You are on page 1of 36

DIREITO PBLICO PRIVADO e MISTO

FUNDAMENTOS DA DIVISO
DIREITO ROMANO o direito pblico era aquele concernente ao estado dos negcios romanos, e o privado, o que disciplinava interesses particulares . contudo, esse critrio da utilidade ou interesse visado pela norma falho, porque no se pode afirmar, com segurana, se o interesse protegido do estado ou dos indivduos . em razo disso houve autores que concluram que o fundamento da diviso encontrava -se no "interesse dominante", ideia insatisfatria, pois to interligados esto os interesses que impossvel verificar qual o dominante .

SAVIGNY No direito pblico o todo se apresenta como fim e o indivduo permanece em segundo plano; no privado, cada indivduo, considerado em si, constitui o fim deste ramo do direito e a relao jurdica apenas serve como meio para sua existncia e para as suas condies particulares . percebe-se, todavia, que o estado tambm pode ser fim da relao jurdica regulada pelo direito privado, como no caso em que for parte numa compra e venda.

IHERING Reduz o direito ao direito de propriedade, ao dizer que a propriedade estatal tem por tituar o governo da nao, e a coletiva, o povo.

KANT O direito privado teria contedo patrimonial, e o pblico, no. no se pode aceitar essa teoria porque h partes do direito privado que no tm natureza patrimonial e normas de direito pblico com carter patrimonial .

JELLINEK o direito privado regula relaes individuais, e o pblico, as relaes entre sujeitos dotados de imperium. observa-se, entretanto, que mesmo os sujeitos que tm imprio podem ser sujeitos de direito privado, como na hiptese em que o estado parte numa compra e venda.

GOFFREDO TELLES JR. Distingue o direito pblico do privado com base em dois elementos : o interesse preponderante protegido pel a norma e a forma de relao jurdica regulada por prescrio normativa . a relao jurdica de coordenao a que existe entre partes que se tratam de igual para igual, e a de subordinao, de direito pblico, a em que uma das partes o governo, que exerce poder de mando . Gurvitch e Radbruch tambm aceitam que o direito pblico seria um direito de subordinao, com primado da justia distributiva, e o privado, um direito de coordenao, subordinado justia comutativa . nestas concepes o direito internacional pblico ficaria margem da distino

DOUTRINA DOMINANTE O direito pblico aquele que regula relaes em que o estado parte, regendo a organizao e atividade do Estado considerado em si mesmo, em relao com outro Estado e em suas relaes com particulares, quando procede em razo de seu poder soberano e atua na tutela do bem coletivo. o direito privado o que disciplina relaes entre particulares, nas quais predomina, de modo imediato, o interesse de ordem privada.

DIREITO INTERNO o direito do estado, denominado tambm de direito nacional. e o que rege as relaes jurdicas que se processam no territrio do estado. pode ser direito pblico, como , exemplificando, o direito constitucional ou o direito penal, e direito privado, por exemplo, direito civil.

DIREITO INTERNACIONAL Disciplina relaes jurdicas no delimitadas pelas fronteiras do Estado, ou seja, rege as relaes internacionais entre Estados soberanos, constitutivas da comunidade internacional .

O direito internacional (droit ds gens, volkerrecht, law of nations, international law, direito internacional pblico) constitudo de regras consuetudinrias e pactuadas que regem as relaes entre estados soberanos, impondo-lhes tambm o respeito e a proteo aos direitos humanos

PRINCPIOS BSICOS DO DIREITO INTERNACIONAL: pacta sunt servanda, isto , respeito aos tratados internacionais respeito soberania dos pases (princpio da no-ingerncia), que faz das fronteiras de cada estado o limite da lei internacional, principio de no-interveno, pelo qual cada pas soberano dentro de suas fronteiras

DIREITO PENAL INTERNACIONAL


O direito penal internacional em sentido lato ou direito internacional penal, direito convencional, estabelecido por tratados, que rege a represso de delitos que afetam as relaes internacionais ou que atentam contra os direitos humanos e a civilizao .

