You are on page 1of 42

Chefia

Liderança

“Liderança não é
apenas o que
acontece quando
você está presente; é
o que acontece
quando você está

CHEFIA x LIDERANÇA
1-

É aquele que usa as atribuições do cargo para fazer com
que seus subalternos executem as tarefas que lhes
competem; geralmente se utiliza da forma autocrática para
administrar; (Manda quem pode obedece quem tem juízo).

2- É aquele que é seguido pelo seu espírito empreendedor,
pelo seu carisma, pela sua forma de motivar e valorizar as
pessoas que estão sob sua subordinação. Consegue que os
subordinados executem as tarefas com prazer e determinação
sem que isso seja uma obrigação, geralmente utiliza-se da
forma democrática ou consensual p/ administrar (forma
participativa, todos opinam e se comprometem).

ORIGEM DA PALAVRA
LÍDER

LÍDER:
aportuguesado

Etimologicamente:
do

verbo

Inglês

Vocábulo
LEAD;

LEADER=LÍDER (Cabeça, Comandante etc.);
“Guia, condutor, aquele que representa uma
corrente de opinião, um partido, uma sociedade”.

às posições de gerência e . nas organizações.  É a influência que uma pessoa tem sobre as outras e. LIDERANÇA É o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo. ela é tipicamente associada supervisão. (Arthur Jago).

CHEFIA x LIDERANÇA Adolf Hitler Osama Bin Laden Saddan Russein Iasser Arafat .

CHEFIA x LIDERANÇA Jesus Cristo Mahatma Gandhi Nélson Mandela Sócrates Madre Teresa de Calcutá .

Hunter .É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum. Fonte: O monge e o Executivo: James C.

.

Concede pouca autonomia de decisão aos subordinados e não aceita críticas com facilidade.MODELOS DE LIDERANÇA Autocrático   Esse estilo é o mais antigo. deve passar por suas mãos.  Prefere definir como as coisas devem ser feitas em vez de perguntar. . com fortes tendências a ser centralizador.   Toma a maior parte das decisões sozinho. já que a maior parte dos trabalhos. nem sempre muito comunicativo. É normalmente mais reservado.

   Valoriza o trabalho em grupo. mas prefere ouvir as opiniões e sugestões dos seus colaboradores. Estimula a iniciativa e a criatividade dos colaboradores. inspirado em ideias desenvolvidas na Grécia Antiga. Delega tarefas e boa parte das decisões.MODELOS DE LIDERANÇA Democrático  Adota um estilo mais aberto e comunicativo. sabe tomar decisões sozinho. .

MODELOS DE LIDERANÇA Livre/Liberal (Laissez-faire)  Dá grande liberdade de ação e autonomia aos subordinados. a iniciativa e capacidade criativa dos seus colaboradores. delega também grande parte da autoridade e responsabilidade sobre as mesmas.  Estimula o alto grau. O interesse é maior em desenvolver as pessoas individualmente do que propriamente a equipe de trabalho. ao delegar tarefas. .

deve mudar-se o estilo de líderar. . O estilo é aplicado em função da situação. Conforme muda a situação.OUTROS MODELOS DE LIDERANÇAS • LIDERANÇA SITUACIONAL • Não existe um estilo ideal ou melhor de liderança.

charme. com base no magnetismo.Liderança Carismática Capacidades heróicas e extraordinárias dos Líderes Carisma: Habilidade de liderar pessoas. . inspiração e emoção pessoal.

estimulam pessoas à ação Converte É com o desenvolvimento das pessoas seguidores em líderes orientador e conselheiro individual . Lançam o debate entusiasmam.Liderança Transformacional ou Transformadora Preocupados Formas diferentes de pensar Propicia o questionamento Proporciona Inspiram.

Líderes conquistam confiança com transparência. Líderes ousam tomar decisões impopulares. Líderes buscam em sua equipe a ação. Líderes emitem energia positiva e otimismo.8 REGRAS DA BOA LIDERANÇA Líderes são incansáveis no aperfeiçoamento da equipe. Líderes incentivam a tomada de riscos e o aprendizado. Líderes celebram. Líderes fazem com que todos vivenciem a visão. .

 GERENCIAR é fazer as coisas do jeito certo.LIDERANÇA x GERENCIAMENTO LIDERANÇA NÃO É GERENCIAMENTO  Gerenciamento é uma visão de métodos. .  Liderança lida com objetivos. metas ou projetos em comum.  LIDERAR é fazer as coisas certas.

para aprender e .  Confiança/Apoio.  Delegação.  Liberdade de expressão.  Espírito aberto aperfeiçoar-se. e receptivo.CARACTERÍSTICAS DOS MELHORES LÍDERES:  Comunicação eficiente e eficaz.

