You are on page 1of 18

Murilo Martins

Graduado em Engenharia de Computação – UEMG/2004 Pós-Graduado em Desenvolvimento de Jogos Digitais – IESB/2009 murilofm@gmail.com

 Introdução  Minha carreira  O sucesso e as fases da carreira (Inicio-Meio-Fim)  As caracteríscas dos profissionais de sucesso  Dicas importantes .

 Analista de Testes  Analista de Sistemas  Analista Funcional Júnior  Coordenador de Qualidade  Analista Funcional Pleno .

Um objetivo de vida para muitas pessoas. . Sucesso é a conseqüência de uma oportunidade aproveitada. aquilo que sucede. bom êxito. resultado feliz (Dicionário Aurélio) .Sucesso do latim sucessu.

etc. ser apto a função. nesta fase ele sempre está preocupado em ser competente. . não necessariamente o primeiro emprego mas também como uma nova função ou uma nova empresa que o profissional vai passar a trabalhar o que se espera é que ele possua TALENTO para a atividade que vai desempenhar. já o profissional manifesta um sentimento de SER. No INÍCIO. ser aprovado. ser o mais indicado.

. o profissional gera uma expectativa ligada ao CONHECIMENTO e a COMPETÊNCIA. pessoal ou profissional estão sempre presentes. os funcionários sempre respeitam mais seus chefes se reconhecem neles essas características. No MEIO de uma carreira já possuindo uma certa experiência e também em muitos casos ocupando posições de gerência. Ter uma oportunidade e Ter realizados algumas conquistas de ordem material. Essa fase é a fase do TER. onde Ter o domínio do que faz ou do que precisa ser feito.

. quando analisamos melhor concluímos que é justamente por ser muito político que o profissional se mantém lá. especialmente em posições de diretoria ou de alta gerência é muito comum acharmos que existem pessoas mais capacitadas ou competentes para aquela posição. entretanto. quando os profissionais gostam de contar seus feitos ao longo da carreira ou analisar se fizeram tudo aquilo que gostariam de ter feito. Nessa fase é muito comum a presença de um sentido de FAZER. Já no FINAL de suas carreiras os profissionais aprenderam a trabalhar de forma mais POLÍTICA.

muita consciência de seus pontos fortes e de sua vulnerabilidade e grande capacidade de superar as adversidades. AUTOCONSCIÊNCIA . tem uma auto-estima muito elevada. .são sempre muito confiantes mesmo nas situações em que só eles acreditam que possa dar certo.

. muito focados e objetivos seu comportamento é sempre voltado a cumprir metas e atingir os objetivos estipulados.sempre positivas ou adequadas à cada situação. ATITUDE .

você pode afundar” – Em tempos difíceis como este você deve ser persistente. Como diz Joe Abruzzese – President of Sales for CBS Television Network. “ É como nadar em um rio. deve fazer o dobro de ligações. aquele sentimento de que você conseguiu aquilo que queria.é a qualidade que separa os profissionais de sucesso dos demais. fazer sempre o máximo possível. . se você parar de nadar. PERSISTÊNCIA . lembre-se a persistência lhe confere a maior de todas as vitórias – A VITÓRIA PESSOAL. MAS PORQUÊ DEVO SER PERSISTENTE ? se ainda lhe restar esta dúvida. o dobro de visitas.

trilha e seja qual for a trilha que você escolheu o vai escolher procure reunir as características apresentadas. Recorrendo mais uma vez ao dicionário Aurélio. a palavra carreira vem do latim carraria que significa caminho. .

" . " Seja agradável com as pessoas quando estiver subindo. porque você cruzara' de novo com elas quando estiver descendo.

você não trabalha para a empresa. 1) mantenha o foco: não dá para ser bom em tudo.  2) torne-se um consultor: você tem de ser bom o suficiente em sua área não apenas para vender seus serviços. mas com a empresa. mas para dar opiniões certeiras sobre o negócio do cliente. para ser competitivo é preciso ter posicionamento. .

. você vai virar um mero executor ou repetidor de tarefas. não adianta querer fazer sua opinião prevalecer o tempo todo.  4) saiba ouvir os clientes: você não pode ter com eles uma relação de soberba nem de subserviência. 3) apaixone-se pelo trabalho: se não estiver absolutamente fascinado pelo seu trabalho.

 5) tenha coragem: é preciso ter coragem para mostrar seu ponto-de-vista.  6) transforme tempo em tempo útil: é preciso ter tempo para pensar. . principalmente quando é conveniente para o negócio. investigar e estudar todas as dimensões de qualquer questão ligada aos clientes.

mas lúdico como profissional. tenho de estar por dentro de tudo do gosto do povo. .  8) crie uma cenoura coletiva: sempre recompenso quem faz um bom trabalho. estou sempre atento a tudo no mundo relacionado com a minha meta de fazer comerciais populares. 7) seja sério e lúdico ao mesmo tempo: sou sério como empresário.

elas não mudaram. você vai virar um mero executor ou repetidor de tarefas. não se reinventaram. Enquanto isso ajude seus amigos.  apareça: mantenha sempre seus contatos. antes julgadas interessantes. 9) reinvente-se: algumas pessoas. você um pode precisar de ajuda. amplie sua rede. . 3) apaixone-se pelo trabalho: se não estiver absolutamente fascinado pelo seu trabalho. acabam tornando-se sem graça.

 Contato: murilofm@gmail.com .