You are on page 1of 22

INJEO E EXTRUSO DE POLMEROS

ARTHUR CARVALHO
DOUGLAS MARTINS BRITO JANDER ZANON JSSYCA FERNANDA S. QUEIROZ MURILLO HUMBERTO

Diferena entre Mquinas: Injetora e Extrusora


Na injetora, o resfriamento ocorre dentro do molde, sendo que o avano da rosca comprime o material fundido, o que em alguns casos, pode gerar rebarbas. A extrusora gera produtos contnuos, pois a rosca gira e envia material constantemente para a matriz. A pea resfriada em uma banheira com gua.

Processo de Injeo de Polmeros


um processo de transformao de plsticos similar fundio sob presso de metais. O plstico, na forma de grnulos ou p, plastificado num equipamento similar a uma extrusora. Aps a plastificao do polmero, o parafuso atua como um mbolo, injetando-o de uma vez s num molde.

Processo de Injeo de Polmeros


Utilizar este processo onde uma grande quantidade de peas solicitada, a repetitividade alta. A aparncia, a fora, a resistncia, o tamanho, a forma e o custo da pea dependem da qualidade do molde. Procura-se aquecer a matriz (molde), para uma melhor fluidez e equilbrio trmico, deixando-a na faixa de trabalho de 215 a 300 . Para um melhor preenchimento da matriz e um aumento na qualidade do acabamento superficial da pea, utilizam-se lubrificantes para reduzir os atritos envolvidos no processo produtivo.

Componentes da Injetora

Processo de Injeo de Polmeros


Peas plsticas produzidas por processo de Injeo

Moldagem de Plsticos por Injeo


Os materiais plsticos so naturais ou artificiais, de origem orgnica podem ser moldados quando submetidos a determinadas condies. O componente bsico a resina, classificada em termoplstica e termorrgida.

Moldagem de Plsticos por Injeo


Moldagem das Resinas:
Termorrgidas: os componentes so misturados no molde ou na mquina e o endurecimento ocorre por meio de reaes qumicas, chamadas de reaes de cura.
Termoplsticas: a resina plastificada (amolecida) no interior do cilindro pela rosca e injetada neste estado no molde. No interior do molde, ela solidificada por meio de resfriamento e, portanto, no ocorrem reaes qumicas.

Moldagem de Plsticos por Injeo


Princpios bsicos do Molde:

O Material lquido entra em contato com a cavidade no formato da pea desejada, para que quando solidificado fique idntico a matriz.

Resfriamento do Molde
Depois que ocorre o processo de injeo do plstico nas cavidades do molde necessrio um pequeno tempo de resfriamento, afim de completar a solidificao. Esse processo de resfriamento do produto tambm pode ser auxiliado por um fluxo interno ao molde laminar ou turbulento de gua. Aps o processo de resfriamento hora de extrair o produto da cavidade do molde, para isso usado outro sistema mecnico, esse sistema denominado Sistema de Extrao.

Ciclo de Moldagem por Injeo

O ciclo de operao, durante a moldagem por injeo composto por 7 etapas:


Fechamento do molde;

1.

2.
3.

Avano da unidade de injeo (ou encoste);


Injeo, perodo em que a unidade de injeo permanece na posio avanada durante um tempo determinado em funo da natureza do material, do tamanho e da forma do produto a ser moldado; Recalque, onde feita a compactao do material plstico para compensao da contrao do mesmo no interior da cavidade do molde; Recuo do canho; Dosagem do material a ser injetado; Abertura do molde e extrao da pea, aps o produto moldado ter resfriado.

4. 5. 6. 7.

Ciclo de Moldagem por Injeo


Representao do Ciclo:

Tipos de Mquinas de Injeo


Dois tipos de Injetoras: Pisto e Parafusos. Injetora a Pisto Simples Usa o pisto para fora o material contra um difusor, ou torpedo. O calor suprimido por resistncias eltricas. Injetora de Pisto Duplo Usa um pisto de um estgio para plastificar a resina e fora-la a um segundo cilindro. O segundo injeta o material na cavidade do molde. Injetora de Parafuso Usa uma rosca fixa para plastificar a resina e for-la a um cilindro que injeta o material na cavidade do molde

Exemplo de uma Mquina Injetora


A - Base; Estrutura

B - Conjunto Injetor
C - Placa Estacionria ou Fixa D - Placa Mvel E - Conjunto de Fechamento F - Circuito Hidrulico

Processo de Injeo
Vantagens
Peas podem ser produzidas com altas taxas de produtividade;

Produo de peas com grandes volumes;


Custo de mo de obra relativamente baixo; Peas requerem pouco ou nenhum acabamento;

As peas podem ser moldadas com insertos metlicos.

Processo de Injeo
Desvantagens
Competio acirrada oferece baixa margem de lucro;

Moldes possuem preo elevado em comparao a outros processos;


Falta de conhecimento nos fundamentos do processo causa problemas.

Processo de Extruso de Polmeros


Processo utilizado para gerao e uso de matrias primas e sua transformao contnua em produto. utilizado para polmeros termorrgidos e termoplsticos.

Componentes da Extrusora
Funil de Alimentao: Adio do polmero, aditivos e cargas; Rosca ou Parafuso: Impulsiona o polmero etapa mais importante do processo; Canho Cilndrico; Resistncias eltricas: Termo elementos para aquecimento diferenciado das zonas; Tela: Filtragem do fundido para remoo de resduos slidos e memria do polmero; Matriz: Moldagem do polmero ou definio da sua forma slida; Resfriamento: Solidificao do Polmero; Corte: Definio do Comprimento da Pea.

Componentes da Extrusora

Um mecanismo em forma de rosca empurra o termoplstico aquecido e


aditivos, atravs de uma abertura da matriz para produzir sacos plsticos, etc. Uma extrusora industrial pode ter de 18 a 21 m de comprimento.

Tipos de Mquinas de Extruso


Extruso de filmes tubulares: Este mtodo usado quando se deseja a fabricao de filmes plsticos para criar sacolas de compras e objetos semelhantes a isso. geralmente semelhante a uma extruso normal, com exceo do molde; Extruso de chapas ou filmes: Este mtodo chamado de termoformao, em que uma folha exposta ao calor, at que se transforme em plstico macio, para que possa ser moldado em qualquer forma. Mas, se o vcuo for utilizado, o mtodo chamado de formao de vcuo; Extruso de tubulao: Neste processo, as extrusoras de plstico so utilizadas para criar tubos como tubagens mdicas e canudos. possvel utilizar um ou vrios moldes, dependendo do nmero de furos necessrios.

Processo de Extruso
Vantagens
Baixo Custo: A moldagem por extruso tem um custo relativamente menor em comparao aos outros processos de moldagem. Utiliza-se sobras de materiais normalmente descartados, como resduos de outros processos. Isso diminui a matria prima e os custos de eliminao; Flexibilidade: Permite a fabricao de produtos que combinem atributos de plstico, como superfcies duras e macias; Alteraes ps-extruso: O plstico permanece quente quando sai da extrusora, o que permite ser manipulado depois do processo.

Processo de Extruso
Desvantagens Variao de Tamanho: Quando sai do extrusor, o plstico quente frequentemente se expande, sendo que prever o grau desta expanso incerto; Limitaes do Produto: A natureza do processo de moldagem por extruso limita os tipos de produtos eu podem ser fabricados.

You might also like