You are on page 1of 19

Pgs.

: 120-122 Drogas na adolescncia: temores e reao dos pais


RESPOSTAS: 1 A) A fonte ao final do texto j indica que o mesmo proveniente de um site governamental. Porm, possvel tambm encontr-lo em livros acadmicos, teses, monografias e revistas voltadas para o meio universitrio.
B) Divulgar pesquisas e estudos sobre os principais temores de pais de adolescentes em relao ao uso de drogas, apresentando tambm resultados e dados de pesquisas referentes temtica em questo.

Pgs. 120-122
C) Dentre vrias intenes, podemos citar: divulgar um estudo cientfico, mobilizar evidnvcias para defender uma tese ou teoria, alertar e conscientizar a comunidade acadmica e, ou, a comunidade envolvida. D) Adultos, pessoas oriundas de um meio cientfico-acadmico, estudiosos em geral, pais e leitores interessados, considerando o grau de maturidade em relao leitura.

Pgs. 120-122
E) Geralmente lemos este tipo de texto em livros acadmicos ou revistas espcializadas em pesquisa e cincia, tais como revista EXAME, SUPERINTERESSANTE, CARTA CAPITAL entre outras. F) () foram entrevistados 87 pais de adolescentes () Dentre pais entrevistados, 91% afirmaram conversar com os filhos sobre lcool () Os pais relataram bastante preocupao com seus filhos ()

Pgs. 120-122
G) O autor se apropriou de dados obtidos a partir das entrevistas com 87 pais para evidenciar sua tese inicial no primeiro pargrafo. H) TESE: O uso de drogas na adolescncia um tema que preocupa famlias, educadores e profissionais da sade.

Pgs. 120-122
RESPOSTAS: 2 A) Caractersticas: linguagem formaltcnica, verbos no tempo presente ou pretrito perfeito, presena de dados estatsticos, linguagem objetiva, uso da 3 pessoa, evidenciando um tom de impessoalidade (a fonte tambm ajuda a indicar a procedncia do texto).

Pgs. 120-122
B) Resposta pessoal (A maioria dos pais se preocupam com estas orientaes, conforme o adolescente vai expandindo sua vida social e tendo mais autonomia em seus passeios.) C) Influncia de amigos, conflitos familiares, falta de dilogo entre os membros da famlia, problemas de auto-aceitao e fuga, depresso entre outras.

Pgs. 120-122
D) A nica diferena a questo legal: ilcitas so proibidas por lei e lcitas so as permitidas. A colocao do prefixo i/in- confere um tom de negao ao termo (legal / i(no)-legal = ilegal). E) Na verdade os pais associam as drogas ilcitas criminalidade, enquanto as drogas lcitas seria uma questo de controle e moderao, pois provavelmente os prprios pais sejam consumidores de drogas lcitas tambm.

Pgs. 120-122
F) Resposta pessoal (Geralmente, o jovem recorre ao uso de drogas devido s seguintes situaes: - Influncias de amigos; - Motivao por conflitos familiares; - Problemas de autoaceitao; - Bullying; - Depresso entre outras causas.

Pgs. 120-122
G) Os argumentos so baseados em fontes cientficas e concretas. No simples achismo. E este fato por si s j mais que suficiente para evidenciar e validar a veracidade de um argumento. H) Tese: O uso de drogas na adolescncia um tema que preocupa famlias, educadores e profssionais da sade. Retomada da tese na concluso: Embora seja senso comum a percepo do temor e da preocupao dos pais em relao presena da droga na vida dos filhos ()

Pgs. 120 -122


I) Responderei com um trecho do texto da pgina 122: O artigo cientfico um gnero discursivo que circula, principalmente, no meio acadmico. O fato de circular no meio acadmico, ou seja, um meio formalssimo, exige uma linguagem mais apurada, mais tcnica e especfica, condizente com o ambiente, a atmosfera terico-cientfica de uma universidade. Questo 3 no outro slide

Pgs. 120-122

Pgs. 120-122
4)
Tema

You might also like