You are on page 1of 34

NIS UVE J

Lições Bíblicas
Lição 09:

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS - ano 3 revista 12

Armagedom
01/08/10

Bíblia fala O que a

sobre o futuro do Igreja
1

Escola Bíblica Dominical ...

Conheçamos e prossigamos em conhecer
01/08/10

2

Objetivos da lição:
üDiferenciar com clareza as duas fases da Segunda Vinda do Senhor: O Arrebatamento da Igreja e a manifestação de Cristo em poder e grande glória; abrangente, mencionando todos os eventos que serão desencadeados com esse acontecimento;

üDefinir a manifestação de Cristo de modo

üDestacar a batalha do Armagedom e o

Julgamento das Nações, principais acontecimentos que antecedem o Milênio. 01/08/10

3

Enfoque Bíblico
“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”
01/08/10

(Mateus 24:30)

4

MENSAGEM DA SEMANA
A Manifestação de Cristo em poder e grande glória não deve ser confundida com a “bem-aventurada esperança”, o Arrebatamento (Tt 2.13). Neste o Senhor virá somente até as nuvens, a fim de receber a sua Noiva (a Igreja – Ts 4.16,17). Já na manifestação de Cristo, Jesus virá à Terra, para julgar os vivos (Zc 14.4), pôr uma fim à Grande Tribulação, vencer os exércitos do Anticristo no Armagedom e estabelecer o Milênio. E tudo isso se 01/08/10 dará sete anos após o Arrebatamento.

5

DEUS & VOCÊ
Segunda Ap 1.7 Todos verão o Senhor em sua Manifestação. Terça Mt 24.30 Jesus virá com poder e grande glória. Quarta Zc 14.4 O Senhor virá à Terra. Quinta Mc 13.27 Os anjos reunirão todos os escolhidos. Sexta Ap 16.16 A batalha do Armagedom. Sábado Ap 19.19 Multidões no Vale da Decisão.
01/08/10 6

Fique Alerta!
Arrebatamento, na Manifestação de Cristo o mundo todo o verá:
Diferentemente do "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!" (Ap 1.7). Ele virá publicamente e será visto pelos judeus (os que o traspassaram) e por todas as nações. Todos os

Besta lamentarão, pois na segunda etapa Jesus virá como Rei dos reis, Senhor dos senhores e Juiz de toda a Terra.

adoradores da

01/08/10

7

Minha oração...
O Arrebatamento da Igreja será antecedido por um grande derramamento do Espírito sobre a Igreja (J12.28,29; At 2.17). Mas, na Revelação de Cristo em poder e glória, Deus derramará o seu Espírito principalmente sobre o povo de Israel.Os seus remanescentes reconhecerão que Jesus é o Messias e, olhando para Ele, chorarão amargamente, arrependidos. Eles hão de reconhecer a culpa pelo traspassamento de seu Juiz, Legislador e Rei (cf. Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34). Ore, portanto, pelo povo de Israel, pois enfrentarão a Grande Tribulação, até que o Senhor Jesus desça para livrá-Ios dos exércitos do Anticristo.
01/08/10 8

Bíblia em Foco :
1.A Manifestação de Cristo 2.O que é o Armagedom? 3.O Julgamento das Nações

01/08/10

9

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

10

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

11

Relembrando ...
Sequência dos acontecimentos escatológicos

01/08/10

12

1 . A Manifestação de Cristo
Lamento aos inimigos de Deus (Apocalipse 1:7) - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. (Apocalipse 19:11) - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (Apocalipse 19:12) - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. (Apocalipse 19:13) - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. (Apocalipse 19:14) - E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 01/08/10

13

1 . A Manifestação de Cristo
(cont.) (Apocalipse 19:15) - E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus TodoPoderoso. (Apocalipse 19:16) - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Cristo descerá à Terra (Zacarias 14:4) - E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. 01/08/10

14

1 . A Manifestação de Cristo
Fim à Grande Tribulação (II Tessalonicenses 2:6) - E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. (II Tessalonicenses 2:7) - Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; (II Tessalonicenses 2:8) - E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (Apocalipse 19:19) - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército.

01/08/10

15

1 . A Manifestação de Cristo
Fim à Grande Tribulação (Apocalipse 19:7) - Regozijemo -nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (Apocalipse 19:8) - E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. (Apocalipse 19:9) - E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (Apocalipse 19:10) - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
01/08/10 16

1 . A Manifestação de Cristo
Fim à Grande Tribulação (Apocalipse 19:11) - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. (Apocalipse 19:12) - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. (Apocalipse 19:13) - E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. (Apocalipse 19:14) - E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

01/08/10

17

1 . A Manifestação de Cristo
Reunião dos escolhidos (Mateus 24:31) - E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Trombetas diferentes, em ocasiões diferentes... (I Corintios 15:52) - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (I Tessalonicenses 4:16) - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. (I Tessalonicenses 4:17) - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
01/08/10 18

1 . A Manifestação de Cristo
Reunião dos escolhidos (I Tessalonicenses 3:13) - Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos. (Colossenses 3:4) - Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (Marcos 13:27) - E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu.

