Bem Vindos

Curso Comunicação Oral

Regina Batista Dantas
Psicóloga
Credenciada ERDantas Consultoria & Treinamento Empresarial do
SEBRAE/PA

Objetivo Curso
Desenvolver a Compreensão e a
Habilidade de Falar em Público.

Apresentação dos Encontros

E

1:
 E 2:
E

3:
 E 4:
 E 5:

Desenvolvendo a autoconfiança
Os recursos de apoio numa
apresentação.
Planejamento
Ciclo de palestras
Ciclo de palestras.
CH: 20h

E I – Desenvolvendo a Auto Confiança .

Reflexão Texto Seja Você Mesmo Entendendo Os Outros .

2. 1 .tarjetas  Exemplo: R OBS E RVADORA G ENTIL OT I MISTA N A .Apresentação Individual – Auto Imagem Ex.

Apresentação Individual 1º momento Pontos Fortes Quando Fala em Público Pontos Fracos Quando Fala em Público Desenho que represente Você / Identidade Expectativa do Curso Tipo de Comunicador que deseja ser .

.Identificar PONTOS NEGATIVOS / ERROS na apresentação. .Apresentação Individual - 2º momento Exercício “Te Vi Na TV” . ERROS serão relacionados a algumas Técnicas de Comunicação e produzirão informação e conhecimento para todos.Identificar PONTOS POSITIVOS na apresentação.

flip .

Postura Correta do Orador  Naturalidade do gesto  Posição das pernas  Movimento das mãos  Posição da cabeça  O Olhar  Semblante sempre descontraído. . se possível sorridente.

. Você não está acostumado a falar em público .O Medo / a Ansiedade que todos sentem ao falar em público aparece porque.

.. É necessário integrar Mente e Corpo.. Pense e Aja Diferente” É no Cérebro que nasce a Comunicação.Exposição Interativa Texto “Use o Cérebro e seu Corpo.

seu corpo contagiará medo.Que adianta você saber (mente) o que deve fazer (corpo) para demonstrar segurança ou combater o medo? Se você permanecer com medo. . insegurança. logo.

Cuide da sua Imagem (Física / Emocional) . Você comunica aquilo que você está sendo. Você é a própria mensagem.Quando você se comunica. você não comunica o conteúdo de uma mensagem. antes de comunicar o conteúdo sobre o qual está falando.

pernas. O Corpo Fala . mobilizado na comunicação. Canais de expressão do carisma: braços. expressão do rosto. voz. presente. seu peito precisa estar “vivo”. Para estar motivado. olhar.Expresse seu carisma ativando no seu corpo a fonte e os canais do carisma durante a comunicação. peito. quadril / „cadeiras‟. precisam permitir a passagem do que vem do peito.

Exercício Respiratório Ritmo I/E Tonicidade da Voz Cordas Vocais Dicção Articula -ção Integração Abraço Musical das Vogais Sequenciais dos Nomes .

.Exercícios de Dicção e Articulação Dicção no processo da Comunicação Destrava-Língua O arcebispo de Constantinopla será desarcebispoconstantinopolizado Quem o desarcebispoconstantinopolizará? Quem o desarcebispoconstantinopolizar bom desarcebispoconstantinopolizador será.

Exercícios de Aquecimento Vocal Tagarelarei Destrava língua Tagarelarás Tagarelará Tagarelaremos Tagarelareis Tagarelarão .

. • Imitar o som do uso dos freios do carro.Práticas de Aquecimento Vocal para melhorar a Dicção. • Cantar com a caneta na boca. • Imitar beijo estalado. • Respiração diafragmática. • Fazer psiu. • Cantar música com a boca fechada. . • Falar as VOGAIS com a cabeça levantada – estilo gargarejo. o tom. a ansiedade ao falar.

 Após „aquecer‟ a voz:  Treinar a postura de falar em público e detectar possíveis erros de dicção.  Recitar em frente ao espelho por 15‟ um texto livre. .

Como eliminar „Medos‟ / Ansiedades / Tensões Relaxamento Exercícios leves (Musculares / Faciais) Identificar Sintomas / Sinais Identificar os Medos * Respirar Corretamente Preparar-se espiritualmente e emocionalmente .

Planejamento Meta – Plano de Ação Meta Plano de Ação Objetivo / Sonho / Desejo .

Onde Queremos Estar ? Onde Estamos ? .

) ITEM DE Como será avaliada a eficácia da CONTROLE ação? PD CA .. financeiros.O QUE P L A N O D E A Ç Ã O POR QUE QUEM QUANDO COMO QUANTO Qual a ação planejada? Por que esta ação será implantada ou implementada? Quem é responsável pela condução desta ação? Quando esta ação será implementada? Como será executada a ação? Quanto será gasto para executar a ação? (recursos materiais.

Exercício Individual Identificar *Medo (s) / Ansiedade (s) quando fala ( ou pensa) em Falar em Público Colocar na (s) ponta (s) da Estrela .DG Estrela .

