Fundamentos da administração Profª Larissa Rocha

Direção é o terceiro fundamento da administração, sendo extremamente importante para acompanhar as tarefas e resultados da empresa.  É o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas em concordância com o planejamento e organização da empresa.  Ato de motiva, comunicar, coordenar e liderar pessoas.

O gestor deve utilizar a direção para: 2. Indicar ao colaborador o que deve ser feito em sua rotina de trabalho; 3. Orientar os funcionários sobre como deve ser feito o trabalho; 4. Assegurar que o funcionário irá desempenhar seu papel da melhor forma possível; 5. Obter ao máximo resultados satisfatórios para empresa.

Principais papéis do gestor ao dirigir uma empresa: 2. Tomar decisões 3. Dar ordens 4. Ensinar ou instruir sobre as tarefas a serem executadas 5. Se comunicar 6. Motivação e liderança.

 

Tomar decisões : Escolher qual a melhor forma de obter resultados, considerando a mão-deobra existente, os recursos disponíveis; Decidir se determinada tarefa deve ser aprimorado, ou cessada; Decidir se o colaborador tem capacidade para executar as tarefas; Escolher métodos de estímulo e motivação para equipe.

  

Dar ordens e instruir São conseqüências das decisões; Elas interferem nas rotinas de trabalho (como será feito, como melhorar ou corrigir, quem será responsável pela tarefa etc); Devem considerar a abrangência e a forma como são repassadas aos funcionários.

A direção quanto a forma deve utilizar:

As ordens juntamente com as instruções devem ser eficazes em termos de compreensão e resultados práticos, por isso o gestor deve checar constantemente se o trabalho está sendo feito de acordo com a ordem passada.  Ordenar e conseguir resultados práticos depende não só da comunicação bem feita como de motivação constante da equipe.

Os funcionários devem perceber os benefícios do seu trabalho, se sentir motivado a executar determinada tarefa.  Assim o gestor deve considerar os aspectos que influem no comportamento profissional e humano do funcionário para direcionar o desempenho do mesmo: 3. Sobrevivência 4. Segurança 5. Satisfação 6. Estimulação

Fatores positivos para melhora do desempenho do funcionário:

3. Oportunidade

de crescimento na empresa (plano de carreira) 4. Trabalho interessante 5. Bons salários 6. Prestígio social e status

Coordenação – é outro passo importante para conseguir resultados satisfatórios, ela é responsável por ajustar as tarefas práticas com os objetivos organizacionais.  Liderança – um aspecto pessoal do administrador, importante para conduzir pessoas, influenciando-as de forma positiva, ao ponto de ser aceito e respeitado pela equipe.

É importante entender que nem sempre o chefe é um líder.Existem segundo estudiosos algumas diferenças marcantes entre os dois.

       

CHEFE Chefes comandam Chefes são mestres Chefes são comandantes Chefe mantém Chefe quer segurança e estabilidade Chefes são obedientes Chefe é um bom soldado

LÍDER Líderes comunicam Líderes são maestro Líderes são treinadores Líderes inovam Líderes querem desafio Líderes são contestadores Líder é ele mesmo

      

E você futuro gestor qual perfil fará parte de seu cotidiano profissional?