Trabalho realizado pelo Grupo 1: •Andreia, nº5 •Inês, nº11 •Marlene, nº18 •Rita, nº20

Disciplina de: Ciências Naturais Turma: 8ºD Ano Lectivo: 2007/2008 Professores: Tânia Silva e Jorge Muge

FLUXO DE ENERGIA
Fonte de energia da Terra: Sol

É a energia solar que faz com que a água circule na natureza (ciclo da água); faz com que as rochas se vão desgastando e originando os materiais do solo e outras rochas ( ciclo das rochas); faz com que o ar se movimente originando ventos e condicionando o clima.

O fluxo de energia é unidireccional. A energia solar é captada pelas plantas, transformada em energia química e, através da alimentação, passa para os outros seres, não regressando ao Sol.

O seu trajecto…

Ciclo de matéria e níveis tróficos
A matéria circula nos ecossistemas      A matéria que circula dos produtores para ciclicamente. os consumidores e de ambos para os As plantas produzem matéria orgânica a decompositores partir da fotossíntese. A matéria orgânica é e destes novamente para os o alimento das plantas que fazprodutores. Chama-se nível trófico a cada parte das suas uma destas etapas. células. A matéria orgânica é transferida para os       animais através exemplo, a couve Assim por da alimentação. (produtor) pertence ao 1º nível trófico; o caracol, que se alimenta da couve     ( consumidor de 1ª ordem) pertence ao 2º nível trófico; a galinha (consumidor de 2ª ordem) pertence ao 3º nível trófico; o homem que come a galinha ( consumidor de 3ª ordem) pertence ao 4º nível trófico;

Seres autotróficos
São seres que produzem a sua própria matéria orgânica.

Seres heterotróficos
São seres que obtêm a matéria orgânica alimentando-se de outros seres.

O que é uma Cadeia Alimentar?
Exp.:

Uma cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos, uns servindo de alimento a outros e assim sucessivamente. Resumindo, é uma sequencência de seres vivos ligados por relações de alimentação. Decompositores

Mais exemplos:

O que é uma Teia Alimentar?
É um conjunto de cadeias Lagarto alimentares interligadas.
Gavião Cobra

Gafanhoto Vegetação Coelho Candonga

Decompositores
Decompositores – São organismos que actuam na transformação da matéria orgânica em matéria mineral, reduzindo compostos complexos em moléculas simples, fazendo com que estes compostos retornem ao solo para serem utilizados novamente por outro produtor( para realizar a fotossíntese), gerando uma nova cadeia alimentar. Os decompositores mais importantes são bactérias e fungos. Por se alimentarem de matéria em decomposição.

Pirâmides Ecológicas
Nas pirâmides ecológicas, cada degrau é um nível trófico. Os seres mais pequenos são comido por outros maiores, por isso são necessários muitos pequenos para alimentar um grande.

1 Consumidor terciário 90 000 Consumidores secundários 200 000 Consumidores primários 1 500 000 Produtores