You are on page 1of 28

Caic Maracanã

Escola Municipal
Dominguinhos Pereira

que expõem os principais requisitos quanto à atitude (comportamento) do indivíduo em uma sociedade (escola). . Regra pode ser um conjunto de leis formais de prescrições e proibições (Regimento da Escola).

que significa "aquele que segue". Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra "discípulo". dando ideia de modelagem total de caráter. Significa instruir. educar treinar. .

ÉTICA A procura de viver uma vida significativa. uma “boa vida”. nos seus direitos e na sua dignidade. 2006 . La Taille.VALORES MORAL É o conjunto de deveres derivados da necessidade de respeitar as pessoas.

da excelência.MORAL Como devo agir? obrigatoriedade. da alegria. dever. Moral e ética ÉTICA Que vida viver? desejo. complementares .

INTELECTUAL AFETIVO A moralidade nos obriga a pensar : eu devo / eu quero .

• Equacionamento moral • Emprego do conhecimento moral • Sensibilidade moral • • • • • • • Amor e Temor Simpatia Autointeresse Confiança Vergonha Indignação Culpa . que implica em: Regras.A dimensão Intelectual A dimensão Afetiva • Moral e Razão • Moral e Conhecimento. Princípios e Valores.

A DIMENSÃO INTELECTUAL Moral/Razão Moral Dever/responsabilidade Escolhas “Eu fiz isto porque minha escolha foi esta. baseada em tais e tais critérios.” .

A DIMENSÃO INTELECTUAL Moral/Conhecimento Um conhecimento. Pressupõe conhecer (deveres/obrigações). determinadas coisas .

Podemos dividir o conhecimento moral em três categorias não estanques. norma ou lei  Princípios  Valores . do concreto para o mais abstrato:  Regra.

norma ou lei Toda moralidade tem regras. . não roubar. que são formulações verbais precisas. etc. ajudar alguém em perigo (nível concreto e explícito). Ex: 10 mandamentos: não matar. não cobiçar.. que nos dizem com clareza o que devemos ou não devemos fazer.Regra.

Ex: Amai-vos uns aos outros (porque não diz como fazer isso.Princípio • De onde vêm as regras. não é uma regra propriamente dita). • Formulação verbal (documentado). .

“não humilhar o outro” (é uma regra) e o valor seria o “por que devemos respeitar uns aos outros?” “Porque ele tem um valor essencial e pelo fato de ser um ser humano deve ser respeitado”. Ex: “Devemos nos respeitar mutuamente” (princípio). uma premissa (abstração mais superior. pois estes serão derivados dos princípios).Valores • É um investimento afetivo. .

A DIMENSÃO AFETIVA 1. O medo fica com a dimensão da imposição (da punição. do menor para o maior) e o amor fica com a dimensão do querer essa imposição. Amor e Medo: Respeita a fonte desta regra (pais e pessoas significativas). do abandono. .

sendo a capacidade de comover-se com os estados afetivos alheios.Simpatia Sentimento que leva a criança em direção ao outro. Através da simpatia a criança se mobiliza pelo outro. . muito mais pelos sentimentos deste do que pelos seus direitos. Essa direção é essencial à moralidade e já se percebe na criança pequena (compaixão).

oportunidade).direitos).Autointeresse Zelo de coisas que ela considera merecidas lhe são dadas (material escolar. móveis e equipamentos da escola). Atenção na ideia do merecimento (ter o direito de sair da sala/concessões . lugar. Direito do outro (material. .

.

comunicar a escola.Regras de funcionamento da Escola Horários: Entrada: 07 horas Intervalo de lanche: 09:30 Saída: 11:20 Uniforme: O aluno deverá comparecer à escola uniformizado. . Frequência (se precisar faltar) Quando for necessário faltar às aulas.

Permanecer Fora do horário de seu turno de na escola: aula. MP3.). salvo em atividade escolar ou devidamente autorizado pela direção.. fone de ouvido.. sem autorização do professor. . estando na escola. Aparelhos eletrônicos: Portar dentro da sala de aula (celular.Não é permitido ao aluno Quanto às aulas: Deixar de assistir aulas. pois atrapalha o andamento das aulas. Sair da sala: Sair da sala durante a troca de professores. MP4. Entrar e sair da sala: Durante as aulas.

plantas e jardim). Levar material escolar (mochila) para o intervalo de lanche. Danificar: instalações da escola (paredes. professores. apelidos.Não é permitido ao aluno Trazer objetos: que representam perigo à saúde e integridade. e demais funcionários da escola e colegas. . xingamentos. Usar palavras impróprias: atitudes e/palavras de desacato Agressão: física e/ou verbal à Direção. carteiras. colegas.

ou seja. uniformizados.Proibido o uso de boné. Trajar-se convenientemente (saias e bermudas de comprimentos adequados). cadernos). nservar material escolar (livros. . Ele não faz parte do uniforme escolar.

. suspensão. Conselhos. obrigação de reparar o dano.Penalidades Advertência.

para uma aprendizagem saudável.Respeitar os combinados Devemos fazê-los valer a pena. .

Organizar transporte do material escolar. Organizar material conforme horário do dia.Material escolar e Tarefas Conferir horário diariamente. . Tarefas prontas e assinadas. Livro Didático: encapamento e uso.

Mensagem .

.

Professores e Funcionários . Supervisão.Sejam todos bem vindos para uma ótima aprendizagem e novas conquistas!!! Direção.