.DG .Planejamento – em Grupo Identificar Medos comuns Plano de Ação coletivo para eliminar esse (s) medo (s).

reunir maior número de informações. Leve seu „script‟ sempre. .Planejamento / Plano de Ação para cada Medo identificado 1 . conversar com quem sabe mais. na net. Ler de novo e escrever só o que marcou. O discurso escrito é diferente de um falado. Ao reescrever. acessíveis e quando usar uma complexa (consultar dicionário). Ler tudo e marcar/destacar o que é importante.Medo de Esquecer o conteúdo: Dominar o assunto: Pesquisar em livros. utilizar palavras simples.

. checar de novo e deixar tudo no ponto para ser exibido.  Chegar mais cedo.   Levar sempre a apresentação em mais de um formato. Procurar saber como o sistema de som funciona.2 .Medo do equipamento não funcionar?  Checar tudo com antecedência.  Ver se o local onde está o equipamento é adequado para o público e para você.

. usando um dos recursos apresentados.. . Venda essa Ideia para esta plateia.DG das novas Profissões no Mercado de Trabalho Conversem no grupo sobre essa Nova Profissão e de forma criativa e dinâmica.

cartaz. data show. DVD/vídeos.microfone e tribuna.. . disponíveis no espaço de apresentação servem para facilitar a comunicação entre o Orador e o Público. banner.Os recursos audiovisuais retroprojetor. e os de apoio . flip chart. quadro.

Exposição Interativa Texto .Saber Contextualizar .

A Responsabilidade da Comunicação é de quem Comunica Leitura conjunta dos recursos .Os Recursos Audiovisuais dão apoio junto ao público para  Garantir a uniformidade da mensagem  Compreender melhor o fluxo da apresentação  Prender mais a atenção do público  Permitir lembrar-se dos pontos mais importantes da apresentação.

.Síntese Porque – O Orador é o Principal Recurso de uma Apresentação No cartão .Usar sempre o Cartão .Usar palavras chaves com as idéias centrais da apresentação (tópicos e subtópicos) de forma legível.

Técnica e Prática Elementos fundamentais para garantir a segurança e a fluência para quem quer falar em público.Texto: Conhecimento. .

 2. . Definir o tema que será abordado. Delimitar tópico dentro do tema de acordo com o objetivo que deseja alcançar.  4. Escrever o objetivo que pretende alcançar com a sua fala. Fazer pesquisa mais aprofundada sobre o tema e os tópicos.Passos para construção de uma apresentação  1.  3.

 5. gravador. fatos. informações. colocar as idéias. praticar. Com folha de papel e caneta (ou computador). Organizar a fala de acordo com o método. praticar usando vídeo. conhecimentos. esquema. . Preparar os recursos audiovisuais. Reduzir a fala em cartão – síntese. ou um amigo e adequar a apresentação no tempo real disponível. espelho. Ensaiar.  9.   10. acerca do tema (técnica da chuva de idéias). praticar até sentir desenvoltura e segurança. roteiro a ser adotado.  7. argumentos.  6. Praticar.  8.

Etapas da Apresentação  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão .

Introdução deve ser  Criativa  Aguçar  Empática a criatividade do público com as expectativas e necessidades do público  Motivadora  Usar a voz natural. .

.  Usar a voz do entusiasmo. um clima propício para o aprendizado.  Sempre  Criar que possível envolver o público.Desenvolvimento  Ser didático. uma ideia de cada vez.

Conclusão  Ser precisa nas frases e palavras. .  Usar a voz emotiva.  Promover a reflexão e ação para a mudança em direção aos objetivos propostos pelo orador.

Exercício Individual de Planejamento para Apresentação de um tema livre Tempo: 3’ Recursos: escolher um dos disponíveis .

  Orador – até 3‟ para exposição.  O Mestre de Cerimônia não será avaliado nesse papel. . conforme agendado pelas duplas. Na Ficha de Avaliação do Grupo deverá ser lançada a média .Lembretes na Apresentação do Ciclo de Palestras  Um bom Orador é antes de tudo um excelente Ouvinte.5 a 10 .  A Ficha Individual (com o nome de cada um) deve ser preenchida somente após a apresentação de todos.  O Mestre de Cerimônia da 1ª dupla abrirá o evento saudando a todos e apresentando o 1º Orador/Tema.de cada um para cada item especificado.

.Finalizar uma Oratória com Arte é..  Predispor sua mente para o Sucesso.  Afastar sua atenção dos estímulos negativos.  Procurar oportunidades de falar em público.  Mantenha em sua mente e a certeza do Sucesso.  Deixar-se absorver pelo tema na exposição. .  Munir-se de Confiança e acreditar em seu potencial de Orador.

br .Obrigada a Todos! Sucesso! Regina Batista Dantas (91) 9998-1387 / 8330-2763 rlbdantas@oi.com.com.br rlbdantas@yahoo.