You are on page 1of 9

Movimento Retilíneo – Velocidade Constante

O mundo e tudo que nele existe
está sempre em movimento. Os
objetos
aparentemente
estacionários também estão em
movimentos, isto por que o
movimento é relativo, ou seja,
devemos adotar um referencial para
estudarmos o movimento de um
corpo. Por exemplo, nós, nesse
momento, estamos em repouso
estático (parados) em relação à sala
de aula e ao planeta Terra,
entretanto estamos em movimento
em relação ao Sol, pois a Terra gira
em torno dele, como estamos fixos
em um ponto do planeta, também
estamos em movimento em relação
ao Sol.

Então, como dizer se um objeto está
ou não em movimento ?
Para resolver esse problema, vamos
adotar um referencial e fazer as
seguintes suposições:
1. O objeto se movimenta em linha
reta, a trajetória pode ser
horizontal, vertical ou inclinada,
mas deve ser uma linha reta.
2. Discutiremos somente o
movimento em si, sem nos
preocuparmos com suas causas,
isso será feito no estudo da
Dinâmica.
3. Vamos supor que o objeto que
estamos estudando seja uma
partícula, ou seja, um objeto
pontual, como um elétron, ou um
objeto que se move como uma
partícula, isto é, todas as suas
partes se movem na mesma
direção e com a mesma rapidez.

o sentido oposto é o sentido negativo. letra grega delta maiúscula. significa variação de uma grandeza correspondente à diferença entre o valor final e inicial.Posição e Deslocamento Posição: Localizar um objeto significa determinar sua posição em relação a um ponto em um sistema de coordenadas. Atentem para a seguinte figura: O sentido positivo do eixo é o sentido dos números crescentes. Deslocamento (Δx ): Uma mudança de posição de um objeto de uma posição x1 para uma posição x2 está associada a um deslocamento Δx. Um deslocamento no sentido positivo da trajetória resulta em um deslocamento positivo. enquanto que um deslocamento no sentido negativo resulta em um deslocamento negativo . freqüentemente a origem do sistema (ou ponto zero) . dado pela seguinte expressão: Δx = x2 – x1 O símbolo Δ.

ou decrescente. Note que no gráfico a sua posição é denotada por uma linha reta horizontal. desloca ao longo do eixo dos x (abscissa). sua velocidade está variando com o tempo e ele está acelerado. a posição de um jegue que encontra-se parado em uma trajetória. Essa notação é a representação da função de como a posição x varia com o tempo t e não o A figurax vezes a seguir produto t (Jearlmostra Walker). O gráfico pode ser uma linha reta para crescente. nesse caso o objeto estará se deslocando no Nosso próximo gráfico mostrará sentido negativo do eixo o movimento de um tatu que se considerado.Velocidade Média e Velocidade Escalar Média Uma forma de se descrever a posição de um objeto ao longo do tempo é construir um gráfico de sua posição em função do tempo. ou seja. nem crescente e nem decrescente. pois para qualquer instante sua posição permanece a mesma. Note que nosso animal possui um gráfico que não é uma linha reta. Nesse caso. mas faz uma curva. . caso de uma velocidade negativa. Para um objeto que se desloca em uma trajetória. um gráfico x(t). ou seja x = -2 m. mas pode crescer ou decrescer ao longo do tempo. caso de uma velocidade positiva. sua posição não será uma linha horizontal.

isso é. A trajetória contém escalas que mostram a que instante o tatu atinge uma dada posição na trajetória. de gráficos que mostram a taxa de variação (rapidez) com a qual a grandeza cresce ou decresce. contudo ela nos fornece mito mais informações do que a b. A figura a é mais abstrata do que o movimento real. O animal é visto no instante t = 0 s quando encontra-se na posição x = -5 m. . Esse é um gráfico do movimento do tatu e não o movimento em si !!! Atentem para isso !!!! A figura b mostra o movimento real do tatu nos mesmos intervalos de tempo. O tatu se move no sentido positivo do eixo x e passa pela posição x = 0 m (origem do sistema de coordenada) no instante t = 3 s. O gráfico ao lado mostra a posição x contra o tempo t para um tatu que é tratado como uma partícula. em linha reta. Ela também revela a taxa com a qual o tatu se movimenta Várias(rapidez) grandezas físicas são estudadas a partir ao longo da trajetória. a velocidade é uma delas. que é o que veríamos se estivéssemos vendo o tatu se movimentar.Velocidade Média e Velocidade Escalar Média Gráfico x(t) do movimento do tatu.

