You are on page 1of 40

NIS V E Bíblicas J U Lições

Li ção 08 :

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS - ano 3 revista 12 lição 03

A Vida é Bela
Bíblia fala O que a

sobre o futuro do Igreja
01/08/10 1

Escola Bíblica Dominical ...

Conheçamos e prossigamos em conhecer o nosso Deus ...

01/08/10

2

Objetivos da lição:
üDeus escolheu Israel dentre todos os povos para ser um reino sacerdotal. üConhecer a história de Israel, desde a üEnfatizar que as profecias bíblicas

chamada de Abraão até os dias de hoje. quanto ao futuro de Israel, ressaltando que os acontecimentos relativos a esse povo são evidências de que o Arrebatamento da Igreja está muito próximo.
01/08/10 3

Enfoque Bíblico
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos [...] E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo”.
01/08/10 4

MENSAGEM DA SEMANA
A existência do povo de Israel é um grande sinal indicador da Segunda Vinda de Cristo. Séculos vêm e vão, povos florescem, envelhecem e desaparecem. Mas Israel, ao longo desses quase seis mil anos, não foi atingido pela lei do desaparecimento dos povos. Na lição desta semana, estudaremos a respeito do povo israelita ou Israelense. Veremos por que esse povo é tão mencionado na Bíblia, além de ser um 01/08/10 dos principais sinais indicadores do

5

DEUS & VOCÊ
Segunda-feira Gn 12.3 – Abraão foi chamado para formar uma grande nação. Terça-feira Ex 19.6 Israel foi escolhido para ser um reino sacerdotal. Quarta-feira Jo 1.11 – Os judeus rejeitaram a Jesus. Quinta-feira Sl 122.6 – Oremos por Israel. Sexta-feira Lc 21.24 – O sofrimento de Israel. Sábado Dt 4.23-28 – Porque os israelitas foram espalhados?
01/08/10 6

Fique Alerta!
Deus impôs sua mão em primeiro lugar a

Israel, quando chamou Abraão para fazer
dele uma grande nação (Gn 12.1,2). A partir do povo israelita, o Senhor tentou reconduzir todos os povos à sua comunhão de

Abraão, Deus lhe disse: "[ ...] em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 12.3). Apesar de Israel
paz (Êx 19.5-6). Ao chamar ter falhado, a obra divina não foi interrompida. O Senhor Jesus veio ao mundo e consumou a obra redentora (Jo 17.4,5; 19.30).
01/08/10 7

Minha oração...
Na lição anterior, mencionamos o Salmo 122, que nos ordena a orar por Jerusalém. Às vezes, vemos cristãos malinformados falando mal de Israel, chamando-o de povo briguento. Mas essa não deve ser a atitude de um verdadeiro servo do Senhor. Em 1 Timóteo 2.1-3, está escrito que Deus se agrada de nós e nos dá uma vida quieta e sossegada quando intercedemos por todas as pessoas. E, no mencionado Salmo, existe uma promessa específica de prosperidade a todos que amam e oram pela paz em Jerusalém (v.6). O que você está esperando para começar a orar por Israel? Ou você não deseja prosperar?
01/08/10 8

Bíblia em Foco :
1.O Estado de Israel 2.As guerras de Israel 3.O progresso de Israel

01/08/10

9

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

10

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

11

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

12

‫כל עוד בלבב פנימה‬ ‫נפש יהודי הומיה‬ ‫ולפאתי מזרח קדימה‬ ‫עין לציון צופיה‬ ‫עוד לא אבדה תקותנו‬ ‫התקוה בת שנות אלפים‬ ‫להיות עם חופשי בארצנו‬ ‫ארץ ציון וירושלים‬

Enquanto no fundo do coração Palpitar uma alma judaica, E em direção ao Oriente O olhar voltar-se a Sião, Nossa esperança ainda não estará perdida, Esperança de dois mil anos: De ser um povo livre em nossa terra, A terra de Sião e Jerusalém.

01/08/10

13

1 . O Estado de Israel
A desobediência de Israel (Deuteronômio 4:23) - Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu. (Deuteronômio 4:24) - Porque o SENHOR teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso. (Deuteronômio 4:25) - Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira; (Deuteronômio 4:26) - Hoje tomo por testemunhas contra vós o céu e a terra, que certamente logo perecereis da terra, a qual passais o Jordão para a possuir; não prolongareis os vossos dias nela, antes sereis de todo destruídos. 01/08/10

14

1 . O Estado de Israel
A desobediência de Israel (Deuteronômio 4:27) - E o SENHOR vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as nações às quais o SENHOR vos conduzirá. (Deuteronômio 4:28) - E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. ( Lucas 21 : 24 ) - E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.

01/08/10

15

1 . O Estado de Israel
A promessa de restauração (Deuteronômio 4:30) - Quando estiverdes em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o SENHOR teu Deus, e ouvirás a sua voz. ( Deuteronômio 30 : 1 ) - E SERÁ que, sobrevindo -te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, (Deuteronômio 30:2) - E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, (Deuteronômio 30:3) - Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
01/08/10 16

1 . O Estado de Israel
A promessa de restauração (Deuteronômio 30:4) - Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o SENHOR teu Deus, e te tomará dali; (Deuteronômio 30:5) - E o SENHOR teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. (Deuteronômio 30:6) - E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas. ( Ezequiel 37 : 21 ) - Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu tomarei os filhos de Israel dentre os gentios, para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
01/08/10 17

1 . O Estado de Israel
A promessa de restauração (Ezequiel 11:17) - Portanto, dize: Assim diz o Senhor DEUS: Hei de ajuntar-vos do meio dos povos, e vos recolherei das terras para onde fostes lançados, e vos darei a terra de Israel. 18 E virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações. 19 - E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; 20 - Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. 21 - Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS. 22 Então os querubins elevaram as suas asas, e as rodas os acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles. 23 - E a glória do SENHOR se alçou desde o meio da cidade; e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade. 24 Depois o Espírito me levantou, e me levou à Caldéia, para os do cativeiro, em visão, pelo Espírito de Deus; e subiu de sobre mim a visão que eu tinha tido. 25 - E falei aos do cativeiro 01/08/10 todas as coisas que o SENHOR me havia mostrado.

