You are on page 1of 47

Curso sobre a Interpretação e

Aplicação da
Resolução-RDC ANVISA nº 175/03
Regulamento Técnico de Matérias
Macroscópicas e Microscópicas
Prejudiciais à Saúde Humana em
Alimentos Embalados
setembro/2004

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS
E MICROSCÓPICAS NÃO
PREJUDICIAIS A SAÚDE
HUMANA

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E
MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A
SAÚDE HUMANA

Procedimentos laboratoriais na
Interpretação de resultados

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS
NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA

O ensaio de MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E
MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A
SAÚDE HUMANA não está relacionado a
Resolução RDC nº 175/2003

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Resolução RDC nº 175/2003: “4.“ .3. Na detecção ou identificação de ingredientes previstos em Regulamento Técnico específico e ingredientes declarados no rótulo devem ser observados os dispositivos do Regulamento Técnico Específico do alimento embalado. bebida ou águas envasadas e as informações declaradas no rótulo.

verificação da presença dos ingredientes definidos em Regulamento Técnico específico do produto. .verificação da identidade de produto. .for solicitado o ensaio específico para outros fins não relacionados a saúde humana.MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Efetuar quando: .verificação da presença dos ingredientes listados na rotulagem. . .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Eventualmente: na realização de ensaio para a identificação de matérias prejudiciais à saúde humana. .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Efetuar com a mesma estrutura laboratorial utilizada para MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS PREJUDICIAIS À SAÚDE HUMANA .

.MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA O ensaio fornece identificação de: . . .fibra muscular. . . .outras estruturas tais como cartilagens.elementos histológicos de vegetais.plaquetas de dextrina.vegetais.amidos. plástico.

etc. amido.. Regulamento Técnico do produto: definição ingredientes obrigatórios ingredientes opcionais .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Presença de elementos histológicos.. fibras. devem estar previstos 1.

Ingredientes obrigatórios: coco ou coco e açúcar (conforme produto) . coco ralado adoçado e coco ralado queimado .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Regulamento Técnico de Coco Ralado . Definição: coco ralado. Ingrediente opcional: sal .

Ingredientes obrigatórios: erva-mate . Definição: erva-mate . Ingrediente opcional: açúcar (ervamate com açúcar) .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Regulamento Técnico de Erva-Mate .

Definição: farinha de mandioca . Ingredientes obrigatórios: farinha de mandioca .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Regulamento Técnico de Farinha de Mandioca .

etc. Rotulagem do produto: listagem de ingredientes nome do produto .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Presença de elementos histológicos. devem estar descritos 2. fibras... amido.

“ .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA RESOLUÇÃO .) deve constar no rótulo uma lista de ingredientes. vinho. erva-mate. DE 20 DE SETEMBRO DE 2002. Com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo: açúcar. etc.2. farinha.RDC Nº 259.1. cita: “6.

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .presença dos ingredientes previstos De acordo com o Regulamento Técnico específico do produto .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Designação no rótulo: Coco ralado De acordo com Regulamento Técnico de Coco Ralado .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Designação no rótulo: Farinha de mandioca De acordo com Regulamento Técnico de Farinha de Mandioca .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .presença dos ingredientes descritos na rotulagem De acordo com o Regulamento Técnico de rotulagem .

batata.MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Rótulo do produto Designação: Sopa de milho Ingredientes: farinha de milho. salsa e sal De acordo com Regulamento Técnico de Rotulagem .

açúcar De acordo com Regulamento Técnico de Rotulagem .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Rótulo do produto Designação: Erva-mate com açúcar Ingredientes: erva-mate.

e Regulamento Técnico de rotulagem .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .presença dos ingredientes previstos e descritos na rotulagem De acordo: Regulamento Técnico específico do produto.

farinha de trigo. farinha de milho e aromas De acordo com Regulamento Técnico de Biscoito e de Rotulagem .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Rótulo do produto Designação: Biscoito Ingredientes: açúcar. farinha de mandioca.

presença de ingredientes não previstos Desacordo com o Regulamento Técnico específico do produto .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Designação do rótulo: Coco ralado Desacordo com Regulamento Técnico de Coco Ralado .

presença dos ingredientes previstos e não descritos na rotulagem Desacordo com o Regulamento Técnico de rotulagem .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Designação do rótulo: Coco ralado adoçado Ingrediente: coco Desacordo com Regulamento Técnico de Rotulagem .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .presença dos ingredientes não previstos e descritos na rotulagem Desacordo com o Regulamento Técnico de específico do produto .

amido Desacordo com Regulamento Técnico .Rótulo do produto Designação: erva-mate Ingredientes: erva-mate.

presença dos ingredientes não previstos e não descritos na rotulagem Desacordo com o Regulamento Técnico de específico do produto e Regulamento Técnico de rotulagem de alimentos embalados .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: .

MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Produto:Açúcar cristal Desacordo com Regulamento Técnico de Açúcar e de Rotulagem .

indicadora de uso de práticas inadequadas de processamento. . indicadora de condições inadequadas de armazenamento. .presença de outras matérias não previstas . .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Interpretação: . indicadora de uso de matéria-prima inadequada.

Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializadores .Regulamentos Técnicos específicos .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Presença de outras matérias não previstas É indicadora da não adoção de Boas Práticas de Fabricação citadas .

manipulados. armazenados. conservados e transportados conforme as Boas Práticas de Fabricação. acondicionados. atendendo à legislação específica.” .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Boas Práticas de Fabricação citadas nos Regulamentos Técnicos específicos “os produtos devem ser processados.

processados. embalados. “ . Estas etapas não poderão agregar ou produzir substâncias químicas ou biológicas que coloquem em risco a saúde do consumidor e deve ser obedecida a legislação vigente relativa a Boas Práticas de Fabricação.MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Boas Práticas de Fabricação citadas nos Regulamentos Técnicos específicos “Os produtos devem ser obtidos. transportados e conservados em condições que não coloquem em risco a saúde do consumidor. armazenados.

sal . gelados comestíveis .MATÉRIAS MACROSCÓPICAS E MICROSCÓPICAS NÃO PREJUDICIAIS A SAÚDE HUMANA Regulamentos Técnicos de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Industrializados para produtos específicos: . palmito .frutas e hortaliças em conserva .

Cordas .

Hifas de fungos .

Pêlo humano .

Fita plástica .

Fragmentos de insetos .

Abelha .

Ácaro .

Gorgulho .

Besouro .

Formiga .

rs.br .gov.Obrigada pela atenção! lina@cientec.