You are on page 1of 83

AULA 8

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

AUD I N CIA RE SP OSTA D O R U P ROVAS

AUDINCIA NOES GERAIS


audincia o lugar e o momento em que os juzes ouvem as partes. Tambm significa a sesso marcada ou determinada pelo juiz, perante o qual as partes comparecem e onde so produzidos atos processuais e decises (LEITE, p. 364). Art. 813 - As audincias dos rgos da Justia do Trabalho sero pblicas e realizar-se-o na sede do Juzo ou Tribunal em dias teis previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas, no podendo ultrapassar 5 (cinco) horas seguidas, salvo quando houver matria urgente. 1 - Em casos especiais, poder ser designado outro local para a realizao das audincias, mediante edital afixado na sede do Juzo ou Tribunal, com a antecedncia mnima de 24 (vinte e quatro) horas.

PEGADINHA!!!!!
Qual o horrio para realizao dos atos processuais??? Art. 770. Os atos processuais sero pblicos salvo quando o contrrio determinar o interesse social, e realizar-se-o nos dias teis das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Qual o horrio para realizao das audincias??? Art. 813 - As audincias dos rgos da Justia do Trabalho sero pblicas e realizar-se-o na sede do Juzo ou Tribunal em dias teis previamente fixados, entre 8 (oito) e 18 (dezoito) horas (...)

2 - Sempre que for necessrio, podero ser convocadas audincias extraordinrias, observado o prazo do pargrafo anterior. Art. 814 - s audincias devero estar presentes, comparecendo com a necessria antecedncia os escrives ou secretrios. Regra geral: Publicidade. Excees: intimidade e interesse pblico (CF/88, art. 5, LX; art. 93, IX).

PODER DE POLCIA
CLT, art. 816: O juiz ou presidente manter a ordem nas audincias, podendo mandar retirar do recinto os assistentes que a perturbarem. CPC - Art. 445. O juiz exerce o poder de polcia, competindolhe: I - manter a ordem e o decoro na audincia; II - ordenar que se retirem da sala da audincia os que se comportarem inconvenientemente; III - requisitar, quando necessrio, a fora policial.

COMPARECIMENTO E AUSNCIA INJUSTIFICADA


JUIZ CLT. Art. 815 - hora marcada, o juiz ou presidente declarar aberta a audincia, sendo feita pelo secretrio ou escrivo a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer. Pargrafo nico - Se, at 15 (quinze) minutos aps a hora marcada, o juiz ou presidente no houver comparecido, os presentes podero retirar-se, devendo o ocorrido constar do livro de registro das audincias.

Lei n. 8.906/94 (ESTATUTO DA OAB) Art. 7 So direitos do advogado: (...) XX retirar-se do recinto onde se encontre aguardando prego para ato judicial, aps trinta minutos do horrio designado e ao qual ainda no tenha comparecido a autoridade que deva presidir a ele, mediante comunicao protocolizada em juzo.

PARTES CLT. Art. 843 - Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. No basta a presena do advogado! A parte DEVE estar presente.

1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato.

Art. 844 - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o nocomparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. OJ-SDI1-245 REVELIA. ATRASO. AUDINCIA Inexiste previso legal tolerando atraso comparecimento da parte na audincia. no horrio de

Smula n 122 do TST - REVELIA . ATESTADO MDICO A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia

Preposto: Deve ser empregado, salvo nas reclamaes domsticas ou contra micro e pequeno empresrio. Smula n 377 do TST - PREPOSTO. EXIGNCIA DA CONDIO DE EMPREGADO Exceto quanto reclamao de empregado domstico, ou contra micro ou pequeno empresrio, o preposto deve ser necessariamente empregado do reclamado. Inteligncia do art. 843, 1, da CLT e do art. 54 da Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006.

Preposto e advogado: Vedao de exerccio cumulativo. Art. 23 do Cdigo de tica. Art. 23. defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente.

Aes Plrimas:
Possibilidade de representao dos empregados pelo Sindicato. Tem se admitido a representao por um grupo ou comisso dos litisconsortes a fim de evitar tumulto em audincia. Ao de Cumprimento: Sindicato (substituto processual legitimao extraordinria).

