ç

• Portugal viveu três importantes mudanças políticas no século XX: a de 5 de Outubro de 1910, que derrubou a monarquia, a 28 de Maio de 1926, que derrubou o regime republicano e instaurou a ditadura, e a 25 de Abril de 1974, que derrubou a ditadura e conduziu de novo o País aos caminhos da liberdade e da democracia. • A revolução de 5 de Outubro e a de 25 de Abril foram feitas em nome da liberdade e dos direito dos mais fracos. A de 28 de Maio foi ao encontro dos interesses dos mais poderoso se só teve apoio popular porque acabou com anos de instabilidade política e social. As pessoas, em todo o País, estavam cansadas de constantes mudanças de governo ,em parte, aceitaram a ditadura militar em nome da paz que desejaram. • O 25 de Abril de 1974 teve uma dimensão e uma projecção nacional e internacional muito maiores, não só porque fez a promessa de acabar com as guerras que havia em África, nos territórios que ainda pertenciam a Portugal, mas também porque nessa altura já havia televisão, e a televisão encarregou-se de espalhar essa imagem pelo mundo.

As Palavras Proibidas
• Durante 50 anos, em Portugal, não havia notícia que se publicasse ou que fosse divulgada primeiro pela rádio e depois pela televisão que não tivesse sido vista pelos “censores”. Os “censores” eram, normalmente, militares reformados e tinham, como função ver se estava algum artigo que não devia ser falado.

MFA
• O Movimento das Força Armadas ( MFA) foi muito importante porque Portugal passou a ter um regime democrático, todos os partidos são aceites e é redigida uma nova Constituição política. Procede-se à descolonização e à independência dos territórios de Angola, Moçambique, Guiné etc. São libertados todos os presos políticos

PIDE
• A PIDE foi uma das causas para o 25 de Abril porque causou muita dor e opressão ao povo.

António de Oliveira de Salazar
• Salazar era primeiro - ministro das finanças antes de ser presidente da república. Sob orientação de Salazar, fez- se uma nova Constituição - a Constituição de 1933. A partir desta data, instaurou-se em Portugal o Regime do Estado Novo, que durou 40 anos ( 1933 a 1974).

António de Oliveira Salazar

Cravo
• O cravo tornou-se o símbolo da Revolução de Abril de 1974; com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidárias com os soldados revoltosos; alguém (existem várias versões, sobre quem terá sido, mas uma delas é que uma florista contratada para levar cravos para a abertura de um hotel, foi vista por um soldado que pôs um cravo na espingarda, e em seguida todos o fizeram), começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas.

• Trabalho realizado por: Rui Pancas e Luís Pratas