Engenharia Civil

ESTRADAS

Visibilidade

VISIBILIDADE Todas as curvas horizontais de uma estrada devem ter visibilidade suficiente para que um veículo possa desviar ou parar antes de atingir um objeto em sua trajetória. Obstruções no interior de curvas em aterro. construções prejudicam a visibilidade. árvores. como muros. montes de terra. Pode ser necessário:  Modificar o traçado  Aumentar o raio horizontal .

obstruções como taludes.  Pode ser preciso:  Ajustar a seção da estrada  Abrandar os taludes de corte Obs.: Em todas as curvas a visibilidade deve ser verificada . limitam a visibilidade.VISIBILIDADE  Curvas em corte.

DISTÂNCIA DE VISIBILIDADE A segurança de uma estrada está diretamente relacionada às condições de visibilidade que ela oferece. o projetista deve procurar soluções que permitam ao motorista a visão à distância de qualquer eventual obstáculo . independente de valores mínimos. portanto.

Valores mínimos de distância de visibilidade que necessariamente devem ser respeitados: Distância de frenagem ou de parada (Dp) e Distância de ultrapassagem (Du) .

possa parar com segurança. antes de atingir um obstáculo em sua trajetória Dp .Distância de Visibilidade de Parada (Dp) É a distância mínima para que um veículo que percorre a estrada. na velocidade de projeto.

Tempo de percepção . nível de atenção do motorista . o tempo de reação é de aproximadamente 0. condições de visibilidade e.lapso de tempo entre o instante em que o motorista percebe um obstáculo à sua frente e o instante em que decide iniciar a frenagem  Testes foram feitos com o objetivo de determinar o tempo de percepção dos motoristas  Mostram que. forma e cor do obstáculo. também. especialmente.7 s. habilidade ótica do motorista. para a maioria dos motoristas. com apenas 5% dos motoristas necessitando de um tempo superior a 1. que o tempo de percepção depende de vários fatores: distância ao objeto.0 s  Observou-se.

Distância de Visibilidade de Parada (Dp) Tempo de reação é o intervalo de tempo entre o instante em que o motorista decide frear e o instante em que efetivamente inicia a frenagem  Testes mostram que esse tempo é da ordem de 0. havendo alguns motoristas que tem uma reação quase que instantânea e outros com tempos de 1.0 s ou mais  Valores aconselháveis: tempo de percepção 1.5 s e tempo de reação 1. tempo de percepção e reação tr = 2.5 s .5 s.0 s. ou seja.

Distância de Visibilidade de Parada (Dp) Uma outra parcela corresponde à distância percorrida desde o início da frenagem até a parada total do veículo  Para este cálculo aplicam-se conceitos de física. levando em consideração o atrito pneu x superfície  Também deve ser considerado o efeito das rampas .

Cálculo da distância de parada .

Para que a ultrapassagem possa ser feita com segurança. a uma distância suficiente. um vazio (gap) no tráfego de sentido oposto que lhe permita a execução completa da ultrapassagem Para uso no projeto.Distância de Visibilidade de Ultrapassagem (Du) Nas rodovias de pistas simples (com dois sentidos de tráfego). a distância de visibilidade de ultrapassagem (Du) é o comprimento de estrada necessário para que um veículo possa ultrapassar outro veículo com segurança . o motorista precisar ver. é necessário que exista um grande número de trechos com visibilidade suficiente para que os veículos mais rápidos possam ultrapassar os mais lentos.

e aceleração inicial d2 = distância percorrida pelo veículo 1 enquanto ocupa a faixa oposta d3 = distância de segurança entre os veículos 1 e 3.d1 = distância percorrida durante o tempo de percepção e reação. no final da manobra d4 = distância percorrida pelo veículo 3 que trafega no sentido oposto .

pois levariam a valores excessivamente altos Além disso.esses casos não devem ser considerados na fixação de valores mínimos para Du. na estrada certamente existirão trechos com condições de visibilidade muito maiores que os valores mínimos fixados Distâncias de Visibilidade de Ultrapassagem (Du) V (km/h) Du (m) 30 40 50 60 70 80 90 100 180 270 350 420 490 560 620 680 .Há condições em que um veículo ultrapassa dois ou mais veículos em uma única manobra .

A definição de um valor mínimo para Du tem por objetivo estabelecer uma condição mínima de visibilidade a ser respeitada em alguns trechos da estrada Grandes trechos (> 2.000 m) sem visibilidade mínima para ultrapassagem reduzem a capacidade de tráfego e afetam a segurança .