TESTEMUNHAS
As testemunhas devem comparecer audincia independentemente de intimao. CLT, arts. 825, 845, 852-H, 2 e 3. Todavia, na prtica, os juzes tm admitido o arrolamento de testemunhas para que a Justia efetue a intimao. Unidade e Fracionada A rigor, a audincia no rito ordinria deveria ser CONTNUA (CLT, art. 849).

Todavia, na prtica, fraciona-se em trs: 1) INICIAL ou INAUGURAL; 2) INSTRUO e 3) JULGAMENTO. No rito sumarssimo a audincia sempre UNA. Somente em casos excepcionais fracionamento (CLT, art. 852-C). admite-se o seu

RESPOSTA DO RU NOES GERAIS


Fundamentos: inafastabilidade da Jurisdio (CF, ar t. 5 , XXXV), devido processo legal (CF, ar t. 5, LIV) e contraditrio e ampla defesa (CF, ar t. 5, LV). A resposta do ru um corolrio do princpio do contraditrio. Se h ao, deve haver defesa. Espcies Em face da ao proposta , o ru poder adotar diversas condutas: omitir-se (revelia), reconhecer a procedncia do pedido (CPC, ar t. 269, II) ou apresentar resposta (CPC, ar t. 297 ). As respostas so a exceo, a contestao e a reconveno. No Processo do Trabalho a resposta do ru deve ser apresentada em audincia (CLT, ar t. 847).

EXCEO
Em sentido amplo, significa oposio, defesa. Em sentido estrito, trata-se de defesa processual ou indireta, visando dilatar o trmite do processo ou extingui-lo.

A CLT prev as excees de suspeio e de incompetncia relativa (art. 799).


Entretanto, a doutrina majoritria (inclusive LEITE e MARTINS) entende ser possvel a exceo de impedimento.

A exceo ser processada nos mesmos autos. O art. 299 do CPC no aplicvel ao processo do trabalho . Art. 299 - A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais. EXCEO DE SUSPEIO E DE IMPEDIMENTO

As causas de impedimento tm natureza objetiva e representam presunes absolutas de parcialidade do juiz. CPC, art. 134.

Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso;

IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consanguneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau;

V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do n IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz.

As causas de suspeio tm natureza subjetiva, constituindo presunes relativas de parcialidade do juiz. CLT, art. 801 e CPC, art. 135. Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relao pessoa dos litigantes: a) inimizade pessoal; b) amizade ntima; c) parentesco por consanguinidade ou afinidade at o terceiro grau civil; d) interesse particular na causa.

Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes;

II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau;
III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes;

IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

As hipteses previstas na CLT no so numerus clausus . Utilizam-se tambm as do CPC. Se a parte no apresentar exceo de suspeio no momento oportuno, haver precluso. Art. 802 - Apresentada a exceo de suspeio, o juiz ou Tribunal designar audincia dentro de 48 (quarenta e oito) horas, para instruo e julgamento da exceo.

1 - Nas Juntas de Conciliao e Julgamento e nos Tribunais Regionais, julgada procedente a exceo de suspeio, ser logo convocado para a mesma audincia ou sesso, ou para a seguinte, o suplente do membro suspeito, o qual continuar a funcionar no feito at deciso final. Proceder-se- da mesma maneira quando algum dos membros se declarar suspeito. 2 - Se se tratar de suspeio de Juiz de Direito, ser este substitudo na forma da organizao judiciria local. LEITE entende que o art. 802 da CLT atrita-se com a EC 24/1999 (a que extinguiu com a representao classista), pois o prprio juiz peitado ou impedido estaria instruindo e julgando a exceo contra ele oposta.

O julgamento deveria ser feito por rgo colegiado, dele no participando o juiz interessado. Na prtica, a CLT no aplicada. Os regimentos internos dispem a respeito do procedimento de julgamento da exceo de suspeio e de impedimento dos Juzes do Trabalho pelos TRT's. A suspeio e impedimento tambm se aplicam ao membro do Ministrio Pblico, ao serventurio da justia, ao perito e ao intrprete.

