You are on page 1of 24

Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial

Eletrônica Aplicada
Engenheiro Antonio Barbosa de Oliveira Neto

Campina Grande, Dezembro de 201

Eletrônica Aplicada

Capítulo 1 – Introdução

Capítulo 2 – Eletroestática
2.1 – Carga Elétrica
2.2 – Eletrização
2.3 – Materiais condutores e isolantes
2.4 – Potencial Elétrico
2.5 – Diferença de Potencial
Capítulo 3 – Conceitos de Eletricidades
Capítulo 4 – Conceitos de Eletrônica
Capítulo 5 – Riscos Elétricos
Capítulo 6 – Ópitca
Carga horária: 60 horas.

Componente: Eletrônica Aplicada

2

Introdução Componente: Projetos 3 .1.

Eletroestática Componente: Projetos 4 .2.

nos prótons e elétrons.2. por exemplo. Eletroestática 2. Componente: Projetos 5 .1 Carga Elétrica A carga elétrica é considerada como sendo uma propriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares.

1 Carga Elétrica Componente: Projetos 6 . Eletroestática 2.2.

Eletroestática 2.2.1 Carga Elétrica Componente: Projetos 7 .

2. Eletroestática 2.1 Carga Elétrica Componente: Projetos 8 .

Ao redor do núcleo.2 Eletrização - Eletrização + Um objeto eletricamente neutro O átomo tem em seu núcleo prótons (carga positiva) e neutrons (carga nula). Tem o mesmo número de prótons e elétrons Um objeto com carga positiva Perdeu elétrons Um objeto com carga negativa Ganhou elétrons Componente: Componente:Eletrônica Projetos Aplicada .2. Eletroestática 2. na eletrosfera. giram os elétrons (carga negativa).

Eletroestática 2.2 Eletrização Eletrização Objetos neutros não se atraem e nem se repelem. Objetos com cargas de sinais iguais de repelem. ou + + Objetos com cargas de sinais diferentes se atraem.2. Componente: Eletrônica Aplicada + - - - .

+ - .2 Eletrização Eletrização Eletrização por atrito: A eletrização por atrito é obtida quando se atritam dois objetos de materiais diferentes.pano de seda - Componente: Eletrônica Aplicada - + + + + Ao atritar o pano de seda com o bastão de vidro.2. Um deles fica com carga positiva e o outro com carga negativa. Eletroestática 2. enquanto a seda. o bastão fica com carga positiva. negativa. .

.2.. ele passa a atrair elétrons. - - - - - . Eletroestática 2.. Componente: Eletrônica Aplicada + + + + + + + ++ Os elétrons são + atraídos pela carga + positiva + Ao ligar um fio terra no corpo que estava inicialmente neutro. este último será induzido a uma eletrização..- Ao afastar o bastão eletricamente carregado. + + + + + - Aproxima-se um bastão eletricamente carregado do objeto neutro. + + Corpo neutro e isolado .2 Eletrização Indução e polarização Eletrização por indução: Ao aproximar uma objeto carregado de um objeto neutro. o corpo inicialmente neutro passou a ficar carregado negativamente.

Componente: Eletrônica Aplicada . que a carga total no dielétrico permanece neutra. Nota-se.2. Eletroestática 2.2 Eletrização Indução e polarização - - ++ + + + Polarização: É o efeito que ocorre quando as extremidades opostas de um corpo ficam eletrizadas cor cargas de sinais contrários. porém.

. ..2 Eletrização Eletrização por contato: Ao encostar dois corpos eletrizados ou um eletrizado e o outro neutro. Portanto eles tendem a se repelir.2. se os corpos forem idênticos a carga deles será obtida por uma média aritmética: Q QA  QB 2 . Os dois corpos passam a ficar carregados com cargas de mesmo sinal. o corpo com maior quantidade de elétrons sede para o que tem menor quantidade até que se estabeleça um equilíbrio elétrico..- - Um corpo carregado negativamente encosta em um corpo neutro. Eletroestática 2. - - - - O corpo com maior número de elétrons sede para o que tem menos até o equilíbrio. - - Componente: Eletrônica Aplicada - - Matematicamente..

Pode ser montado com uma bolinha de isopor. Componente: Eletrônica Aplicada + + + + + - - .2 Eletrização Eletroscópio Um eletroscópio é um dispositivo que permite verificar se um corpo está eletrizado.2. suspensa por um fio. por ser um material leve e de fácil eletrização por indução. Eletroestática 2. Ao se aproximar um corpo carregado. com carga positiva ou negativa. a bolinha será atraída.

eles são materiais nos quais não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. Componente: Projetos 16 . Eletroestática 2.2. Os materiais isolantes fazem o papel contrário dos condutores.3 Condutores e Isolantes Elétricos Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas.

Eletroestática 2.2.3 Condutores e Isolantes Elétricos Exemplos Eletricidade Componente: Projetos de Condutores de 17 .

2. Eletroestática 2.3 Condutores e Isolantes Elétricos Exemplos de Eletricidade Componente: Projetos Isolantes de 18 .

2. Eletroestática 2.4 Potencial Elétrico Componente: Projetos 19 .

4 Potencial Elétrico Componente: Projetos 20 . Eletroestática 2.2.

Componente: Projetos 21 . Eletroestática 2.2. q é a carga elétrica em Coulombs [C]. W é o trabalho Joules [J].4 Potencial Elétrico Potencial elétrico: Va = W/q Onde: Va é tenção em Volts [V].

Eletroestática 2.5 Diferença de Potencial Componente: Eletrônica Aplicada .2.

5 Diferença de Potencial Componente: Eletrônica Aplicada . Eletroestática 2.2.

oliveira@ee. Novembro de 201 .br Campina Grande.Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Eletrônica Aplicada Engenheiro Antonio Barbosa de Oliveira Neto antonio.ufcg.edu.