You are on page 1of 37

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB CENTRO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA COMPONENTE CURRICULAR: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

A ODONTOLOGIA PROFESSORA: ANA VIRGINIA

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ODONTOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA PARA PERPETUAÇÃO DE UM ESTERIOTIPO NEGATIVO

O QUE É REPRESENTAÇÃO SOCIAL?

idéias e manifestações culturais que caracterizam um determinado grupo. verificando assim a troca de conhecimentos que a representação social é capaz de promover dentro do grupo.   . Serge Moscovici Para de entender as relações humanas. é necessário fazer uma análise do coletivo.Representação Social  Explicações.

apoiado nessa linguagem. Através da linguagem e do aparelho cognitivo. é a soma total do que ‘todos sabem’ sobre um mundo social que. de uma vez. o homem objetiva o mundo. . 1982). provê as regras do comportamento adequado. esse mundo que enfrenta como uma faticidade objetiva” (DURKHEIM.Representação Social  “O conhecimento que o homem tem do mundo real é um conhecimento préteórico.

.

Representação Social do Dentista  Imagem fortemente ligada à dor e ao medo Alto custo do tratamento Mal necessário   .

Contexto Histórico do Tratamento Odontológico  Odontologia primitiva e rudimentar: práticas mutiladoras e extremamente dolorosas Odontologia vista como atividade de saúde secundária. Barbeiro ou Sangrador    Instrumental inadequado .

Alienação Do latim. “alienare” que significa “que pertence a um outro” “Perda da identidade individual” “Torna o homem estranho a si mesmo” .

Filmes .

Pequena Loja de Horrores (1986).  . agressivo e viciado.Comédia Sadismo  Características do profissional:vilão.

Paixão de Alto RiscoSuspense Figura feminina  Características do tratamento: falta de biossegurança  .

O dentista II (1998) -terror .O dentista I (1996).

Feinstone enlouquece e tortura os seus pacientes.  Características do profissional: agressivo. obsessivo-compulsivo. O dentista II (1998) -terror Dr.O dentista I (1996). psicopata  .

 Características do profissional: atrapalhado  Falta de biossegurança.Meu Vizinho Mafioso (2000) Problemas financeiros Herdou o consultório do seu sogro. dor. medo   .

 . mercenário.Neve Pra Cachorro – comédia Bem sucedido após herdar a clínica do pai  Características do profissional: amistoso.

galanteador.Comédia romântica Dentista bem sucedido  Não tem sorte no amor  Melhor amigo.  .Maldita Sorte . cirurgiãoplástico  Características do profissional: amistoso.

 Características do profissional: pouco comunicativo  .A Vida Secreta dos Dentistasdrama Problemas familiares atrapalham no trabalho.

dentistas considerados burgueses revolucionários.Balzac e a Costureirinha Chinesa (2002) – drama  Anos 70. .

Comédia  Jogador de hóquei arrancava os dentes de seus adversários. .O Fada do Dente (2010).

Procurando Nemo (2003) animação. sádico. .  profissional atrapalhado. agressivo. pouco comunicativo.infantil Retrata:  o medo dos pacientes a sala de espera.

 . Características do profissional: agressivo. vilão.A Fantástica Fabrica de Chocolate 2005.Aventura  Dentista. proibia o filho de comer doces pra que ele não tivesse cáries.

. dominado pela noiva. Não Case (2009) – Comédia  Dentista é encarado como um rapaz certinho.Se Beber.

Características do profissional: pouco comunicativo. agressivo.Premonição 2  Dentista homossexual.  . droga os pacientes e comete assédio sexual. obsessivocompulsivo.

Avatar (2009)  Referência pejorativa ao dentista. .

Toma Lá Dá Cá  Diogo Vilela interpreta um dentista desajustado e endividado que não sege as regras de biossegurança. . Apresenta um enorme descaso com a profissão.

Charges e cartoons .

Charges e cartoons .

 Profissional frustrado.Discussão Aspectos negativos:  Medo (80%) e dor (73.3%). Odontologia de mercado   . Figura masculina.

Como mudar essa visão? .

Psicologia.. Melhorar o contato com o paciente Campanhas educativas Valorizar os componentes da área de humanas do curso de Odontologia (Sociologia.)   .. Antropologia.

 Reavaliar o exercício profissional e aprimorar o atendimento Tornar mais agradável e atrativo o aspecto do consultório.  .

características negativas relacionadas as dentista e ao tratamento odontológico” .ainda prevalecem.Conclusão “Apesar da discussão acerca da humanização do atendimento em saúde não ser um tema recente. nas produções cinematográficas e no imaginário coletivo.

haja visto a possibilidade de um maior alcance. Fácil acesso aos meios de comunicação. e a influência destes na formação de seus valores e ideais “E importante que os meios de comunicação participem das ações de promoção da saúde.”  . principalmente da TV.

.

"A televisão me deixou burro. muito burro demais. fala pra mãe que tudo que a antena captar meu coração captura.. E agora eu vivo dentro desta jaula junto dos animais.” Arnaldo Antunes. Ô Cride. Agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais.. Marcelo Fromer e Toni Belotto .