EXCEO DE INCOMPETNCIA TERRITORIAL


Ar t. 800 - Apresentada a exceo de incompetncia, abrir-se- vista dos autos ao exceto, por 24 (vinte e quatro) horas improrrogveis , devendo a deciso ser proferida na primeira audincia ou sesso que se seguir. No rito sumarssimo, o juiz julga o incidente em audincia. No rito ordinrio, deveria ser aplicado o ar t. 800/CLT, mas na prtica o juiz acaba julgando em audincia. Inexistindo exceo, haver prorrogao de competncia. Contra a deciso que julgar exceo de incompetncia territorial no cabe recurso imediato, pois trata-se de deciso interlocutria . Exceo ocorre quando for terminativa de feito (CLT, ar t. 799, 2). Nesse sentido a Smula 214 do T ST:

Smula n 214 do IRRECORRIBILIDADE

TST

DECISO

INTERLOCUTRIA .

Na Justia do Trabalho, nos termos do art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hipteses de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

Art. 893, 1, da CLT, as decises interlocutrias no ensejam recurso imediato, salvo nas hiptese de deciso: a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

CONTESTAO
Defesa, pea de resistncia, pea de bloqueio etc. Aplicam-se contestao os princpios da concentrao, da eventualidade e da impugnao especfica (art. 302/CPC).

O ru deve alegar todo e qualquer tipo ou modalidade de resistncia pretenso do autor (concentrao), para que o juiz conhea das posteriores eventualmente (eventualidade), se as anteriores forem repelidas. (LEITE).
A contestao poder ser contra o processo ou contra a ao, bem como contra o mrito.

CONTESTAO PROCESSUAL
A) Alega-se que no foram satisfeitos os pressupostos processuais (incompetncia absoluta, inpcia, coisa julgada, litispendncia etc.) ou a ausncia das condies da ao (legitimidade ad causam, possibilidade jurdica do pedido e interesse processual).

B) CONTESTAO DO MRITO Pode ser direta ou indireta.


B.1) DIRETA Nega-se a existncia dos fatos constitutivos ou dos seus efeitos. No pode ser genrica. Deve ser especfica (CPC, art. 302).

B.2) INDIRETA O ru reconhece o fato constitutivo do direito do autor, mas ope fato impeditivo, modificativo ou extintivo do pedido formulado na petio inicial. *A forma de contestao do mrito influencia o nus da prova. Na contestao direta, o nus da prova permanece com o autor (arts. 818 da CLT e 333, I, do CPC). Na contestao indireta, o nus da prova passa para o ru (arts. 818 da CLT e 333, II, do CPC).

RECONVENO
o contra-ataque. Constitui a ao que o ru prope em face do autor. Com a reconveno haver cumulao objetiva de aes (principal e reconvencional). H controvrsia Trabalho. quanto ao cabimento no Processo do

A corrente majoritria (inclusive LEITE e MARTINS) entende pelo cabimento, por medida de acesso ao Judicirio e celeridade e economia processuais.

Requisitos: a) juiz no pode ser absolutamente incompetente para conhecer da reconveno;

b) compatibilidade entre os ritos procedimentais;


Sustenta-se a incompatibilidade com o rito sumrio (Lei n. 5.584/70, art. 2, 3 e 4) e/ou com o rito sumarssimo (analogia ao art. 31 da Lei n. 9.099/95).

c) haver processo pendente (ao principal em curso). d) haver conexo entre a reconveno e a ao principal ou entre a reconveno e alguns dos fundamentos da defesa.

Segundo LEITE, a compensao poder ser invocada:


a) como matria de defesa, desde que o montante a ser compensado seja igual ou inferior a uma remunerao mensal (art. 477, 5);

b) por meio de reconveno, desde que presentes os pressupostos processuais e requisitos especiais, se o montante a ser compensado for superior ao limite anterior. A reconveno e a ao principal so autnomas entre si. Portanto, o resultado de uma no interfere na outra. Ambas, no entanto, devem ser julgadas na mesma sentena (CPC, art. 318), sob pena de nulidade.

