You are on page 1of 10

INSTRUMENTOS

INTERNACIONAIS DE
PROTEÇÃO AOS DIREITOS
HUMANOS

Convenção Interamericana para Prevenir. Convenção sobre os Direitos da Criança (1989). Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – “Convenção de Belém do Pará”. .INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

. Como Estado-Membro da ONU.Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH ) Adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas através da Resolução nº 217. de 10 de dezembro de 1948. devendo ser adotadas por todos os países democráticos. o Brasil assinou essa importante e histórica Declaração nessa mesma data. A Declaração Universal dos Direitos Humanos definiu os princípios morais e éticos que devem orientar os povos das Nações Unidas.

. muitas constituições incorporaram dispositivos chaves da DUDH. A exemplo da nossa Constituição Federal de 1988.Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH ) Qualquer outro tratado de direitos humanos faz referência a esse documento formulando suas disposições baseadas nas originais da Declaração.

social.Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher A Convenção define a expressão “Discriminação contra a Mulher” como “toda distinção. independentemente de seu estado civil. dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político. exclusão ou restrição baseada no sexo e que tenha por objeto ou resultado prejudicar ou anular o reconhecimento. econômico. gozo ou exercício pela mulher. com base na igualdade do homem e da mulher. cultural e civil ou em qualquer campo”. Essa Convenção foi fruto do esforço do movimento feminista internacional. .

sexual ou psicológico à mulher. .Convenção Interamericana para Prevenir. A Convenção declara que “a violência contra a mulher constitui uma violação aos direitos humanos e às liberdades fundamentais e limita total ou parcialmente à mulher o reconhecimento. dano físico. gozo e exercício de tais direitos e liberdades”. Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – “Convenção de Belém do Pará”. tanto no âmbito público como no privado”. baseada no gênero. A Convenção entende por violência contra a mulher “qualquer ação ou conduta. que cause morte.

definitivamente.1989. em 20. do Estado e da sociedade. de ambos os sexos e supera.Convenção sobre os Direitos da Criança A Convenção é um importante instrumento de proteção dos direitos humanos de crianças e de adolescentes. com força de lei interna face ao disposto no art.11. 5º da Constituição Federal de 1988. Foi ratificada integralmente pelo Brasil em 24. concepções antigas que consideram esse grupo etário como objeto de intervenção da família. . Essa Convenção foi adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas através da Resolução nº.1990.09. 44.

. .O reconhecimento de que as crianças e os adolescentes. de ambos os sexos. dignidade e liberdade. de ambos os sexos.O reconhecimento de que as crianças e os adolescentes.Convenção sobre os Direitos da Criança A Convenção apresenta importantes dispositivos. são sujeitos plenos de direitos. apoiados em duas idéias básicas: . são pessoas que necessitam de cuidados especiais. merecedores de respeito.

. Consolidou as garantias e direitos fundamentais.A Carta Magna de 1988 e os Direitos Humanos Institucionalizou um regime político democrático. Fundamento: Dignidade da Pessoa Humana. Instituiu o Estado Democrático de Direito. Pormenorizou os direitos fundamentais.

Dignidade da Pessoa Humana Para Sarlet (2004). tornando-os merecedores de respeito por parte do Estado e de seus órgãos. . bem como de toda a sociedade. a dignidade da pessoa humana é caracterizada como uma qualidade intrínseca e distintiva dos seres humanos.