Projetos de aprendizagem um jeito novo de ensinar e aprender com as novas tecnologias da informação e comunicação

• OBJETIVO

• PÚBLICO ALVO • FOCO DE PESQUISA • EMBASAMENTO TEÓRICO
• CAPÍTULOS
1º 2º 3º 4º

• CONSIDERAÇÕES FINAIS

Verificar diferentes recursos utilizados na aplicação de projetos de aprendizagem embasados em teorias que propõem o uso de projetos aliados às novas tecnologias da comunicação e informação, como mais uma alternativa para a promoção da aprendizagem conduzindo alunos à construção do seu próprio conhecimento.

As aulas no laboratório de informática representam o foco principal desta pesquisa, onde se procura utilizar o computador, a internet, o wiki (site para criação de páginas) e o Cmap Tools, software para criação mapas conceituais, como ferramentas auxiliares no desenvolvimento dos projetos de aprendizagem dos alunos.

Alunos do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino da região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul.

A proposta de ensino baseada em projetos de aprendizagem se fundamenta na teoria de Piaget por representar uma estratégia pedagógica inovadora que conduz a uma aprendizagem contextualizada no interesse do aprendiz, permitindo a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula. A interação com objetos ou pessoas na busca de confirmação de certezas e esclarecimento de dúvidas propicia ao aluno vivenciar o fazer e o compreender, o desenvolvimento da autonomia e consequentemente a construção do conhecimento.

No primeiro capítulo, procura-se apresentar uma análise a respeito da Informática na educação, refletindo sobre seu contexto histórico brasileiro e suas implicações no processo educativo frente a novas propostas de ensino. Apresentando os recursos utilizados na presente pesquisa, Internet, Wiki e CmapTools.

No segundo capítulo, busca-se um aprofundamento teórico sobre a proposta de ensino Construtivista, fundamentada na teoria de Piaget e sua contribuição para a metodologia de ensino baseada em projetos de aprendizagem

O terceiro capítulo tem por objetivo uma reflexão sobre o uso de projetos de aprendizagem como metodologia de ensino para a promoção da aprendizagem aliada as tecnologias da informação e comunicação. Onde se apresenta o relato da experiência vivenciada na prática da escola.

No quarto capítulo, realiza-se um estudo sobre o uso de mapas conceituais como recurso utilizado na educação para organizar e representar conhecimento, servindo como ferramenta para o acompanhamento avaliativo do aluno no processo de aprendizagem. Relacionando teoria e prática, apresenta-se uma análise a respeito dos mapas conceituais elaborados pelos alunos durante a prática na escola.
EXEMPLO A EXEMPLO B

1ª versão Grupo A

2ª V

2ª versão Grupo A

VOLTAR

1ª V

1ª versão Grupo B

2ªV

MENU

2ª versão Grupo B

1ªV

Projeto de aprendizagem favorece a construção do conhecimento levando o aprendiz ao desenvolvimento da autonomia.

O professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos para interagir e aprender junto com os alunos.

Presenciou-se o rompimento com a verticalidade do ensino, onde o professor é o dono do saber e passa as informações para o aluno, que as recebe passivamente.

O erro deixa de ser uma marca negativa no processo de aprendizagem para se tornar objeto favorável à construção do conhecimento.

O professor junto com os alunos assume o papel de pesquisador, elaborando projetos que envolvam ações interdisciplinares entre diversos conhecimentos, quebrando as barreiras impostas pela seriação e pela divisão de conhecimentos em conteúdos separados por disciplinas.

O uso dos recursos oferecidos pelo computador: a internet, o cmap tools, wiki oportunizam a criação de ambientes de aprendizagem cooperativa, trocas constantes de conhecimentos, liberdade e autonomia para os alunos desenvolverem seu próprio processo de conhecimento.

* A criação de mapas conceituais veio ofertar o conhecimento de uma nova forma de avaliação no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS INSTITUTO DE MATEMÁTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. Cursista: Eliane Soares da Silva Professor orientador: Leonardo Sartori Porto Porto Alegre 2007