PROVAS CONCEITO
o meio lcito para demonstrar a veracidade ou no de determinado fato com a finalidade de convencer o juiz acerca da sua existncia ou inexistncia. (LEITE, 2005, p. 414). Princpios a) Princpio do Contraditrio e da Ampla Defesa (CF, art. 5, LV) Impe a garantia de manifestao recproca sobre as provas apresentadas e igualdade de oportunidades para a produo das provas.

b) Princpio da Necessidade da Prova necessria a demonstrao das alegaes, pois os fatos alegados e no provados so tidos por inexistentes.

c) Princpio da Unidade da Prova


A prova deve ser examinada em seu conjunto. O juiz deve analisar o conjunto probatrio .

d) Princpio da Proibio da Prova Obtida Ilicitamente (CF, art. 5, LVI). Este princpio mitigado pelo Princpio da Proporcionalidade. A doutrina passou a atenuar a vedao das provas ilcitas visando corrigir distores a que a rigidez da excluso poderia levar em casos de excepcional gravidade. Esta atenuao prev, com base no Princpio da Proporcionalidade, hipteses em que provas ilcitas, em carter excepcional e em casos extremamente graves podero ser utilizadas, pois nenhuma liberdade pblica absoluta, havendo possibilidade em casos delicados, em que se percebe que o direito tutelado mais importante que o direito intimidade, segredo, liberdade de comunicao, por exemplo, de permitir-se sua utilizao. (MORAES, 2003, p. 126).

Em resumo, as liberdade pblicas no podem ser vir de escudo para prticas ilcitas. Logo, haveria ausncia de ilicitude quando a prova fosse produzida em legtima defesa de direitos humanos fundamentais.

e) Princpio do Livre Convencimento ou Persuaso Racional


Previsto expressamente no art. 131 do CPC: O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento. Est implicitamente previsto nos arts. 765 e 832 da CLT.

f) Princpio da Oralidade As provas devem ser produzidas, preferencialmente, em audincia . CLT , ar t. 845: O reclamante e o reclamado comparecero audincia acompanhados das suas testemunhas, apresentando, nessa ocasio, as demais provas . g) Princpio da Imediao o juiz quem colhe, direta e imediatamente, a prova. CLT, ar ts. 848 e 852-D.

h) Princpio da Aquisio Processual


A prova produzida adquirida pelo processo. A prova de interesse pblico e no de interesse privado.

i) Princpio do in dubio pro misero Em caso de dvida razovel, o juiz poder interpretar a prova em benefcio do empregado.

Constitui reflexo do princpio protetor.


Todavia, h controvrsia quanto a sua aplicao no Processo do Trabalho. A melhor doutrina entende pela no aplicao na esfera processual. Em matria de prova, o critrio a ser aplicado o da distribuio do nus da prova.

Nesse sentido: PRINCPIO IN DUBIO PRO MISERO. APLICABILIDADE. No se aplica o princpio in dubio pro misero na valorao da matria ftica, se o empregado no se desincumbe do nus que lhe compete, a teor do art. 818, da CLT. No magistrio de Manoel Antnio Teixeira Filho, referido princpio tem aplicao apenas "em matria de interpretao de norma legal, seja substancial ou processual, deve o Juiz decidir sempre que houver dvida em prol do empregado, porque essa atitude estar perfeitamente cnsona com o carter tuitivo que anima tais normas, notadamente as primeiras." (in "A prova no processo do trabalho", LTr Editora, 4 ed., p. 106).(TRT 3 R. - 5 T. RO 9987/01 Relator Juiz Emerson Alves Lage DJMG 15/09/2001 P. 21).

Srgio Pinto Martins, por sua vez, enumera os seguintes princpios da prova: Necessidade, Unidade, Lealdade, Contraditrio, Igualdade da oportunidade, Oportunidade da prova, Comunho da prova, Legalidade, Imediao, Obrigatoriedade da prova e Aptido para a prova. Merece destaque esse ltimo princpio que significa que a parte que tem melhores condies de fazer a prova o far, por ter melhor acesso a ela ou porque inacessvel parte contrrio . (MARTINS, 2006, p. 308).

