You are on page 1of 9

Agrupamento de Escolas de Penacova

2013/2014

Os Maias
De Eça de Queirós

Educação Portuguesa e Educação
Inglesa

Educação Na obra são apresentados diferentes modelos de educação: *Educação Portuguesa *Educação Inglesa .

Educação Portuguesa É tradicionalista. A aprendizagem do latim. Atividades que desenvolvam o espirito critico e criativo. . conservadora. A prática da moral do catecismo. Valoriza: : A devoção religiosa A memorização da cartilha. Desvaloriza: O contacto com a natureza.

Contacto com a natureza O espirito critico e criativo.Educação Inglesa Desenvolvimento através da experiência Valoriza: . Conceitos como amor e honra. Desvaloriza: A devoção religiosa. A aprendizagem de línguas vivas. . A aprendizagem de latim.

fraco e socialmente ignorado. rolara no chão.Eusebiozinho Exemplo Representativo da Educação Portuguesa “um menino molengão e tristonho”.     Eusebiozinho torna-se influenciável. “ (…) a mamã prometeu-lhe que. soltando gritos medonhos.   . de “perninhas flácidas” e muito mimado. dormia essa noite com ela.” Era frágil fisicamente.”  Aprendia latim e tinha um “amor por alfarrábios e todas as coisas do saber”. “ (…) a um repelão mais forte. se lhe dissesse os versinhos .

lá ia murmurando: . Mundo. fosse estudar para o colégio de Richmond…” Aprendeu latim e os ensinamentos católicos: “O Vasques ensinava-lhe as declinações latinas (…) E o pequeno.Três.Pedro da Maia Exemplo Representativo da Educação Portuguesa Teve uma educação tipicamente portuguesa. mais dormente. Diabo e Carne…” Pedro da Maia (Leonardo Vieira) Como consequência deste modelo de educação. Pedrinho.   . não consentira que o seu filho. orientada pela mãe: “Odiando tudo o que era Inglês. física e psicologicamente. Pedro tornou-se frágil.

a força e os seus hábitos. “Toda a educação sensata consiste nisto: criar saúde. balançando-se em cadencia.” Tinha muito contacto com a natureza Carlos Eduardo da maia (Fábio Assunção) “ (…) foi pendurar-se de um trapézio armado entre as árvores. e ficou lá.) tinha sido educado de vara de ferro! “ Afonso desprezava o conhecimento meramente teórico. forte e airoso (…)” ...Carlos da Maia Exemplo Representativo da Educação Inglesa Teve uma educação rígida “O Carlos necessita de ter regime.” “ (.

“ (…) veio o mestre inglês .Carlos da Maia Exemplo Representativo da Educação Inglesa   Com o seu Mestre inglês. Brown. não cristãos. e as habilidades de palhaço (…) ”   Este modelo de educação não era bem visto por todos. aprendia inglês e realizava outras atividades como remo e ginástica. o que lhe ensinou? A remar! (…) Sem contar o trapézio. principalmente pelo Padre Vasques:  “Esta educação faz atletas.” Carlos Eduardo da maia (Fábio Assunção) e Maria Eduarda (Ana Paula Arósio) .

pois esta não prepara para a vida.   • Carlos foi educado de maneira diferente mas a sua vida fracassou tal como a de seu pai e a de Eusebiozinho. Pedro suicidou-se e Eusebiozinho enviuvou cedo e frequentava bordeis. homens frágeis o que levou ao fracasso das suas vidas. • Tornou Eusebiozinho e Pedro. Não pela educação que teve mas pelas circunstâncias da sua vida. • A convivência de Carlos e Eusebiozinho mostra-nos o grande contraste entre os dois modelos de educação.   .A Critica á Educação • A educação portuguesa.