CARACTERÍSTICAS DOS MELHORES LÍDERES:  Mostra aos subordinados os objetivos da empresa.  Conduzir reuniões eficazes. sabe respeitar a dignidade da pessoa.  Administrar conflitos.  Planejar. . Negociar.

sem receio de possíveis fracassos.  Grande capacidade de motivar pessoas e desenvolver-lhes o potencial.  Uma crença inabalável nos resultados positivos.CARACTERÍSTICAS DOS MELHORES LÍDERES:  Alta dose de criatividade. .

Comunicação. Humildade. Lealdade. Cuidado com as pessoas. Iniciativa Individual. Trabalho em Equipe. Para isso é necessário 7 elementos cruciais: Integridade. .Minha filosofia de Liderança: “Fazer o que é certo”.

.Qual a nomenclatura que sua empresa atribui a você? EMPREGADO FUNCIONÁRIO COLABORADO R FACILITADOR Você deve ser tratado como pessoa “SER HUMANO”.

” Daniel Goleman .“São pessoas que mobilizam outras pessoas. inflamam nossa paixão e inspiram o melhor dentro de nós.

.

Comunicação .

.

.A primeira necessidade? Comunicar-se.

Berlo .Conceito “É o processo mediante o qual um emissor transmite uma mensagem por meio de um canal para um receptor”. David K.

. • Críticas • Sugestões • etc.Comunicação O que é ??? O oxigênio das relações interpessoais LATIM = COMMUNICARE Como você acha que as pessoas recebem as suas palavras ? Tornar comum compartilhar: • Idéias. • Elogios.

Processo da Comunicação EMISSOR MENSAGEM (Canal) RECEPTOR FEEDBACK / RESPOSTA .

Comportamentos mais comuns do receptor que dificultam a comunicação  Avaliação prematura  Escuta Seletiva  Escuta Parcial  Preconceitos e estereótipos  Comportamento Defensivo .

Barreiras da Comunicação s a c i s Fí Ge Filtragem Blo qu as c i f á ogr Cul tura is Sobrecarga de informação eio Linguagem Tipo de informação s e t Fon .

.

Tem uma conotação que nos leva a ouvir com atenção ou não. .A Percepção. ou esperar de antemão certas reações. influenciada por preconceitos ou estereótipos.

FeedBack é uma palavra inglesa. que significa “verificar o próprio desempenho e corrigi-lo se for necessário ”. traduzida por RETROALIMENTAÇÃO. .

ou seja.Qual o objetivo do feedback? O objetivo do feedback deve ser o de ajudar a outra pessoa a poder fazer alguma coisa de forma diferente no futuro. melhorar habilidades e comportamentos. .

 Aprimorar seu desempenho.“Dar e Receber o Feedback” É um processo de AJUDA quando avaliamos uma pessoa ou um grupo. . no intuito:  Otimizar seu potencial.

 ESPECÍFICO ao invés de geral.  DIRIGIDO PARA COMPORTAMENTOS MUTÁVEIS do Receptor. .  SOLICITADO ao invés de imposto.  ESCLARECIDO PARA ASSEGURAR A COMUNICAÇÃO ADEQUADA.  COMPATÍVEL COM AS NECESSIDADES do Emissor e Receptor.  OPORTUNO – LOGO APÓS A OCORRÊNCIA do comportamento.O FEEDBACK EFICAZ Contribui para melhorar o seu desempenho e as relações interpessoais. mas para isto precisa ser:  DESCRITIVO ao invés de avaliador.

 Receio de receber críticas ou punição.  Não saber como falar.  Desconhecimento total de como tratar o assunto.  Ser mal interpretado.23 Dificuldades para DAR o Feedback  Medo de chocar o receptor. .

 Receio de perder a imagem ou status conquistados.  Medo do auto-conhecimento.Dificuldades para RECEBER o Feedback  Receio de admitir erros cometidos para outro ou para si próprio. .  Falta de confiança em quem está fornecendo o feedback.

Feedback x Velhos Paradigmas  “Não elogia. . ele ficaria “tãão” chateado”. não fez mais nada que sua obrigação”. que estraga!”  “Se você acertou.  “Mas será que até isso tem que ser dito? (ele tinha obrigação de saber)”.  “Tadinho.

Hunter ( O Monge e o Executivo) James C. Robbins (Comportamento Organizacional) . Hunter ( Como se Tornar um Líder Servidor) Stephen P.Sugestões p/ Leitura Daniel Goleman (Inteligência Emocional) Alex Hiam (Liderança p/Gerentes e Executivos) Karl Albrecht (O poder das mentes em AÇÃO) Jeck Welch (Jack definitivo) Sun Tzu ( A Arte da Guerra) Blaine Lee (O Princípio do Poder-Ética e a Honra Influenciando pessoas) James C.