OBJETO DA PROVA
Constituem o objeto da prova os fatos relevantes, pertinentes e controvertidos. O direito objetivo no objeto de prova. So as mximas mini factum, dabo tibi jus e jura novit cura. Excees: direito municipal, estadual, distrital, internacional e consuetudinrio (CPC, art. 337). No Processo do Trabalho, a parte dever demonstrar a existncia de instrumento normativo (Conveno Coletiva, Acordo Coletivo e Sentena Normativa) e de norma interna (v.g. Regulamento de empresa) que ampare sua pretenso.

Tambm no constituem objeto de provas os fatos notrios, confessados, incontroversos e em cujo favor milita presuno (CPC, art. 334). Jurisprudncia sobre presuno: Smulas 12, 16, 32, 43, 212, 287 e 338. SMULA 12 DO TST. CARTEIRA PROFISSIONAL. As anotaes apostas pelo empregador na carteira profissional do empregado no geram presuno "juris et de jure", mas apenas "juris tantum".

Existe corrente doutrinria e jurisprudencial que defende que as anotaes na CTPS teriam presuno jure et de jure contra o empregador. Contra ela, cabe registrar a ponderao feita por Raymundo Antonio Carneiro Pinto (2005, p. 63): Discute-se se a presuno seria jure et de jure com relao ao empregador. A nosso ver posio que tem apoio na doutrina e jurisprudncia -, o tratamento, no caso, deve ser igualitrio. O chefe de um setor de pessoal ou um preposto pode por equvoco ou at m-f efetuar uma anotao errada na CTPS, gerando prejuzos empresa. Naturalmente que esta deve ter a oportunidade de provar que o fato ocorreu nessas circunstncias.

NUS DA PROVA
Havendo dvida quanto ao julgamento de determinada causa, o juiz no se exime de julgar. Da a importncia das regras de nus da prova, que servem ao juiz e tambm s partes (orientam a sua atuao). Elas esto previstas no art. 818 da CLT e art. 333 do CPC.

Art. 818 - A prova das alegaes incumbe parte que as fizer. Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato modificativo ou extintivo do direito do autor. impeditivo,

Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte;

II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito.

As regras de nus da prova vm sendo mitigadas (Princpios da Capacidade Probatria e da Distribuio Equnime do nus Probatrio). o que a doutrina denomina de inverso do nus probatrio ou nus dinmico da prova, conforme consagrado pelo CDC, art. 6, VIII: a facilitao da defesa de seus direitos, inclusive com a inverso do nus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critrio do juiz, for verossmil a alegao ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinrias de experincias.

controvertida a questo, mas existe corrente que defende a possibilidade de o juiz do trabalho inverter o onus probandi em outras hipteses que no a evidncia da alegao ou a capacidade probatria das partes. EXEMPLOS DE NUS DA PROVA: a) Existncia da relao de emprego Se o reclamado admitir a prestao de servios, mas alegar relao jurdica diversa como trabalho autnomo ou trabalho eventual, atrair o nus probatrio. O trabalho subordinado presumido.Entendimento majoritrio.

b) Trmino da relao de emprego Smula 212 do TST. DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado.

c) Equiparao salarial Smula 6, VIII, do TST. EQUIPARAO SALARIAL. ART. 461 DA CLT (...) VIII - do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. (ex-Smula n 68 - RA 9/1977, DJ 11 .02.1977)(...).

d) Jornada de Trabalho Smula 338 do TST. JORNADA DE TRABALHO. REGISTRO. NUS DA PROVA . I - nus do empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados o registro da jornada de trabalho na forma do art. 74, 2, da CLT. A no-apresentao injustificada dos controles de frequncia gera presuno relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrrio. II - A presuno de veracidade da jornada de trabalho, ainda que prevista em instrumento normativo, pode ser elidida por prova em contrrio.