18

2 . As Guerras de Israel
Holocausto 2ª Guerra Mundial

01/08/10

19

01/08/10

30

Oremos pela paz de Israel .

3 . O progresso de Israel

Jogo Israel X Inglaterra (2007) Clique Aqui!
www.youtube.com

01/08/10

32

3 . O progresso de Israel
Contexto bíblico... (Romanos 11:25) - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. ( Lucas 21 : 6 ) - Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada. ( Lucas 21 : 29 ) - E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; (Lucas 21:30) - Quando já têm rebentado , vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão. ( Mateus 24 : 33 ) - Igualmente , quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. 34 - Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. 35 - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
01/08/10 33

Cronologia de Jerusalém
965 a . C . – Salomão embeleza a cidade e constrói o Templo . 587 a . C . - O babilônios tomam a cidade , destroem o Templo e levam os judeus para o cativeiro , na Babilônia . 536 a . C . – Os judeus retornam a Jerusalém e reconstroem o Templo . 331 a . C . - Alexandre Magno conquista Jerusalém . 167 a . C . - Antíoco Epifâneo arrasa suas muralhas . 165 a . C . - Os judeus recuperam sua independência sob a dinastia dos hamoneus . 63 a . C . – Os romanos tomam a cidade . 37 a . C . - Herodes reina sobre os judeus na qualidade de grande construtor ; ele embeleza Jerusalém , constrói as suas muralhas e repara o Templo , que ficou mais magnífico do que o de Salomão . A Jerusalém de Herodes foi a cidade que Jesus [ como homem ] conheceu . 70 d . C . – Cumpre - se a profecia de Jesus ( Lc 01/08/10 19 . 41 - 47 ; 21 . 20 - 24 ). Jerusalém é destruída por

34

Cronologia de Jerusalém
135 d . C . – Depois de dominar a segunda rebelião dos judeus , liderados por Bar Khoba , Adriano reconstrói Jerusalém , convertendo - a numa cidade pagã e dando - lhe o nome de Aélia Capitolina . Templos romanos são erigidos sobre os lugares santos judeus e cristãos . Os judeus são proibidos de entrar na cidade , sob pena de morte . 330 d . C . – Constantino converte Jerusalém em uma cidade cristã ( ou semipagã – nota do compilador ). 614 d . C . – Os persas conquistam Jerusalém e destroem as igrejas . 636 d . C . – Os muçulmanos , liderados pelo califa Omar , invadem Jerusalém . Aí inicia - se o domínio muçulmano sobre a cidade de Jerusalém . 1099 d . C . – Os cruzados conquistam Jerusalém e convertem - na em capital do Reino Latino do Oriente . 1187 d . C . – Ela é reconquistada pelos muçulmanos , liderados por Saladino . 01/08/10 1517 d . C . – A cidade cai nas mãos dos turcos e

35

Cronologia de Jerusalém
1917 d . C . – Jerusalém é tomada pelos aliados , comandados pelo general Allemby , do exército inglês . 1948 d . C – Como resultado da guerra entre árabes e judeus , Jerusalém fica dividida entre Israel e jordanianos . 1949 d . C – Jerusalém se converte no Estado de Israel 1967 d . C – Durante a Guerra dos Seis Dias , Israel toma a Cidade Velha , que se encontrava em mão da Jordânia , e Jerusalém se reunifica .

Fonte :

Israel por dentro . Elyseu Queiroz – CPAD.

01/08/10

36

Filme: Jerusalém: o berço da fé. (Não disponível)

01/08/10

37

Passando a limpo...
Há dois conflitos que acompanham Israel desde a sua fundação . O primeiro é o árabe - israelense , e o segundo é o israelo - palestino . Em que eles consistem? Qual é a diferença entre eles? Escreva uma redação , não muito extensa , sobre esses dois conflitos . Dica : O conflito árabe - israelense diz respeito à oposição dos povos árabes , de maneira geral , a Israel . Já o conflito israelo palestino restringe - se aos palestinos , se bem que estes 01/08/10 também são povos árabes .

38

Pense nisso:
“Uma coisa é ter ouvido falar de Israel. Ler as notícias dos jornais e ouvir comentários radiofônicos a esse respeito é outra; mas coisa bem diferente é ir a Israel e ver o país por dentro, observar o seu extraordinário desenvolvimento” .
Referências Bibliográficas : Bíblia Hábil – disponível em www.bibliahabil.com.br BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática . Rio de Janeiro: CPAD, 1999 _____ Jerusalém : o berço da fé . Discovery Channel, 2005. QUEIROZ, Elyseu. Israel por dentro . Rio de Janeiro:

Elyseu Queiroz

Próxima lição :

ARMAGEDOM

01/08/10

Não

40