You are on page 1of 28

DATACENTERS

1

Data Centers

O IDC recentemente publicou o artigo The Diverse and Exploding Digital
Universe , patrocinado pelo EMC, onde os pesquisadores fizeram uma
espécie de sizing (dimensionamento) anual do universo digital....definido
como a informação é criada, capturada e replicada em forma digital no
mundo em que vivemos.
Segundo o IDC, em 2006, eram 161 exabytes e a projeção é que em 2010,
este valor chegue a 988 exabytes.

2

Data Centers ESTRUTURA E TOPOLOGIA DATACENTER INTEGRAÇÃO Arquitetura Elétrica Ar Condicionado Telecomunicações Gestão Manutenção 3 .

Data Centers EM TELECOMUNICAÇÕES DEVE SER CONSIDERADO.. Sistemas Elétricos Sistemas de aterramento Sistema de cabeamento estruturado Passagem de cabos  Racks e Gabinetes Equipamentos Ativos de rede Sistema de Administração da rede Hierarquia de cabeamento estruturado Nivel de Disponibilidade do Data Center (Tier) Segurança do Data Center 4 ..

Data Centers 5 .

Data Centers 6 .

e toda organização de alguma forma possui um Datacenter ou terceiriza parte deste serviço.Data Centers DEFINIÇAO  Datacenters são ambientes conhecidos como missão crítica. tipicamente armazenamento e processamento. são ambientes que abrigam os equipamentos responsáveis pelo processamento e armazenamento de informações cruciais para a continuidade dos negócios. 7 .  É um conjunto integrado de componentes de alta tecnologia que permite fornecer serviços de infraestrutura de valor agregado. ou seja.  O elemento central da infraestrutura de TI de qualquer organização é o Datacenter.

Data Centers Pilares do Datacenter Para responderem pela missão crítica. 8 . confiabilidade e redundância. datacenters são classificados. primordialmente. por características de disponibilidade.

Data Centers BREVE HISTORICO  Primeira proposta de Datacenter tem sua origem na década de 60 com o lançamento do IBM system. 9 .  Já na década de 70 surgem os movimentos baseados em microprocessadores 8080 e a interação do mainframe com as estações de trabalho. um mainframe que prometia centralizar todo o processamento de dados de uma organização.

provê serviços de conexão.Data Centers CATEGORIAS DE DATA CENTER  Categorização pelo porte Datacenter empresarial Datacenter de médio porte Datacenter local Sala de servidores Armário de servidores  Categorização pela propriedade Enterprise Datacenter EDC – Pertence e é operado por corporações privadas. armazenamento e hospedagem para os equipamentos das 10 organizações . processamento. Internet Datacenter IDC – Pertence e é operado por um provedor de serviços de telecomunicações (operadoras de telefonia). com o principal propósito de armazenar e processar dados de aplicações internas. onde seu principal meio de comunicação é a Internet.

Porém.  Hosting O Hosting oferece uma linha de produtos e serviços. 11 . a organização é responsável pelo gerenciamento e monitoramento.Data Centers MODALIDADES DE DATA CENTER  Co-Alocation Organização contrata o espaço físico dos racks. permitindo o uso da infraestrutura e serviços. infraestrutura de energia elétrica e telecomunicações.

47 .Data Centers SERVIÇOS DE DATA CENTER DC INSTALAÇÕES ENERGIA REFRIGERAÇÃO SERVIÇOS DE ALTA DISPONIBILIDADE E RECUPERAÇÃO DE DESASTRES SERVIÇOS DE SEGURANÇA TI SERVIÇOS DE APLICAÇÃO SERVIÇOS DE PROCESSAMENTO SERVIÇOS DE REDE 12 Fonte: Datecenter: Componente Central da Infraestrutura de TI/ Pg.

Data Centers Datacenter 13 .

99% para 99. (série ou paralela) 14 .6% » Em níveis de disponibilidade. considera-se a disponibilidade individual + topologia adotada. » No caso de sistemas. • 99. entretanto o custo também pode ser 10 vezes superior. cada “9” adicional representa um aumento de disponibilidade em um fator de 10.999% » Disponibilidades de DC são normalmente aferidas em períodos anuais e aplicadas a um componente ou sistemas.Data Centers DISPONIBILIDADE » Na prática. infraestruturas de datacenter convencionais oferecem algo próximo a 99.

Data Centers  15 .

Data Centers 16 .

* Apenas a infraestrutura física é levada em consideração 17 . * Importante: normalmente.Data Centers * Redundância * No caso de DC. classificações de datacenter não incluem seus sistemas de TI propriamente ditos. módulos. * Causas normais de downtime: * Falhas técnicas * Falhas humanas * Manutenção preventiva e corretiva. componentes e sistemas a fim de se evitar downtime. encaminhamentos. pode ser entendida como duplicidade de partes.

bem como sua capacidade de manutenção * A redundância deve ser tratada de forma separada e independente para cada subsistema do datacenter. 18 .Data Centers * A ANSI/TIA 942 estabelece: * Pontos isolados de falhas devem ser eliminados para melhorar a redundância e a confiabilidade do datacenter * A redundância aumenta a tolerância a falhas do site.