III - Os cartes de ponto que demonstram horrios de entrada e sada uniformes so invlidos como meio de prova, invertendo-se o nus da prova, relativo s horas extras, que passa a ser do empregador, prevalecendo a jornada da inicial se dele no se desincumbir. e) Vale-Transporte Orientao Jurisprudencial 215 da SDI-1 do TST. VALE-TRANSPORTE. NUS DA PROVA . do empregado o nus de comprovar que satisfaz os requisitos indispensveis obteno do vale-transporte.

f) Diferenas de FGTS Orientao Jurisprudencial 301 da SDI-1 do TST. FGTS. DIFERENAS. NUS DA PROVA . LEI N 8.036/90, ART. 17. Definido pelo reclamante o perodo no qual no houve depsito do FGTS, ou houve em valor inferior, alegada pela reclamada a inexistncia de diferena nos recolhimentos de FGTS, atrai para si o nus da prova, incumbindo-lhe, portanto, apresentar as guias respectivas, a fim de demonstrar o fato extintivo do direito do autor (art. 818 da CLT c/c art. 333, II, do CPC).

MEIOS DE PROVA
CF, art. 5, LVI: so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos . CPC, art. 332: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

DEPOIMENTO PESSOAL
Com base no art. 848 da CLT, h o entendimento de que a parte no teria o direito de requerer o depoimento pessoal da outra, pois seria uma faculdade do juiz a oitiva das partes. Todavia, o referido dispositivo deve ser conjugado com o art. 820 (As partes e testemunhas sero inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermdio, a requerimento dos vogais, das partes, seus representantes ou advogados. ) .

Logo, o interrogatrio ou depoimento pode ser realizado de ofcio pelo juiz ou a requerimento das partes.

Para Valentim Carrion (2006, p. 700): O depoimento dos litigantes a mais pura e direta fonte de informao e convico; o nus da prova que pesa sobre cada uma das partes no pode depender da disposio do juiz em ouvir ou no o adversrio, e seu indeferimento constitui gravssimo cerceamento de defesa.

CONFISSO
a admisso da verdade de um fato que contrrio ao seu interesse e favorvel ao seu adversrio. CPC, arts. 348/354. A confisso pode ser:

a) real ocorre de forma expressa e realizada atravs de depoimento (presuno absoluta);


b) ficta gera apenas a presuno juris tantum, prevalecendo enquanto no houver outros meios probatrios capazes de afast-la. Exemplo: Smula 74 do TST.

Smula n 74 do TST - CONFISSO. I Aplica-se a confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, na qual deveria depor. II - A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (art. 400, I, CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. III- A vedao produo de prova posterior pela parte confessa somente a ela se aplica, no afetando o exerccio, pelo magistrado, do poder/dever de conduzir o processo.

c) judicial ocorre no processo (espontnea ou provocada, por meio do depoimento). d) extrajudicial realizada fora do processo. Tem a mesma eficcia da judicial se feita outra parte ou a seu representante. Se feita a terceiros, ser valorada pelo juiz. * A confisso extrajudicial cabvel no processo do trabalho? Em relao reclamada, no h problema. Quanto ao reclamante, parte da doutrina entende que no se aplica, em face do princpio da indisponibilidade e diante de seu estado de subordinao. H quem defenda a sua possibilidade, desde que a confisso seja idnea (sem vcios), sempre sendo possvel ao juiz fazer essa averiguao.

*Pode haver confisso do menor? O representante pode confessar? Somente o titular da relao jurdica de direito material pode confessar e NO se permite a confisso do absolutamente incapaz (indisponibilidade). O ato poder ser valorizado pelo juiz (arts. 93, CF; e 131 , CPC).

PROVA TESTEMUNHAL
Crtica: meio de prova considerado mais inseguro, pois carrega muito subjetivismo. A limitao prevista no art. 401 do CPC (A prova exclusivamente testemunhal s se admite nos contratos cujo valor no exceda o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no pas, ao tempo em que foram celebrados. ) no se aplica ao Processo do Trabalho. Incompatvel.