DIREITO PUBLICO INTERNO


DIREITO CONSTITUCIONAL V i s a re gu l a me nta r a e s t ru t u ra b s ica do e s t a do, di s cip l i n a n do a s u a org a niza o a o t ra t a r da di vis o d e p ode re s , da s f une s e limit e s de s eu s rg os e da s re l a e s e nt re gove rna nt e s e g ove rna dos , a o l imit a r s u a s a e s . DIREITO ADMINISTRATIVO
Disciplina o exerccio de atos administrativos praticados por quaisquer dos poderes estatais, com o escop de atingir fins sociais e polticos ao regulamentar a atuao governamental, a execuo dos servios pblicos, a ao do Estado no campo econmico, a administrao dos bens pblicos e o poder de polcia.

DIREITO PUBLICO INTERNO


DIREITO TRIBUTRIO
Consiste no conjunto de normas que correspondam, direta ou indiretamente, instituio, arrecadao e fiscalizao de tributos.

DIREITO FINANCEIRO
Rege a despesa e a receita pblicas.

DIREITO PUBLICO INTERNO


DIREITO PROCESSUAL Rege a atividade do poder judicirio e dos que a ele requerem ou perante ele li tigam, correspondendo, portanto, funo Estatal de distribuir a justia .

DIREITO PENAL Define crimes e contravenes, estabelecendo penas, cconstitui um complexo de normas que com as quais o Estado mantm a integridade da ordem jurdica, mediante sua funo preventiva e repressiva .

DIREITO PUBLICO INTERNO


DIREITO PREVIDENCIRIO
C o n j u nt o d e n o r ma s r e l a t i v a s s c o n t ri b ui e s d o b e n e fi c i r i o p a r a o s e g u r o s o ci a l e a o s b e n e f ci o s dele decorrentes.

DIREITO PRIVADO

O direito privado o direito em que predomina o interesse privado e em que as partes se apresentam em p de igualdade.

DIREITO CIVIL
T a m b m d e n o mi n a d o d e d i r e i t o c o m u m , o d i re i t o ci vi l a fo r m a o r i g i n r i a d e t o d o di r ei t o privado. S e g u nd o H . L v y - B r u h l , t e m p o r o b j e t i v o e s s e n ci a l d ef i ni r o e s t a d o d a s p e s s o a s , a c on di o d o s b e n s p a t ri m o n i ai s , a s f o r m a s e o s e f e i to s d a s relaes de ordem econmica.

DIREITO CIVIL

C o n f o r me P a u l o D o u r a d o d e Gu s m o , a p a r t e d o d i r e i t o p r i v a d o q u e r e g ul a a s r e l a e s j u r d i c a s, c o m ou s e m n a t u r e z a p a t r i m o n i a l , e n t r e p e s s o a s , co n s i d e r a d a s e m s i t u a e s d e i g ua l da de , n o re g i d a s pe l o d i r e i t o c o m e r c i a l , pelo direito do trabalho ou por outro direito especial.

DIREITO PRIVADO DISCIPLINAR


o direito repressivo que d poder s o c i e d a de c i v i l e s o c i e d a d e co m e r c i a l p a r a punir asfaltas de seus scios. P r x i m o d o di r e i to di s ci p l i n a r p r i va d o , s e m c o m e l e s e c o nfu nd i r , t em o s a cl u s u la p e n a l , m ui t a s vezes e s t i p u l ad a pelas partes nos contratos, prevendo punio ( m u l ta ou i nd e n i z a o ) p a r a o c as o d e i n e x e c u o o u incompleta execuo do contrato.

DIREITO COMERCIAL Direito Comercial a "parte do direito privado que tem por objeto regular as relaes jurdicas que nascem do exerccio do comrcio (Vivante) "complexo das normas jurdicas que regulam as relaes derivadas da empresa comercial". (Alfredo Rocco) Pode ser ainda conceituado como o direito que rege atos jurdicos que objetivam especulao e lucro, bem como a empresa constituda para esse fim.

