Ciência da Computação Metodologia do Trabalho Acadêmico Introdução

Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008

JLCJ

UNIP/CC/MTA/2008

1

Metodologia do Trabalho Acadêmico
• Ementa: Promover a iniciação à pesquisa científica. Proporcionar informações relativas à conceituação de ciência e de seus objetivos. Dar conhecimento da relação da produção científica e o contexto histórico social. Fornecer instrumental básico para a realização adequada da pesquisa bibliográfica e organização de trabalhos pautados por princípios científicos. Fornecer fundamentação teórico-científica para a realização de trabalhos acadêmicos.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 2

Metodologia do Trabalho Acadêmico
• Objetivos: Promover a iniciação à pesquisa científica. Introduzir o aluno na linguagem científica por meio de uma visão geral das várias formas de planejamento de pesquisa, tendo como objetivo fornecer ao aluno instrumentos para elaborar um projeto de pesquisa, redigir e apresentar relatórios e trabalhos acadêmicos.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 3

Metodologia do Trabalho Acadêmico
• Conteúdo Programático: Conceitos básicos. História da ciência e das universidades. Conhecimento científico versus senso comum. Pesquisa teórica versus pesquisa empírica. Os quatro tipos de conhecimento: popular, filosófico, religioso e científico A determinação histórica na produção do conhecimento. O papel da ciência na sociedade atual. A ciência e a pós-modernidade. Iniciação à pesquisa científica. Teorias. Métodos. Levantamento bibliográfico. Organização, funcionamento e uso da biblioteca. A busca nas fontes de informação: primária, secundária e terciária. A Internet e o ciberespaço, novo plano de captação da informação. Fontes de informação: Sibi (USP), Portal Periódicos da CAPES , IBICT , SCIELO , Web of Science, Normas ABNT Introdução à estruturação do trabalho acadêmico.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 4

Metodologia do Trabalho Acadêmico
• Planejamento: Aulas: 40 horas-aula, terças-feiras, 21h15-22h55
Fevereiro: Março: Abril: Maio: Junho: 12, 19, 26 4, 11, 18, 25 1, 8, 15, 22, 29 6, 13, 20, 27 3, 10, 17, 24

JLCJ

UNIP/CC/MTA/2008

5

Metodologia do Trabalho Acadêmico
• Estratégia de trabalho:
– – – – – – – –
JLCJ

Aulas expositivas Trabalhos em grupos Exercícios individuais Apresentação de trabalhos e debates Provas Trabalhos Exercícios Conceito
UNIP/CC/MTA/2008 6

• Avaliação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Bibliografia: • ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência, Ars Poética, São Paulo, 1996. • ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico - Elaboração de Trabalhos na Graduação. 7ª edição, Atlas, São Paulo, 2005. • CERVO, A. L. & Bervian, P. A. Metodologia Científica. Makron Books, São Paulo, 2002. • DEMO P. Introdução à Metodologia da Ciência. Atlas, São Paulo, 1987. • GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de pesquisa. Atlas, São Paulo, 2002. • LAKATOS, E. Maria & MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas, São Paulo, 2005. • SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. Cortez, São Paulo, 2002. • ...
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 7

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução • O que é método?
– Caminho pelo qual se chega a um determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo deliberado e refletido. – Programa que regula previamente uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado. – Modo de proceder, maneira de agir. – Meio. – Uma instância da metodologia.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 8

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução
• O que é metodologia?
– A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. – Estudos dos métodos (especialmente dos métodos das ciências). – Disciplina que se relaciona com a epistemologia ou a filosofia da ciência. Consiste em analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou implicações de sua utilização. – Modo de conduzir a pesquisa. Conhecimento geral e habilidade necessários ao pesquisador para se orientar no processo de investigação, tomar decisões oportunas, selecionar conceitos, hipóteses, técnicas e dados adequados.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 9

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução • O que é academia?
– Escola criada por Platão em 387 a.C. – Escola de qualquer filósofo. – Estabelecimento de ensino superior de ciência ou arte. – Sociedade ou agremiação, com caráter científico, literário ou artístico. – Local onde se reúnem os acadêmicos.

JLCJ

UNIP/CC/MTA/2008

10

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução
• O que é filosofia?
– Estudo que se caracteriza pela intenção de ampliar incessantemente a compreensão da realidade, no sentido de aprendê-la na sua totalidade, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer pela definição do instrumento capaz de aprender a realidade, o pensamento. – Conjunto de estudos ou de considerações que tendem a reunir uma ordem determinada de conhecimentos em um número reduzido de princípios que lhe servem de fundamento e lhe restringem o alcance. – Razão, sabedoria. – Conjunto de doutrinas de uma determinada época ou país.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 11

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução • O que é doutrina?
– Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico ... – Regras, preceitos, normas.

• O que é epistemologia?
– Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas e que visa a determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance objetivo delas.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 12

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Introdução • O que é hipótese?
– Suposição, conjectura. – Acontecimento incerto, eventualidade. – Suposição duvidosa mas não impossível, relativa a fenômenos materiais, pela qual se antecipa um conhecimento, e que poderá ser posteriormente confirmada direta ou indiretamente. – Suposição que se admite de modo provisório como princípio do qual se pode deduzir um conjunto dado de suposições.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 13

Metodologia do Trabalho Acadêmico
Exercício – Entregar dia 26/02
• Baseado no texto “A Invenção do Método Científico”, distribuído em sala de aula, responda:
– Defina, com suas próprias palavras, o que você entende por método. – O que você entendeu sobre o método científico? – Na sua opinião (ou experiência) o método científico é útil para o desenvolvimento de software? – Uma vez alguém falou: “... software é como salsicha; se vocês soubessem como é feito, não confiariam ...”. Comente o porquê dessa frase.
JLCJ UNIP/CC/MTA/2008 14