CAPACIDADE, IMPEDIMENTO E SUSPEIO


Todas as pessoas podem depor como testemunhas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. CLT, art. 829 e CPC, art. 405. No h suspeio pelo simples fato da testemunha estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador (Smula 357 do TST). *A questo da troca de favores . Relativizao, cautela. *Menor pode depor? Sim, nos termos do art. 228, pargrafo nico, do CC. Todavia, STJ tem exigido tambm que a oitiva possa resguardar um direito dele (incapaz), deve benefici-lo.

As testemunhas colaboram com a Justia e por isso no podero sobre qualquer desconto pelas faltas ao servio (CLT, art. 822). Aplicam-se as disposies do CPC referentes ordem de oitiva de testemunhas (art. 413) e contradio (art. 414, 1). NMERO No Processo do Trabalho, as partes podero trazer 2, 3 e 6 testemunhas, conforme se tratar de rito sumarssimo, ordinrio e inqurito judicial para apurao de falta grave. Esse limite para as partes (total), no para o juiz ou para as chamadas testemunhas do juzo .

No h obrigatoriedade de apresentao de rol de testemunhas (CLT, ar ts. 825 e 845). Rito sumarssimo: a testemunha convidada . REGISTRO O depoimento das testemunhas ficar registrado : a) rito ordinrio - o resumo (CLT, ar t. 828, pargrafo nico); b) rito sumarssimo essencial e informaes teis (CLT, ar t. 852-F) e c) rito sumrio concluso quanto matria ftica (Lei 5.584/70, ar t. 2, 3).

LIMITE TEMPORAL: Orientao Jurisprudencial 233 da SDI-1 do TST. HORAS EXTRAS. COMPROVAO DE PARTE ALEGADO. DO PERODO

A deciso que defere horas extras com base em prova oral ou documental no ficar limitada ao tempo por ela abrangido, desde que o julgador fique convencido de que o procedimento questionado superou aquele perodo.

PROVA DOCUMENTAL
A CLT dispe de forma assistemtica documental: arts. 777, 780, 787 e 830. Aplicao subsidiariamente o CPC. Os documentos pblicos e privados tm valor probante relativo. Os pblicos geram presuno dos fatos que ocorrem para sua produo e presenciados pela autoridade que os produziu. Devem ser juntados com a inicial ou com a defesa, podendo ser juntados posteriormente se forem novos (CLT, art. 787; CPC, arts. 396 e 397 e Smula 8 do TST). sobre a prova

Art. 830. O documento em cpia oferecido para prova poder ser declarado autntico pelo prprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal. Pargrafo nico. Impugnada a autenticidade da cpia, a parte que a produziu ser intimada para apresentar cpias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventurio competente proceder conferncia e certificar a conformidade entre esses documentos.

O art. 830 da CLT j vinha sendo mitigado. Nesse sentido a OJ 36 da SDI-1 do TST, a qual assevera que a cpia de instrumento normativo possui valor probante quando no impugnado o seu contedo. 36. INSTRUMENTO NORMATIVO. CPIA NO AUTENTICADA . DOCUMENTO COMUM S PARTES. VALIDADE O instrumento normativo em cpia no autenticada possui valor probante, desde que no haja impugnao ao seu contedo, eis que se trata de documento comum s partes.

Alguns fatos somente so demonstrados por prova documental como, por exemplo, pagamento de salrios (CLT, art. 464) e acordo de prorrogao de jornada (CLT, art. 59).A validade da quitao tratada pela Smula 330 do TST:

Smula n 330 do TST - QUITAO. VALIDADE A quitao passada pelo empregado, com assistncia de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com obser vncia dos requisitos exigidos nos pargrafos do art. 477 da CLT, tem eficcia liberatria em relao s parcelas expressamente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especificada ao valor dado parcela ou parcelas impugnadas. I - A quitao no abrange parcelas no consignadas no recibo de quitao e, conseqentemente, seus reflexos em outras parcelas, ainda que estas constem desse recibo. II - Quanto a direitos que deveriam ter sido satisfeitos durante a vigncia do contrato de trabalho, a quitao vlida em relao ao perodo expressamente consignado no recibo de quitao.