Data Centers CLASSIFICAÇÃO – TIER » A classificação de datacenters em tiers é uma iniciativa do The Uptime Institute. » Estabelece quatro classificações de infraestruturas de datacenter. bem como procedimentos para a confirmação de desempenho para conformidade com essas classificações. subsistemas e componentes. organização norte-americana que classifica a infraestrutura. » As classificações tier descrevem a topologia para suportar as operações do datacenter de forma ampla e não apenas de sistemas. 19 .

Data Centers TIER 1 Datacenter Básico » Um datacenter básico é aquele que não apresenta componentes ou sistemas redundantes em suas infraestruturas de distribuição elétrica e ar condicionado. há parada do site para serviços de manutenção planejada e não planejada 20 . portanto. tem apenas a capacidade requerida para suportar a carga do site. ou seja. » Sites Tier I devem ter seus sistemas desligados e.

21 . » Por operar com alguma redundância.Data Centers TIER 2 Datacenter com componentes redundantes » Um datacenter Tier II tem componentes redundantes. porém uma única infraestrutura de distribuição (tanto de energia elétrica quanto de ar condicionado) não redundante para atender a carga critica de TI do site. componentes podem ter a operação interrompida para atividades de manutenção planejada sem que o site seja desligado ou sofra paradas. » Sites Tier II são suscetíveis a interrupções por atividades planejadas e causas acidentais.

» Componentes podem ser desligados sem que a operação seja interrompida. » Para serem aderentes ao Tier III. equipamentos críticos de TI devem ter fontes de alimentação dupla.Data Centers TIER 3 Datacenter que permite manutenção sem paradas » Datacenters Tier III tem componentes redundantes e vários encaminhamentos de distribuição independentes para atender a carga critica de TI. 22 . adequadamente instaladas e compatíveis com a topologia e a arquitetura do site.

que atendem simultaneamente os equipamentos críticos de TI. » Devem ser capazes de manter operação quando componentes redundantes ou encaminhamentos de distribuição são retirados de serviço por qualquer motivo. ou seja. 23 . » Equipamentos críticos devem ter fontes de alimentação dupla.Data Centers TIER 4 Datacenter tolerante a falhas » Datacenters Tier IV tem vários sistemas independentes fisicamente isolados com componentes redundantes. bem como vários encaminhamentos de distribuição . totalmente tolerante a falhas. » Sites Tier IV devem ter climatização continua.

8 horas anuais de dowtime TIER 2  Permite até 22 horas anuais de dowtime TIER 3  Permite até 1.Data Centers Classificação do Datacenter conforme a norma Tia 942 TIER 1  Permite até 28.6 horas anuais de dowtime TIER 4  Permite até 0.4 horas anuais de dowtime 24 .

Data Centers QUANTO PODE CUSTAR UM DATACENTER FORA DE SERVIÇO???? 25 .

» Datacenter com redundância 2(N+1) – Possui duas unidades completas “N+1”. encaminhamentos de distribuição ou sistemas em relação ao mínimo necessário. módulo. módulos. encaminhamentos de distribuição ou sistemas para cada um requerido por um site básico. » Datacenter com redundância N+2 – Possui duas unidades adicionais. módulos. 26 . módulos. encaminhamento de distribuição ou sistema em relação ao mínimo necessário. – Mesmo no evento de falha ou manutenção de uma unidade. modulo.Data Centers REDUNDÂNCIA ANSI/TIA 942 » Datacenter básico – (N) – Atende aos requisitos básicos e não apresenta qualquer redundância » Datacenter com redundância N+1 – Possui uma unidade adicional. » Datacenter com redundância 2N – Possui duas unidades adicionais. haverá alguma redundância e as operações do site não sofrerão interrupções. etc. encaminhamentos de distribuição ou sistemas.

Data Centers TOPOLOGIA Segundo a TIA 942  ER (Entrance Room) Sala de entrada: espaço de interconexão entre o cabeamento estruturado do Datacenter e o cabeamento vindo das operadoras.  MDA (Main Distribution Área) : Área onde se encontra a conexão central do data center e de onde se distribui o cabeamento estruturado. Provê flexibilidade para o Datacenter. (Inclui roteadores e o backbone)  HDA ( Horizontal Distribution Área): Área utilizada para conexão a área de equipamentos.  EDA (Equipment Distribution Área): Área para equipamentos terminais (servidores. Inclui o cross conect horizontal e equipamentos intermediários. unidades de fita) e 27 equipamentos de rede. storage. .  ZDA (Zone Distribution Área): Ponto de interconexão opcional do cabeamento horizontal.

Data Centers FIM 28 .