Metodologia da Pesquisa: A mulher no mundo corporativo

Jaqueline Motter Leticia Wagner Prof:Jocely M.Galera

Objetivo Geral

Mostrar que a mulher vem tomando o seu espaço no mercado de trabalho, e dividindo cada vez mais funções com os homens, e apesar do preconceito e da discriminação elas são capazes de realizar um trabalho tão ou mais eficiente que os homens.

Objetivos específicos

Obter informações através de pesquisas e coleta de dados de sites, a respeito da ascensão da mulher no mercado de trabalho e das dificuldades encontradas por elas nas empresas; Identificar os indicadores da diferença entre as mulheres e os homens nas empresas, seus salários e condições de trabalho; Relatar alguns dados e casos de preconceito contra a mulher, como colaboradora, em função de salários menores, ou condições de trabalho desiguais;

Justificativa

O projeto de pesquisa, “a mulher no mundo corporativo”, tem como intuito mostrar através de dados e notícias a crescente participação da mulher nas empresas, bem como os problemas que elas enfrentam como a desigualdades salariais em relação aos homens e o preconceito em determinadas atividades consideradas masculinas

O propósito

O propósito é fazer, com que as empresas percebam que ao contratar um funcionário devese levar em consideração que homens e mulheres possuem qualidades diferentes mas que essas só vem a acrescentar na empresa e ambos possuem suas competências profissionais.

A mulher no mundo corporativo
 

Diferença de gerenciamento entre homens e mulheres Instituto ethos em parceria com a ONU: Mulheres:40 % da PEA e sindicalizada; 3% dos altos cargos executivos; De cada 4 empregos ,3 preenchidos por mulheres O salário equivale a 75% do salário masc.

O perfil das mulheres na comunicação corporativa

Instituto Aberje de pesquisas.Qualidades: Que ajudam a mulher no mercado de trabalho:Sensibilidade e relacionamento Que atrapalham a mulher no mercado de trabalho:flexibilidade e emotividade. Formação das mulheres na área da comunicação: jornalismo,RP e propaganda Psicologia,pedagodia,dentre outras.

A mulher dirige a comunicação corporativa

Empresas:Vivo,Multibrás,Grupo Votorantim e Embraco. Missão: Fazer com que a comunicação Institucional chegue com eficiência aos diversos públicos. Manter a credibilidade frente aos consumidores Meios informativos para os funcionários: Intranet,jornal mural,revistas,boletins.

 

 

Preconceitos ainda são existentes no mundo corporativo

Das 500 maiores empresas do Brasil,58% não contém nenhuma mulher na direção Por outro lado o Instituto unifem revelou: O salário da brasileira é 30% inferior ao do homem. Segundo dados do IBGE: Elas chegam mais rápido na gerência Correspondem a 45% das vagas ocupadas no mercado formal e 63% dos concluintes de ensino superior

 

  

Metodologia

Tipo de pesquisa: Pesquisa realizada através da internet por sites e dados coletados no Instituto Aberje de Pesquisas, relatório baseado no Instituto Ethos de pesquisa em parceria com a ONU, Indicadores sociais com base no IBGE.

Considerações finais

OBRIGADA Dúvidas,sugestões,críticas:
E-mail:jaqmotter@hotmail.com leticiawagner@hotmail.com