, sistema nervoso, muscular e enzimtico. Oligoelementos Cobre, ferro, zinco, cromo, selnio, mangans, cobalto, molibdnio, iodo. Metais inorgnicos que se forem insuficientes na dieta, ocasiona estado de deficincia clnica.

Indicaes da nutrio parenteral total


Impossibilidade do uso das vias oral/enteral Interferncia de doena de base em ingesto, digesto ou a absoro dos alimentos Desnutrio com perda de massa corporal > 20% Estados hipermetablicos Grandes queimados Pacientes spticos, politraumatismo extenso Pancreatite aguda, fstulas intestinais de alto dbito Cirurgias no pr-operatrio e no ps-operatorio. Neonatologia

Vias de administrao
Pode ser administrada por via central e perifrica Nutrio Parenteral (NP) central Administrada por meio de uma veia de grande dimetro (veia cava superior ou inferior, subclvia, jugular interna) ou cria-se uma fstula arteriovenosa que chega diretamente ao corao. . Nutrio Parenteral perifrica Administrada atravs de uma veia menor, geralmente na mo ou antebrao. S podem ser administradas solues hipotnicas e hiposmolares (inferior a 600 mOsm/l), afim de evitar o aparecimento de flebite e outras complicaes mecnicas e metablicas.

Complicaes mecnicas,spticas e metablicas


Mecnicas
A maior parte das complicaes pela insero do cateter est relacionada leso das estruturas vizinhas s veias puncionadas.

Spticas Os pacientes que necessitam de NP so predispostos a complicaes por infeco como resultado da desnutrio, do uso freqente de antibiticos de largo espectro pelas infeces concomitantes de ferimentos, do trato urinrio ou dos pulmes. O cateter venoso pode tornar-se infectado por diversas causas e constitui potencial foco de vrias infeces.

Metablicas
Importante monitorizar os pacientes e detectar quaisquer sintomas clnicos causados pelas anormalidades metablicas. So alteraes metablicas possveis: glicosria, sndrome hipoglicmica, hipofosfatemia, hipomagnesemia, concentraes sricas elevadas de lipdios e outras.

Incompatibilidades
Fsicas em NPT

pH Temperatura Luz Concentrao Envase Adsoro


Clcio e fsforo Eletrlitos Bicarbonato Emulses lipdicas vitaminas

Qumicas

REQUISITOS ESTRUTURAIS, AMBIENTAIS E FSICOS DO SETOR DE NUTRIO PARENTERAL


A farmcia destinada preparao de NP deve possuir no mnimo os seguintes ambientes: rea de manipulao (100 partculas) sala de limpeza e higienizao dos produtos farmacuticos e correlatos, sala de manipulao, vestirios, reas de armazenamento rea de dispensao.

Deve possuir superfcies internas lisas, sem rachaduras, serem facilmente lavveis, resistentes aos desinfetantes e que no desprendam partculas. O ambiente deve ser protegido contra aves, animais, roedores, insetos poeira. Os ralos devem ser sifonados e fechados, exceto na rea de manipulao.

Componentes de maior relevncia no processo de preparao de NPs


Cabine de fluxo laminar - filtro de alta eficincia que retm bactrias, alm de conter pr-filtro para as partculas maiores, como poeiras Refrigeradores - essencial uma refrigerao adequada, pois a maioria das solues precisa ser refrigerada para apresentar estabilidade tima.

Boas Praticas de Manipulao


Portaria n 272/MS

Estrutura Organizacional Recursos Humanos e responsabilidades Sade, higiene e conduta Materiais Seleo do recipiente Rotulagem e embalagem Conservao e transporte

Garantia da qualidade
Para obter maior qualidade e segurana em todo o processo, deve-se estar atento a determinados aspectos como:

Manual de procedimento: deve-se elaborar um manual contendo a padronizao da tcnica de preparo, a importncia e o uso correto da cabine de fluxo laminar e os cuidados ao transportar e ao armazenamento das misturas. Treinamento adequado de pessoal. Controle efetivo de qualidade: controle do ambiente, dos testes de esterilidade, da simulao de procedimentos com meio de cultura, do credenciamento de fornecedores.

Inspeo visual; Verificao da exatido das informaes do rtulo. Conservar em temperatura de 2 a 8C.

Referncias bibliografia
GOMES, M. J.; REIS, A. M. M. Cincias farmacuticas: Uma abordagem em farmcia hospitalar. Ed. Atheneu: So Paulo, 2003. CAVALLINI, M. E.; BISSON, M. P. Farmcia Hospitalar: Um enfoque em sistemas de sade. Ed 1. Manolle:

You might also like