DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Liderança

Paula Mota

O que irão aprender:
Liderança  Entendendo a si mesmo  Prerrogativas e encargos da posição de líder  Competência  Entendendo de gente  Motivando pessoas  Trabalho em equipe  O poder da comunicação nas relações interpessoais

Liderança.....

 O significado de liderar  Exercício de liderar  Líder nasce pronto ou pode aprender a ser?

LIDERANÇA: uma definição

“Entende-se por liderança o ato de conduzir pessoas em direção a objetivos comuns, através da inspiração e da criação de condições necessárias”

Alguns fatos sobre Liderança
Liderança é uma habilidade latente em todas as pessoas. Todos possuem potencial para liderar, assim como todos têm potencial para praticar esportes ou atividades artísticas Por ser uma competência, liderança pode ser aprendida e desenvolvida O líder é um desenvolvedor de pessoas Liderança é, muito mais, um processo de dar poder às demais pessoas do que o exercício pessoal do poder Liderança existe em todos os níveis de uma organização, e não apenas no topo Lideres não são, necessariamente, pessoas carismáticas Líderes são, acima de tudo, seres humanos

Afinal, o que os Líderes fazem?

1. Definem as tarefas e cobram os resultados

2. Influenciam mentalidades e comportamentos

Como os Líderes agem . . .
1. Líderes Inspiram - (missões, causas e não apenas tarefas) 2. Líderes Mobilizam - (exemplo, legitimidade) 3. Líderes Criam Condições - (capacitação, ferramentas, estratégias) 4. Líderes Comemoram - (reconhecimento, validação)

Pergunte-se. Quais são: Meus valores? ______________________________________________ Meus sonhos? ______________________________________________ Meus medos? ______________________________________________ Meus desafios? ______________________________________________ Minhas oportunidades? ______________________________________________ Minhas forças (alcances)? ______________________________________________ Minhas fraquezas (limites)? ______________________________________________

Lembre-se . . .
. . . valores são nossas crenças mais profundas. Aquilo em que acreditamos e que nos leva a agir como agimos. Conheça bem seus valores para saber quem você é de fato.

Reflita sobre o que tudo isso significa para você. Pense que se caso fosse líder, se suas características pessoais são as mesmas que seus liderados esperariam encontrar em você.

Prerrogativa e encargos

Prerrogativa significa privilégio, regalia. Vantagem com que se distingue uma pessoa. Encargo significa incumbência, obrigação. Condição onerosa ou restritiva de vantagem.

Prerrogativas Poder influenciar Liberdade Dinheiro Poder

Encargos Preocupação Solidão Stress Responsabilidade

Mais ?

Questão muito importante: Entendendo que liderar tem prerrogativas, vantagens, mas também tem encargos, responsabilidades, você, conscientemente, deseja desenvolver-se como líder?

REFLITA

Competência
Podemos definir competência como a capacidade de uma pessoa, um grupo de pessoas, uma organização e até um país, para resolver problemas, atingir resultados e também a capacidade de competir. A competência é o pressuposto da competitividade. Liderança é um tipo de competência, portanto, pode ser aprendida e desenvolvida. A competência de um líder é formada pela CHAVE: reunião de Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Ética

Como se percebe a competência de um líder? Dê alguns exemplos de situações reais ou imaginadas.

Entendendo de gente

Feita a escolha de ser líder, outro ponto fundamental é entender que um líder não existe sem as pessoas à sua volta. Ainda que suas idéias se choquem com a opinião dos outros, ainda que aqueles à sua volta sejam três ou trezentos, não se deve perder a perspectiva de que um líder existe em função dos outros.

Comportamento humano é a
expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos, tais como: motivação, valores, personalidade, cultura, papéis sociais e experiências.