You are on page 1of 20

TEORIA DOS JOGOS

INTRODUÇÃO
 Um jogo representa uma situação de competição ou conflito entre dois ou mais

oponentes. Estes oponentes são usualmente chamados de jogadores.
 Alguns exemplos de jogos são:
 Cara-e-coroa, jogo da velha, damas ou xadrez;
 Competição econômica;
 Conflitos militares e guerras.

 A partir das escolhas dos jogadores. chamadas de estratégias. o jogo fornece o resultado.  Cada jogador faz suas escolhas de modo a maximizar os resultados.INTRODUÇÃO  Cada jogador tem um certo número de escolhas. definindo quanto cada jogador ganhou ou perdeu. finito ou infinito. ou saída. .

as probabilidades das diferentes saídas são conhecidas. mas não suas probabilidades. dadas as estratégias tomadas. dadas as estratégias tomadas  Indeterminada: as saídas possíveis são conhecidas dadas as estratégias tomadas.INTRODUÇÃO  Os jogos são categorizados da seguinte maneira: 1) Tipos de saída:  Determinada: as saídas são precisamente definidas.  Probabilística . .

 n jogadores (n maior que 2). .INTRODUÇÃO  Os jogos são categorizados da seguinte maneira: 2) Número de jogadores:  Um jogador .estes jogos são chamados de jogos contra a natureza.  Dois jogadores.

a soma de todos os pagamentos é constante e diferente de zero.INTRODUÇÃO  Os jogos são categorizados da seguinte maneira: 3) Natureza dos pagamentos:  Soma zero .não há nenhuma relação entre os pagamentos dos jogadores.a soma de todos os pagamentos é zero.  Soma constante .  Soma variável . .

INTRODUÇÃO  Os jogos são categorizados da seguinte maneira: 4) Natureza da informação:  Informação perfeita .conhecimento total de todos os movimentos anteriores. .  Informação imperfeita.

INTRODUÇÃO  Os jogos são categorizados da seguinte maneira: 4) Natureza da informação:  Informação perfeita . .conhecimento total de todos os movimentos anteriores.  Informação imperfeita.

Você calculou a relação de preço versus vendas e. muda para uma perda de 5% pois não aconteceu como você previu. . as vezes em conflito entre si. No caso de reduzir o preço. o seu ganho. conhecendo a curva de demanda. sua receita sobe 7%. imagine que em sua empresa você tem dúvidas sobre qual ação tomar para aumentar o seu lucro: reduzir o preço. lançar outro produto ou fazer uma campanha de marketing. Mas e se seu concorrente reagir e também abaixar o preço na mesma proporção? Como conseqüência da estratégia dele. se abaixar o preço em 3%. Por exemplo.TEORIA DOS JOGOS  Teoria dos Jogos estuda cenários onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos. conseqüentemente. a migração de consumidores do produto concorrente para o seu. antes imaginado como aumento em 7%. pois vai ganhar mercado.

.

neste tipo de jogo.JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO  Este é o tipo de jogo mais estudado pela teoria dos jogos. . De modo simplificado. cada um dos dois jogadores escolhe uma entre suas estratégias possíveis. elas são anunciadas e uma tabela de pagamentos (conhecida anteriormente pelos dois jogadores) é utilizada para determinar o pagamento de um jogador ao outro. Uma vez que ambos os jogadores tenham tomado suas decisões.

JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO  Jogador X: Estratégias A. B e C. . F e G.  Jogador Y: Estratégias D. E.

. 5} = 2. 2. 9.JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO Jogador X escolhe a estratégia A : min{8.

JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO Jogador X escolhe a estratégia B : min{6. 7. 5. O jogador X maximiza seu menor ganho! Valor Maximin. . 8} = 5.

.JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO Jogador Y escolhe a estratégia E : min{2. 5. O jogador Y minimiza sua maior perda! Valor Minimax. 3} = 5.

O ponto é ótimo. No caso de igualdade. e é igual ao valor maximin e ao valor minimax. as estratégias são chamadas estratégias ótimas e o jogo tem um ponto de sela. o valor minimax é sempre maior ou igual ao valor maximin. uma vez que o resultado será pior caso o outro jogador mantenha a estratégia. Este ponto é o ponto ótimo do jogo. . já que nenhum jogador mudará sua estratégia. para qualquer jogo de duas pessoas e soma zero.JOGOS DE DOIS JOGADORES E SOMA ZERO  Percebe-se que.

DILEMA DO PRISIONEIRO x .

o exemplo do carro é uma decisão isolada . também tivesse a configuração do motor do carro B. estilo. nenhum carro possui exatamente todas as características que você gostou. como aqueles acessórios. existem a aparência.O QUE NÃO É TEORIA DOS JOGOS  Escolher um automóvel é uma decisão complexa pela quantidade de variáveis a considerar.a decisão é só sua e não há interferência de outros no resultado. Além do preço. Entretanto. etc. Seria bom se o carro A. Você pode criar um algoritmo (mental ou via computador) para colocar todas as variáveis e pesos de importância (suas utilidades) e criar um ranking. acessórios. conforto. . motor. tamanho.

.

ANA LAISSA COSTA LIMA AMANDA TATIARA RAMOS ERIKA ALVES FERREIRA JORDAN BRITO PAULO ANTÔNIO JUNIOR RAPHAEL BATISTA DA SILVA AMORIM VICTOR HUGO PIMENTA .