You are on page 1of 37

Tecnologia dos Materiais Metálicos

Professor Tiago Gomes
e-mail: tiagogomes@des.cefetmg.br

Ouro no Brasil e no
mundo
O Brasil é o décimo segundo
maior produtor de Ouro, com
produção estimada de cerca de 61
toneladas em 2010.
A China é a maior produtora,
com 300 toneladas (12% da
produção mundial), seguida pela
Austrália com 9,3%, pela África

Principais empresas produtoras
no Brasil:
•AngloGold Ashanti (27%)
•Yamana Gold (25%)
•Kinross (25%)
•No
produção
emprincipais
garimpos (9%).
Brasil, os
Estados
produtores são :
MG (64%),
GO (11%),
BA (11%)
PA (3%)

platina e paládio.Como é encontrado o ouro na natureza: Encontrado formando ligas naturais com cobre. ele ocorre largamente distribuído na natureza em pequenas quantidades. Embora o ouro seja um elemento raro. zinco. alumínio. . estanho. chumbo. ferro.

Cerca de 1 Kg de ouro a cada 8. ou ainda. As grandes minas possuem concentração de 1 Kg a cada .3 bilhões de litros de água. na crosta terrestre onde a concentração é de cerca de 1 Kg do metal a cada 200 000 toneladas de massa sólida.

pois são facilmente recuperados com mercúrio.Na superfície da Terra e próximo dela. Estes minérios são chamados “livres”. tornando fácil sua extração. os sulfetos contendo ouro oxidam-se naturalmente. usam se também os processos de .

.

Pepita de ouro A definição diz que pepita é um grão de ouro nativo com peso acima de 50mg e/ou dimensões superiores a 2. .0mm.

(ii) ouro associado a minerais sulfetados.Para efeito de simplificação. e . podemos considerar que o modo de ocorrência do ouro em minérios divide-se em três formas: (i) ouro associado a minerais oxidados.

o ouro está fisicamente associado a minerais como o quartzo (Si02). entre outros. No segundo caso. . pirita (FeS2). e alguns silicatos. arsenopirita (FeAsS).No primeiro caso. calcopirita (CuFeS2). pirrotita (FeS). carbonatos (CaC03 ou MgCa(C03)2). o ouro se associa a minerais sulfetados como por exemplo. hematita (Fe03).

Análise granulométrica .

.icas da atividade de extração do •Garimpagem (setor informal) •Mineração industrial.

pá e etc. 2) há um predomínio dos instrumentos de trabalhos mais “rústicos”. . 3) pelo uso do mercúrio na coleta de partículas de ouro.Garimpagem 1)ênfase dada ao trabalho individual e de pequenas equipes (com cerca de oito homens). tais como a bateia picareta.

O bombeamento pode . Em terra firme geralmente ocorre o desmonte de margens e encostas (os baixões). O caso da extração nos leitos de rios se dá através do bombeamento do material do fundo para a superfície de grandes balsas.Garimpo O garimpo pode ser de terra firme ou nos leitos dos cursos d’água.

Bateia .

Garimpo .

enquanto outros sedimentos são levados pelo rio. .Utilização do mercúrio no garimpo Nessa técnica o mercúrio se une ao ouro formando uma amálgama (união do mercúrio com o ouro) que é muito denso e fica depositado no fundo da bateia.

Essa amálgama é  aquecida em altas temperaturas. . o mercúrio que tem ponto de ebulição mais baixo e se volatiliza.

. da natureza e estruturação das rochas. cujas formas de realização irão depender da morfologia da jazida. do tamanho do projeto e. obviamente.Mineração industrial Envolve várias atividades fundamentais.

• Desmonte do Minério • Remoção do minério • Beneficiamento do minério .

O tipo de concentração que se utiliza dependerá da propriedade . que pode ser entendido como a aplicação de certas operações visando modificar a composição química ou granulométrica de um minério.Beneficiame concentração nto é uma das A etapas do beneficiamento de minérios.

A densidade do ouro Varia de 16 a 19 g/cm3. um método de separação que depende da densidade dos .0 g/cm3. Para explorar a diferença de densidade como meio de separação.7 a 5. que varia de 2. quer dizer. muito maior que a dos demais minerais presentes no minério. faz-se uso da concentração gravítica.

tamanhos e formas são separadas.Concentração gravítica A concentração gravítica pode ser definida como um processo no qual partículas de diferentes densidades. A recuperação de ouro nas faixas granulométricas mais finas. uma das outras. devido à certas propriedades das . por ação da força de gravidade ou por forças centrífugas.

Classificação de ouro por tamanho RECUPERAÇÃO DE OURO POR EQUIPAMENTOS DE CONCENTRAÇAO GRAVÍTICA .

Concentração gravítica Equipamentos de Concentração Gravítica (a)Calha (b)Jigue (c)Mesa Oscilatória (d)Espiral (e)Concentrador Centrífugo .

Calha .

Jigue .

Mesa vibratória .

Espiral .

portanto. Na presença de algumas substâncias.AMALGAMAÇÃO O processo de amalgamação depende das condições da superfície tanto do mercúrio quanto das partículas de ouro. a tendência do ouro a ser "molhado" pelo mercúrio é prejudicada e. o processo perde sua eficiência. .

.

Amalgamação Pote Bateia Barril .

.

• obtenção do ouro esponja. • filtragem do mercúrio que se encontra em excesso no amálgama.Recuperação do Ouro e do Mercúrio • separação do amálgama e do excesso de mercúrio das demais partículas minerais presentes na polpa. .

.

Retortagem .