INCIDENTE DE FALSIDADE E EXIBIO DE DOCUMENTOS


CLT omissa. CPC, arts. 355/363 e 390/395. O CPC considera que o incidente deve ser resolvido por sentena (art. 395), formando-se coisa julgada inter partes (majoritria). No processo do trabalho, independentemente processa-se o incidente de falsidade. do vcio,

Porm, sem os formalismos do CPC. Normalmente a questo resolvida na instruo processual. A deciso que julga o incidente de falsidade, conforme jurisprudncia e doutrina dominante trabalhista, possui natureza interlocutria, no cabendo, em regra, recurso.

PROVA PERICIAL
As definies e disposies do CPC, arts. 145 e 420/439 so aplicveis, desde que no contrariarem disposies expressas da CLT. Cabe destacar que em relao ao adicional de insalubridade ou periculosidade a produo de prova pericial obrigatria, nos termos do art. 195, caput e 2, da CLT, ainda que o reclamado seja revel e haja confisso ficta quanto matria de fato.

Poder ser realizada por engenheiro ou mdico, nos termos da OJ 165 da SDI-1/TST.

A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais da parte sucumbente na pretenso objeto da percia, salvo se beneficiria de justia gratuita (CLT, art. 790-B). Nas reclamaes decorrentes de relao de emprego, adiantamento ou depsito prvio dos honorrios periciais no compatvel com o processo trabalhista. Nesse sentido, OJ 98/SDI-2:

MANDADO DE SEGURANA . CABVEL PARA ATACAR EXIGNCIA DE DEPSITO PRVIO DE HONORRIOS PERICIAIS. ilegal a exigncia de depsito prvio para custeio dos honorrios periciais, dada a incompatibilidade com o processo do trabalho, sendo cabvel o mandado de segurana visando realizao da percia, independentemente do depsito.

Todavia, nas relaes de trabalho, esse adiantamento ou depsito poder ser exigido, conforme pargrafo nico do art. 6 da Instruo Normativa n. 27/2005 do TST. Procedimento: designao de percia apresentao de quesitos e indicao de assistentes tcnicos (5 dias) laudo vista s partes. Poder o juiz ouvir o perito em audincia (CLT, art. 827) ou designar nova percia. Juiz no est vinculado ao laudo (art. 436 do CPC). Cautela e moderao. Razoabilidade.

PROVA PERICIAL EMPRESTADA Possibilidade de realizao da prova pericial emprestada, nos termos da OJ 278 da SDI-1 do TST:

ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. PERCIA . LOCAL DE TRABALHO. DESATIVADO. A realizao de percia obrigatria para a verificao de insalubridade. Quando no for possvel sua realizao, como em caso de fechamento da empresa, poder o julgador utilizar-se de outros meios de prova.

INSPEO JUDICIAL
No meio de prova. Ato de conhecimento dos fatos pelo juiz. A CLT omissa. Aplicao subsidiria do CPC (arts. 440/443). No muito usual. Em determinadas situaes, pode ser eficaz. Art. 440. O juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato, que interesse deciso da causa. Art. 441 . Ao realizar a inspeo direta, o juiz poder ser assistido de um ou mais peritos.

Art. 442. O juiz ir ao local, onde se encontre a pessoa ou coisa, quando: I- julgar necessrio para a melhor verificao ou interpretao dos fatos que deva observar; II- a coisa no puder ser apresentada em juzo, considerveis despesas ou graves dificuldades; III- determinar a reconstituio dos fatos. sem

Pargrafo nico. As partes tm sempre direito a assistir inspeo, prestando esclarecimentos e fazendo observaes que reputem de interesse para a causa. Art. 443. Concluda a diligncia, o juiz mandar lavrar auto circunstanciado, mencionando nele tudo quanto for til ao julgamento da causa. Pargrafo nico. O auto poder ser instrudo com desenho, grfico ou fotografia.

You might also like