You are on page 1of 11

Influências do Lado da Demanda

- GERAIS ➢Habilidade de Mão de Obra

As habilidades da mão-de-obra local podem ter um efeito na reação do cliente aos produtos ou serviços que a operação produz Ex:(parques tecnológicos)
➢Adequação do local em si

Locais diferentes tem características naturalmente diferentes, afetando a maneira de atender os seus clientes. Ex:(hotel de luxo)

oferecendo conveniência para o consumidor. para muitas operações.➢Imagem do local Alguns lugares são firmemente associados. na mente dos consumidores. Ex:(rua 25 de março em São Paulo) ➢Conveniência para os clientes Este é. Ex: (farmácias na frente de hospitais) . com uma imagem específica. o mais importante.

DECISÕES DE LOCALIZAÇÃO Técnicas de Localização ➢Pontuação Ponderada ➢Método do Centro de Gravidade .

Técnicas de Localização .Pontuação Ponderada 1.º _ Definir a importância relativa de cada crité_ rio e atribuir fatores de ponderação (pesos). 3.º _ Identificação dos critérios a serem avalia_ dos nas diversas localizações. 2.º _ Avaliar cada localização segundo cada cri_ tério. .

cada um.Método do Centro de Gravidade Usado para minimizar os custos de transporte A B C Os fornecedores A e B estão enviando. assume-se que o custo do transporte seja proporcional ao peso dos bens transportados . 20 ton de peças por mês. como este recebe o dobro.Técnicas de Localização . A fábrica monta e envia para o cliente situado no ponto C.

concluiremos. “Conjunto de decisões que diz respeito ao tamanho ou capacidade de cada parte da rede” .Gestão da Capacidade Produtiva a longo prazo Após a integração vertical da rede de operações e a localização de suas diversas operações. com a Gestão da Capacidade Produtiva. o Projeto de Rede de Operações Produtivas.

mas em menor grau o que significa maior utilização de capacidade e possivelmente menores custos .Escala de Capacidade Produtiva -Equilíbrio Demanda x Capacidade – Uma companhia terá uma sobre-capacidade substancial durante a maior parte do período em que a demanda estiver crescendo Se a mesma companhia utilizada fábricas menores ainda havia sobre-capacidade.Gestão da Capacidade Produtiva .

Montagem: 800unid/semana Cap.Gestão da Capacidade Produtiva . a capacidade de todo o sistema é limitada pela etapa “gargalo” . Fabric. Montagem: 820unid/semana Cap. Armazenagem: 700unid/semana Quando a capacidade não está balanceada em todas as etapas.Balanceamento da Capacidade É importante lembrarmos que todas as operações são constituídas de microoperações e cada microoperação terá sua própria capacidade Cap.: 850unid/semana Cap.

sendo igual ou maior que a capacidade ” (custo baixo com a produção) . Capacidade antecipada à demanda: “ produzir de maneira a atender a demanda prevista ” (custo alto com a produção) Capacidade acompanha a demanda: “ produzido conforme demanda.ALTERAÇÃO DA CAPACIDADE Alterar a capacidade de uma operação não é somente uma questão de decidir a respeito do melhor tamanho do incremento da capacidade.Gestão da Capacidade Produtiva . a operação também precisa decidir quando colocar “para funcionar “ a nova capacidade.

AJUSTE COM ESTOQUES - A estratégia do continuum entre a de antecipar e acompanhar a demanda é implementada de forma que não sejam acumulados estoques Ex: Hotel Volume / unidades Demanda Tempo .Gestão da Capacidade Produtiva .

Gestão da Capacidade Produtiva ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO PARA EXPANSÃO DA CAPACIDADE As conseqüências nos custos devidas a expansão da capacidade se obtem o ponto de equilíbrio ESCOLHER A CAPACIDADE ÓTIMA PARA CADA LOCAL Balancear os níveis de capacidade das operações na rede e Programar as alterações da capacidade de cada parte da rede .