You are on page 1of 12

Danos Morais*

Os danos morais so aqueles que acabam por abalar a honra, a boa-f subjetiva ou a dignidade das pessoas fsicas ou jurdicas.

Artigo retirado do site: Danos Pode Reparar. http://www.danos.com.br/?x=assunto&codigo=43dfa8be00015&nome= Danos%20Morais

Cont.:

importantssimo, para a comprovao do dano, provar minuciosamente as condies nas quais ocorreram s ofensas moral, boa-f ou dignidade da vtima, as conseqncias do fato para sua vida pessoal, incluindo a repercusso do dano e todos os demais problemas gerados reflexamente por este.

Cont.:

Cada pessoa fsica ou jurdica tem uma situao singular e o dano que lhe for causado lhe acarretar prejuzos de acordo com suas caractersticas. Neste sentido, importante frisar que a fixao de indenizao por danos morais tem o condo de reparar a dor, o sofrimento ou exposio indevida sofrida pela vtima em razo da situao constrangedora, alm de servir para desestimular o ofensor a praticar novamente a conduta que deu origem ao dano.

Alguns Atos Que Caracterizam Dano Moral:

O Assdio Moral

Quando o indivduo tem sua dignidade abalada, atravs da contnua e repetitiva depreciao de sua auto-estima . Podem figurar como sujeitos ativos desta espcie de dano moral tanto as pessoas fsicas como as pessoas jurdicas, uma vez que estas ltimas so responsveis pelos atos de seus prepostos.

Cont.:

De outra parte, somente pessoas fsicas sofrem assdio moral, de modo que, apenas estas que podem ser sujeitos passivos da prtica de tal ato, pois este fere a autoestima do ser humano, minando seu amor prprio e tambm sua confiana quanto capacidade para praticar os mais variados atos.

Cont.:

O fato que o assdio moral configura uma das mais perversas formas de depreciao da auto-estima do indivduo, pois comum verificar a existncia de uma relao de dependncia econmica da vtima para com o ofensor, o que faz com que o primeiro no se veja na condio de impor ao segundo que cesse tal prtica.

O que pode ser considerado Assedio Moral?


Humilhao; Criticas constante com relao ao desenvolvimento do trabalho, colocando em cheque sua competncia; Agresses fsicas e psicolgicas; Falsas acusaes; Brincadeiras incomodas.

O Assedio Sexual tambm considerado Dano Moral.

Assdio sexual toda perseguio insistente que sugere prazer sexual e que cause constrangimento ou afete a dignidade do assediado. No Brasil, em 2001, foi editada a Lei 10.224, de 15/05/01, que tipifica essa conduta.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/482394-ass%C3%A9dio -sexual-dano-moral/#ixzz1cwTKwbRo

Cont.:

Tal norma restringe a figura tpica, pois considera assdio sexual apenas o constrangimento proveniente de superior hierrquico ou de quem tenha ascendncia em virtude de emprego, cargo ou funo.

Cont.:

O empregado assediado pode tambm pleitear indenizao por danos morais, sendo que o empregador responder solidariamente, pois teria agido com culpa 'in eligendo' ou 'in vigilando'. Isso significa que tanto o Dono da empresa, Diretor ou Responsvel, ir responder judicialmente com o Assediador.
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/482394ass%C3%A9dio-sexual-dano-moral/#ixzz1cwTy1wXE

A Importncia da Produo de Provas nas Aes de Reparao de Danos Morais

Para provar a ocorrncia do fato que gerou os danos morais, deve ser amplamente utilizada a produo das provas testemunhais ou periciais, conforme o caso, ou at ambas, sempre visando demonstrar da maneira mais clara possvel como aquela ao ou omisso do causador do dano gerou a situao que acabou por acarretar abalos significativos na vida da vtima.

You might also like