01/08/10

19

2 . O que é o Armagedom?
Exércitos da Besta no Monte de Megido contra o povo de Israel População da Terra reduzida em razão da Grande Tribulação (Zacarias 12:9) - E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; (Zacarias 14:16) - E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. (Jeremias 50:20) - Naqueles dias, e naquele tempo, diz o SENHOR, buscar-se-á a maldade de Israel, e não será achada; e os pecados de Judá, mas não se acharão; porque 01/08/10 perdoarei os remanescentes que eu deixar.

20

2 . O que é o Armagedom?
(Apocalipse 16:16) - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. (Apocalipse 19:19) - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. (Zacarias 12:3) - E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra. (Zacarias 12:9) - E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;

01/08/10

21

2 . O que é o Armagedom?
(Apocalipse 16:16) - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. (Apocalipse 19:19) - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. (Zacarias 12:3) - E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra. (Zacarias 12:9) - E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; (Zacarias 14:2) - Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade.

01/08/10

22

2 . O que é o Armagedom?
Sofrimento de Israel na Grande Tribulação... (Joel 3:9) - Proclamai isto entre os gentios ; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. (Joel 3:10) - Forjai espadas das vossas enxadas, e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte. Socorro do Alto (Joel 2:32) - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

01/08/10

23

2 . O que é o Armagedom?
Socorro do alto... (Romanos 11:25) - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. (Romanos 11:26) - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. O Inimigo parado sobre a areia do mar... (Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. (Apocalipse 12:18) - E o dragão parou sobre a areia do mar.
01/08/10 24

2 . O que é o Armagedom?
Derrota do Anticristo, do Falso Profeta e derrota de Satanás (II Tessalonicenses 2:8) - E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; (Apocalipse 19:19) - E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. (Apocalipse 19:20) - E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. (Apocalipse 19:21) - E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
01/08/10 25

2 . O que é o Armagedom?
Derrota do Anticristo, do Falso Profeta e derrota de Satanás (Apocalipse 20:1) - E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. (Apocalipse 20:2) - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (Apocalipse 20:3) - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

01/08/10

26

3 . O Julgamento das Nações
Julgamento das nações após Armagedom (Mateus 25:31) - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; (Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; (Mateus 25:33) - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

01/08/10

27

3 . O Julgamento das Nações
Os bodes e as ovelhas (Provérbios 4:18) - Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. (Provérbios 4:19) - O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam. (Malaquias 3:18) - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. MATEUS 13 40 - 50 MATEUS 25 37 e 46

01/08/10

28

3 . O Julgamento das Nações
O julgamento das nações (Joel 3:2) - Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra. (Zacarias 14:16) - E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. (Joel 3:2) - Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra. 01/08/10

29

3 . O Julgamento das Nações
O julgamento das nações (Mateus 25:40) - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mateus 25:41) - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; (Mateus 25:43) - Sendo estrangeiro , não me recolhestes ; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. (Mateus 25:44) - Então eles também lhe responderão , dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? (Mateus 25:45) - Então lhes responderá , dizendo : Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o 01/08/10 não fizestes, não o fizestes a mim.

30

3 . O Julgamento das Nações
Obras... (Mateus 10:42) - E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. (I João 2:11) - Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (I João 4:20) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? (I João 4:21) - E dele temos este mandamento : que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

01/08/10

31

Passando a limpo...
Em uma folha em branco , faça um traço no meio , dividindo duas colunas . No cabeçalho da primeira , escreva " Arrebatamento da Igreja ". No outro : " Manifestação de Cristo ". Com base nesta lição e na de número 3 , enumere as diferenças entre as duas mencionadas fases da Segunda Vinda de Cristo . Arrebatamento da Igreja : será rápido ; somente os salvos verão o Senhor ; Jesus virá até as nuvens ... Manifestação de Cristo : será lenta ; todo olho verá o Senhor ; Jesus virá à 01/08/10 ... Terra

32

Pense nisso:
“Ao virem Jesus, os do remanescente de Israel exclamarão arrependidos e aliviados: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’” Antônio Gilberto

Referências Bibliográficas : Bíblia Hábil – disponível em www.bibliahabil.com.br BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática . Rio de Janeiro: CPAD, 1999 _____ Jerusalém : o berço da fé . Discovery Channel, 2005. QUEIROZ, Elyseu. Israel por dentro . Rio de Janeiro:

Próxima lição :

MIL ANOS DE PAZ

01/08/10

Não

34