DIREITO MISTO O direito misto quando tutela interesses privado e pblico, ou, ento, quando constitudo por normas e princpios de direito pblico e de direito privado ou, ainda, de direito nacional e de direito internacional . Generalizando, direito em que, sem haver predominncia, h confuso no s de interesse pblico ou social com o interesse privado, como, tambm, de direito nacional com o internacional .

DIREITO MARTIMO o conjunto de regras de direito pblico e de direito privado que disciplina o transporte, a navegao e o comrcio martimo. Tem normas de direito administrativo (p. ex. organizao dos portos), de direito disciplinar (aplicao de penalidades aos tripulantes das embarcaes) e de dreito privado (direito comercial martimo).

DIREITO AERONUTICO O direito aeronutico o conjunto de normas que regem o transporte areo na atmosfera, aplicvel s aeronaves, s suas tripulaes, aos aeroportos e ao espao areo. disciplinando o transporte areo na atmosfera, distingue -se do direito espacial ou cosmonutico . Ao transporte areo foram inicialmente aplicadas as normas regedoras do transporte martimo e terrestre . porm, o areo, dada sua natureza especial, exigiu normas especiais .

DIREITO DA NAVEGAO
Parte do direito que estabelece princpios e normas comuns aos transportes areo e martimo, de natureza comercial.

DIREITO ECONMICO o direito que controla a produo e a circulao de riquezas.

DIREITO DO TRABALHO o direito que rege as relaes jurdicas entre assalariados e patres e estabelece as condies de trabalho, salrio e assistncia, vantagens e prerrogativas do trabalhador . e, pois, o direito que rege as relaes decorrentes de contraio de trabalho, especialmente o trabalho e sua remunerao, as condies de sua segurana e higiene e as destinadas a impossibilitar a explorao do trabalhador .

FONTES DO DIREITO DO TRABALHO: ESTATAIS: a lei INFRA-ESTATAIS : contrato coletivo de trabalho, costume, equidade . INTERNACIONAIS : convenes internacionais e tratados internacionais.

DIREITO SINDICAL O direito sindical o direito que, tendo por objeto o exercido de atividades profissionais, disciplina o poder normativo e de representao dos sindicatos. , pois, o complexo de normas que atendem aos interesses oriundos de atividades profissionais, representados pelos sindicatos, dotados de poder normativo, institudos para defend-los.

O exerccio do poder normativo do sindicato manifesta-se em contratos coletivos de trabalho, manifestao de seu poder normativo . Como a conveno internacional lhe d, tambm, matria, lcito dizer haver direito internacional do trabalho, constitudo de convenes internacionais do trabalho .

DIREITO AGRRIO O direito agrrio, tambm denominado direito rural (legislao rural), rege a produo agropecuria e a propriedade industrial-rural . Segundo Paulo Dourado de Gusmo, direito autnomo, ramo do direito misto, disciplinador da explorao agrcola e da propriedade industrial -rural, cujo uso deve ser subordinado ao interesse social.

DIREITO DE FAMILIA a parte do direito que, norteado pelo interesse social, rege as relaes jurdicas constitutivas da famlia e as dela decorrentes.

DIREITO INDUSTRIAL o direito que rege a atividade industrial . A natureza desse direito controvertida . h autores que o incluem no direito comercial ; outros, como la lumia, o consideram especializao do direito do trabalho . mas no faltam os que distinguem o direito industrial privado do direito industrial pblico, e outros, como navarrini, que admitem serem seus institutos comuns ao direito comercial, alm dos que reconhecem que a ordem econmica obriga a disciplin -lo com vista ao interesse pblico.

DIREITO FALIMENTAR

o complexo de normas protetoras do crdito no caso de insolvncia do comerciante .

o direito falimentar, no que couber, aplicvel liquidao extrajudicial de empresas decretada pelo banco central.

DIREITO NUCLEAR Parte do direito misto que disciplina a produo e o uso da energia nuclear para fins pacficos.

You might also like