QUÍMICA B

Síntese química e de
materiais.
Caracterização dos
compostos e materiais

1

INTRODUÇÃO
 Síntese

2

de compostos e de
materiais ;
Orgânico
Inorgânico
 fatores que controlam as reações:
Termodinâmicos
Cinéticos

Métodos e Rotas de Síntese Química Escolha do Material Método de síntese CONSULTA A LITERATURA DIAGRAMAS DE FASE Escolha dos Reagentes Condições de síntese Técnicas auxiliares à síntese 3 TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO FASES FORMADAS NO NOVO MATERIAL??? .

PROPRIEDADES ----.SÍNTESE DE MATERIAIS Composição Estrutura Defeitos Cristalino? Ou Amorfo? REAGENTES E PREPARAÇÃO NOVA FASE PROPRIEDADES USOS QUALIDADE DOS REAGENTES DE PARTIDA E PROCEDIMENTOS DE PREPARAÇÃO --.QUALIDADE FINAL DO PRODUTO 4 .

MATERIAIS POLIMÉRICOS  Classes de materiais: METÁLICOS  CERÂMICOS  COMPÓSITOS: composto por mais de um tipo de material  POLÍMEROS  6 .

como antigamente? 7 Onde encontramos plástico em nosso dia a dia? Por que este tipo de material é tão dominante na nossa era? .MATERIAIS POLIMÉRICOS Por que há baldes em plástico e não de chapa metálica ou madeira. como antigamente? Por que os fios elétricos são revestidos de plástico e não mais de porcelana ou tecido isolante.

.POLÍMERO: Definição  8 Macromolécula formada pela união de moléculas simples (meros) ligadas por ligação covalente.

Como é um polímero ? Monômero (gás / líquido) Polímero (sólido) temperatura pressão ativadores catalisadores MONÔMERO = molécula pequena capaz de reagir MERO = estrutura química repetitiva da molécula OLIGÔMERO = molécula com poucos meros 9 POLÍMERO = macromolécula com muitos meros .

várias moléculas de cloreto de vinila várias moléculas de água uma molécula de PVC poli (cloreto de vinila) uma molécula de “poliágua” Nem toda molécula é capaz de polimerizar 10 .

Naylon. RNA Macromolécula não polimérica não possui unidade química repetitiva  Ex:Asfalteno.TODO POLÍMERO É UMA MACROMOLÉCULA. PET. Proteínas. 11 . DNA. MAS NEM TODA MACROMOLÉCULA É UM POLÍMERO  Macromolécula polimérica possui unidade química repetitiva  Ex:  PVC.

12 Estrutura do Asfalteno .

Polímeros Naturais celulose 13 amido .

macromoléculas inorgânicas macromoléculas orgânicas proteínas celulose 14 amido quitina polissacarídeos polipeptídeos queratina cartilagem colágeno .

CADEIA PETROQUÍMICA  Refinaria: Petróleo Nafta  Petroquímica Nafta 15 1ª geração: Monômero  Petroquímica 2ª geração: Monômero Polímero  Petroquímica 3ª geração: Polímero Produto .

APLICAÇÕES Plásticos  Borrachas  Fibras  Adesivos  Tintas  Cosméticos  Alimentos  16 .

Cronologia dos polímeros 17 .

. 1869 foi obtido o primeiro polímero sintético de interesse industrial  nitrocelulose. extraído da Hevea Brasiliensis.Histórico   Egípcios e romanos já se utilizavam de resinas.   18 1839 Charles Goodyear descobriu a vulcanização. No século XVI espanhóis e portugueses tiveram contato com o látex.

na Alemanha. obtiveram um produto da reação entre formaldeído e caseína.Histórico     19 1897 Krishe e Spittler. Foi desenvolvida a borracha sintética na II Guerra Mundial na Alemanha. 1909 Baekeland obteve um produto da reação entre o fenol e o formaldeído. . 1928 Carothers sintetizou o náilon.

Ao cortá-lo.Histórico  20 1938 Roy Plunkett (Du Pont) descobre acidentalmente o teflon ou PTFE poli(tetrafluoretileno) ao constatar que um cilindro cheio desse gás estava. vazio. na verdade. verificou a presença de um resíduo branco no seu interior. .

1948 Início da produção de PTFE (Teflon) em larga escala pela Du Pont. substituindo as resinas fenólicas e a base de goma laca que eram usadas até então. 1952 Iniciada a produção de discos LP (long-play) e compactos feitos de PVC.A.U.A.U. . 1961 Construído o primeiro vagão-tanque ferroviário com plástico reforçado nos E. 1958 Surgimento da primeira embalagem comercial de PEAD moldada por sopro nos E.Histórico      21 1940 Resinas de acrílico (PMMA) começam a ser largamente usadas em janelas de aviões. Início da produção de PVC na Inglaterra.

2000 A preocupação com a reciclagem dos polímeros torna-se um assunto de máxima importância. 1973 A produção mundial de plásticos supera a de aço. para a Pepsi-Cola. uma vez que o seu desenvolvimento e uso serão inviáveis caso esse problema não seja adequadamente resolvido. material mais conhecido pela marca comercial Isopor (R). . Lambert desenvolve um processo para a moldagem de poliestireno expandido . Começa a reciclagem em larga escala de garrafas de poliéster e PEAD. 1976 As primeiras garrafas de PET para refrigerantes são produzidas em escala comercial pela Amoco.Histórico     22 1963 F. tomando como base o volume de material fabricado.H.