You are on page 1of 17

Psicologia Ergonômica?

Prof. Dr. Roberto Mo

Roberto Mo . Prof. Dr.Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL PRESSUPOSTOS a) Realismo relativo As qualidades que percebemos nos objetos pertencem ao binômio sujeitoobjeto (intersubjetividade).

prognosticar. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL PRESSUPOSTOS b) Diagnóstico e prognóstico As condutas humanas não ocorrem de maneira indeterminada. Diagnosticar é. Roberto Mo .Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. Prof. Em Psicologia só é possível pensar em diagnóstico se se admite que as condutas humanas ocorrem com algum nível de regularidade. Dr. portanto.

Prof.Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. Dr. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL PRESSUPOSTOS c) Método e representatividade O método significa a possibilidade efetiva construir o acesso às propriedades psicológicas de um fenômeno. Roberto Mo .

Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. Dr. Roberto Mo . PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL Objetivo Visado Dimensões psicológicas no processo de trabalho Bases Teóricas Psicologia do Trabalho Ergonomia Psicologia Ergonômica Objeto Método Condutas de trabalho Análise psicológica do trabalho Incidentes críticos Prof.

Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. Prof. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL A Psicologia do Trabalho é uma disciplina que consiste em descrever e explicar os processos de organização e de reorganização estrutural das condutas de trabalho dentro das condições estabelecidas pelo meio técnico e social. Dr. Roberto Mo .

Roberto Mo . Dr. Prof.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho Espaço sócio-técnico de tomada de decisão acerca dos meios materiais e humanos necessários ao planejamento. a execução e o controle das atividades do trabalho.

Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho Modalidade da ação humana de estruturar tecnicamente a divisão do trabalho. Roberto Mo . os postos de trabalho necessários à obtenção dos objetivos de produção. a definição de tarefas. Prof. Dr. a repartição de funções. os espaços de atuação.

Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho a) As características do sistema de trabalho. Dr. Prof. Roberto Mo . c) As características do trabalhador. b) As características dos postos ou posições de trabalho.

formação. Dr.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho As características do sistema de trabalho: • • • • Cultura de trabalho e modelos mentais. Roberto Mo . Comunicações e relacionamentos. Níveis de controle do desempenho. Prof. Qualificação.

Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho As características da posição de trabalho: • • • • Condições de trabalho. Interfaces tecnológicas. Dr. Antropometria e biomecânica. Prof. Desenho e território de trabalho. Roberto Mo .

Prof. Dr. Roberto Mo . Funções cognitivas e personalidade. Motivações e interesses. Cargas mentais.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Organização do trabalho As características do trabalhador: • • • • • Ritmo e estado biológico. Graus de engajamento.

Exigência de POSITIVIDADE. Prof.Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. Exigência de INTELIGIBILIDADE. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL A Psicologia Ergonômica pretende responder a uma responder a uma dupla exigência: 1. que descreva rigorosamente as condutas de trabalho. 2. tais como elas são observadas e percebidas. Dr. Roberto Mo . que demonstre ou explique as características estruturais das condutas na atividade.

meios técnicos. saúde. etc) habilidades Prof. ambiente físico etc) OBJETIVOS ATIVIDADE CONSEQÜÊNCIAS (carga mental. de personalidade.Psicologia Ergonômica CIÊNCIA. PESQUISA E CAMPO OPERACIONAL CARACTERÍSTICAS DOTRABALHADOR (físicas. conhecimentos etc) CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO (pressões. satisfação. regras. Dr. Roberto Mo ATUAÇÃO (níveis de e competências) .

Sem uma demanda formulada dificilmente se estrutura coerentemente uma pesquisa ou uma intervenção do tipo tecnológica.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Formulação da demanda A formulação da demanda é o ponto de partida em qualquer intervenção em Psicologia Ergonômica. Roberto Mo . Prof. Dr.

Prof. Roberto Mo . formulada pelo ator social exige uma negociação por parte do pesquisador ou psicólogo para que os problemas formulados na demanda possam ser caracterizados como possível de investigação. Dr.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Análise da demanda A demanda explícita.

Roberto Mo . Dr.Psicologia Ergonômica PESQUISA E INTERVENÇÃO Análise da demanda Cabe ao pesquisador ou ao psicólogo a responsabilidade de identificar situações potencialmente críticas para o desenvolvimento da intervenção Prof.