You are on page 1of 31

Presentation Title

Your company information

O TABERNÁCULO

O TABERNÁCULO

O SACERDÓCIO Texto Básico: Hebreus 4.14-16 Escrita pelo Pr. Valtinho (Santo André –SP) .

considerai a Jesus Cristo. apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão”. participantes da vocação celestial.1 .“Pelo que. Hebreus 3. irmãos santos.

O SACERDÓCIO No Antigo Testamento .

. ou o primogênito desempenhava o papel de sacerdote familiar mas a complicação dos ritos do Tabernáculo e exigência de observá-los com exatidão tornaram necessária a instituição de um sacerdócio dedicado totalmente ao culto divino.Antes do êxodo. o chefe de cada família.

. de modo que os sacerdotes podiam transmitir a seus filhos as leis detalhadas relacionadas com o culto e com as numerosas regras às quais os sacerdotes viviam sujeitos a fim de manterem a pureza legal que lhes permitisse aproximar-se de Deus.A vocação sacerdotal era hereditária.

.

FUNÇÕES DOS SACERDOTES: .

Ministrar nas coisas sagradas do Tabernáculo. interceder pelo povo e expiar o pecado mediante o sacrifício.Consultar a Deus para discernir a vontade divina para o povo (Números 27. e desse modo reconciliar o povo com Deus.23). B.Servir como mediadores entre o povo e Deus.8).Ser os interpretes e mestres da lei e ensinar ao povo os estatutos do Senhor (Levítico 10. D. . C.21 e Deuteronômio 33.FUNÇÕES DOS SACERDOTES: A.11 e Ezequiel 44.

O SUMO SACERDOTE: .

4. Somente ele entrava um vez por ano no lugar santíssimo para expiar os pecados da nação israelita. Hebreus 2.5. Somente ele tinha o direito de consultar ao Senhor mediante Urim e Tumim. Somente ele usava o peitoral com os nomes das tribos e atuava como mediador entre toda a nação e Deus.9.O SUMO SACERDOTE: Era o sacerdote mais importante. Embora o sacerdote em alguns aspecto prefigure o crente. . o sumo sacerdote simboliza a Jesus Cristo (1 Pedro 2.17.14).

REQUISITOS DOS SACERDOTES: .

REQUISITOS DOS SACERDOTES: Lv 21 e 22. Adquire relevo a santidade do sacerdote ao considerar os requisitos para o ofício. incomparável com a vida comum dos homens. Não devia contaminar-se com costumes pagãos nem tocar coisas imundas.16-21). A santidade divina exige daqueles que se aproximam de Deus um estado habitual de pureza. Devia-se casar com um mulher de caráter exemplar e virgem. . Era preciso ser homem sem defeito físico (21.

VESTIMENTAS DO SACERDOTE E DO SUMO SACERDOTE: .

VESTIMENTAS DOS SACERDOTES: Êx 28. Também usavam um calção. uma faixa e uma mitra de linho fino. Eram feitas do melhor linho fino e eram obra primorosa para os sacerdotes estivessem vestidos com dignidade e formosura. . Todos os sacerdotes usavam uma túnica branca que lhes recordava seu dever de viverem uma vida pura e santa.

.

o Sumo Sacerdote usava diversas vestimentas especiais.VESTIMENTAS DO SUMO SACERDOTE: Além disso. As orlas do manto eram adornadas com campainhas de ouro e romãs azuis que se alternavam.. . Sobre a túnica usava um manto azul que se estendia do pescoço até abaixo dos joelhos. As campainhas de ouro anunciavam os movimentos do sumo sacerdote à. Como a romã tem muitas sementes.. é considerada símbolo de um vida frutífera.

. Duas pedras sardônicas eram postas sobre as ombreiras do éfode. O éfode era uma espécie de corselete ou corpete preso por um cinto e ombreiras. azul. Era feito de linho nas cores ouro.congregação fora do Tabernáculo no dia da Expiação. Cada pedra trazia gravados seis dos nomes das tribos. púrpura e escarlate. .VESTIMENTAS DO SUMO SACERDOTE: .. Desse modo sabiam que ele não havia morrido ao entrar no lugar santíssimo mas que sua mediação havia sido aceita.

Sobre o éfode. cada pedra preciosa tinha o nome de uma tribo de Israel. Era uma bolsa quadrada de aproximadamente vinte centímetros. De modo que o sumo sacerdote levava seus nomes. .VESTIMENTAS DO SUMO SACERDOTE: Assim o sumo sacerdote representava a todo o Israel no ministério da mediação. na frente. colocava-se o peitoral. Era a parte mais magnífica e mística das vestes sacerdotais.. Tinha na frente doze pedras de diferentes tipos e cores..

.. O sumo sacerdote usava dentro do peitoral o Urim e o Tumim. No turbante (mitra) do sumo sacerdote estava colocada um lâmina de ouro puro. Eram empregados para consultar ao Senhor. a parte do corpo que representa a força.ao mesmo tempo sobre os ombros.VESTIMENTAS DO SUMO SACERDOTE: . e no peitoral “sobre seu coração”. . que significam “as maldições e as perfeições”.. o órgão representativo da reflexão e do amor..

... As vestimentas manifestavam a dignidade da mediação sacerdotal bem como a formosura do culto mediante a hamornização das magníficas vestes com as cores do santuário.VESTIMENTAS DO SUMO SACERDOTE: . O sumo sacerdote era personificação de Israel e sempre era seu dever trazer a memória de seu povo a santidade de Deus.com as palavras “SANTIDADE AO SENHOR” gravadas sobre ela.

VESTIMENTA DE UM JUDEU HOJE: .

O SACERDÓCIO No Novo Testamento .

• SUMO SACERDOTE (Santo e Puro) • MEDIADOR (Perfeito e Definitivo) • SACRIFÍCIO (Cordeiro de Deus) .

B.CARACTERÍSTICAS DO SACERDÓCIO DE CRISTO: A. C. O sacerdócio de Cristo é eterno. O sacerdócio de Cristo é estabelecido sobre grandes e maravilhosas promessas. .O Sacrifício de Cristo foi final de definitivo.

O SACERDÓCIO Do Crente .

o sacerdócio real. . para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2. o povo adquirido..9).a geração eleita..“.

ministra agora às daqueles que se encontram sob sua graça”. assim também Cristo. numa medida mais plena. Tenney afirma de forma precisa: “Assim como os sacerdotes arônicos. se bem que invisível.Merril C. pelos seus sacrifícios e intercessão. ministravam às necessidades espirituais do crente do Antigo Testamento que obedecia à Lei. .

. mediante a obra redentora de Jesus Cristo. eficaz. definitiva e eterna. não mais por meio de sacrifícios materiais. por meio de seu imenso amor. de forma maravilhosa. Deus.Assim. constatamos que. nos redimiu. nosso sumo sacerdote eterno. mas de forma real.