Apresentação do

Módulo
(32Horas)
Aula 01 – Parte 1

Mod.DFRH.11
0

Formação Contínua de
Projetistas de Redes de
Gás
CURSO:

Mod.DFRH.11
0

DFRH.11 0 .Sumário Finalidade Objetivos da formação Conteúdo Programático Certificação Mod.

11 0 .Finalidade Projetistas de Redes de Gás Mod.DFRH.

5 Mod.11 0 Eng.Finalidade Certificar os formandos como Técnico de Projetistas de Rede de gás.ª Sandra Dias .DFRH.

DFRH.Objetivos da formação Projetistas de Redes de Gás Mod.11 0 .

Objetivo Geral A atividade de "Projetista de Redes de Gás" depende da posse de uma Licença profissional. passada pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).DFRH. 7 Mod.ª Sandra Dias .11 0 Eng.

) Para obter essa Licença. 8 Mod. é necessário: Possuir bacharelato ou licenciatura numa área de Engenharia. E obter aprovação num curso de "Projetista de Redes de Gás" lecionado por uma entidade acreditada pela DGEG. Ser membro da Ordem dos Engenheiros “OE” ou da Ordem de Engenheiros Técnicos “OTE”.11 0 Eng.DFRH.Objetivo Geral (cont. como o Instituto Tecnológico do Gás (ITG).ª Sandra Dias .

11 0 Eng. o Curso “Projetista de Redes de Gás”.ª Sandra Dias .DFRH. 9 Mod. tomou a iniciativa de organizar. com a colaboração do ITG. em resposta às muitas solicitações que tem recebido.Objetivo Geral (cont.) A Comunilog Consulting Lda.

ª Sandra Dias . e assumir a responsabilidade técnica da execução dos projetos.Objetivo Geral (cont. o formando ficará apto a projetar e calcular as redes de gás. em conformidade com as disposições regulamentares.11 0 Eng. 10 Mod.DFRH.) No final desta ação de formação.

ª Sandra Dias .Objetivo Geral (cont.11 0 Eng. 11 Mod.) A conclusão do curso com sucesso confere um Certificado de Formação Profissional emitido pelo Instituto Tecnológico do Gás de acordo com o Dec. 35/2002.DFRH.

ª Sandra Dias .DFRH. e assumir a responsabilidades/técnica prevista pela execução dos projetos. isto é: 12 Mod. em conformidade com as disposições legais e regulamentares.11 0 Eng.Objetivos Específicos da Formação No final desta formação ficarão aptos a projetar e calcular redes de gás.

Objetivos Específicos da Formação (cont.DFRH.ª Sandra Dias .11 0 Eng.) Diferenciar os diferentes tipos de redes de distribuição Reconhecer e identificar os materiais e tubagens utilizadas Reforçar alguns princípios da Hidrostática Conhecer os diversos tipos de gás combustíveis Obter conhecimentos gerais da legislação em vigor 13 Mod.

11 0 Eng.Objetivos Específicos da Formação (cont.ª Sandra Dias .) Conhecer diferentes tipos de aparelhos a gás e equipamentos Adquirir alguns conhecimentos de instalação e aplicação de redes de gás Dimensionamento de redes Urbanas Dimensionamento de redes prediais 14 Mod.DFRH.

11 0 .Conteúdo Programático Projetistas de Redes de Gás Mod.DFRH.

ª Sandra Dias .REDES URBANAS MODULO 2 .REDES PREDIAIS 16 Mod.Conteúdo Programático MODULO 1 .11 0 Eng.DFRH.

Legislação.REDES URBANAS Apresentação e conhecimentos gerais.11 0 Eng.DFRH. Dimensionamento de rede de gás.) MODULO 1 . Noções fundamentais sobre gases combustíveis. 17 Mod.ª Sandra Dias .Conteúdo Programático (cont.

Conteúdo Programático (cont. Considerações específicas.REDES PREDIAIS Aparelhos e montagens.DFRH.ª Sandra Dias .11 0 Eng. 18 Mod.) MODULO 2 . Dimensionamento de redes interiores e respetivos exemplos práticos.

11 0 .Certificação Projetistas de Redes de Gás Mod.DFRH.

receberão um certificado de aprovação no curso e a possibilidade de integrar o ITG (Instituto tecnológico de gás) como projetistas de redes de gás e obter a carteira profissional de projetista de redes de gás.11 0 Eng. 20 Mod.ª Sandra Dias .DFRH.Certificação Os formandos que concluam a formação com classificação de pelo menos Suficiente.

) Aos restantes formandos será emitido um certificado de frequência com discriminação de módulos frequentados e respetiva carga horária.11 0 Eng. 21 Mod.ª Sandra Dias .DFRH.Certificação (cont.