a rapidez com a qual ele muda sua posição. Como mudança de posição significa deslocamento. A velocidade média é calculada como sendo a tangente do ângulo que essa reta perfaz com a horizontal no sentido horário. a velocidade x  x1 x média v med é dada  v med pela  2 seguinte expressão: t t 2  t1 Essa expressão nos informa que a posição é igual a x1 no instante t1 e igual a x2 no instante t2. Importante saber que essa velocidade pode não ser constante. Em um gráfico de x em função de t. mas pode ser variável. ou seja.Velocidade Média e Velocidade Escalar Média Velocidade Média (vmed ) A velocidade média é uma grandeza física que descreve a taxa pela qual um corpo se desloca ao longo de uma trajetória em função do tempo. a velocidade média entre dois pontos é a inclinação da reta que liga os dois pontos considerados. . Se a velocidade de um objeto não for constante ao longo de uma trajetória. O gráfico a seguir mostrará a função x de t de um corpo que se move ao longo de uma trajetória retilínea para melhor compreensão. a velocidade média indicará a velocidade constante que ele deveria desenvolver para percorrer o mesmo deslocamento no mesmo intervalo de tempo.

Com as informações do gráfico temos: O cálculo da velocidade média por meio de um gráfico x(t) é feito calculando-se a tangente da reta que une os dois pontos entre os quais queremos xcalcular tal x 2  x1 v  med v med   grandeza. como a do gráfico ao lado.0 m s 3s . que nos informa para onde o objeto em questão está se deslocando. sendo uma grandeza vetorial. t 2  t1 t  v med  2m    4 m  4 s  1s v med  6m  2. e uma direção. uma velocidade negativa nos informa que o corpo está se deslocando no A inclinação da reta gráfico nos informa sentido negativo da no trajetória. se a reta é decrescente. Uma velocidade positiva nos informa que o corpo está se deslocando no sentido positivo da trajetória. a velocidade é negativa. se a velocidade é positiva ou negativa. se no sentido positivo do eixo considerado ou no sentido negativo. a velocidade é positiva.Velocidade Média e Velocidade Escalar Média A velocidade. possui um módulo. Note que por meio do gráfico ao lado podemos calcular a velocidade do corpo em questão. que é seu valor absoluto. Se a reta é crescente.

Qual foi a velocidade média do automóvel em todo o percurso considerado ? x x  400 Km x  150 Km  250 Km x  x1  x 2 v med  t t  t1  t 2 t  4. no instante t = 3 s ele se encontra em x = 3 m e no instante t = 15 s ele se encontra em x = 147 m.5 horas. O automóvel realiza um deslocamento de 150 Km em 2 horas e depois se desloca mais 250 Km em 2. Qual foi sua velocidade média ao longo de todo o percurso ? Resoluçã o: Aplicando o conceito de velocidade média temos: x v med  t 144m v med  12s v med  x 2  x1 t 2  t1 v med v med  12 m 147m  3m  15s  3s s Exemplo 02: Um carro está realizando uma viagem em uma dada rodovia.88 Km h .5h v med  400 Km 4.5h v med  88.Exemplo 01: Alguns Exemplos de Cálculo da Velocidade Média Um atleta se desloca ao longo de uma trajetória.

devemos encontrar esses dois parâmetros no O deslocamento total conseguimos facilmente calcular. caso contrário erraremos. sendo o tempo que se demora no primeiro trecho igual a t1 e o tempo no segundo trecho t2 fica: igual a t2 ottempo t = t1 +total .Alguns Exemplos de Cálculo da Velocidade Média Um automóvel percorre a metade de uma trajetória com velocidade média de 40 Km/h. pois adotamos que as metades valem x. A outra metade percorre com velocidade média de 50 Km/h. isso por que os trechos têm os mesmos comprimentos e as velocidades em cada um deles é diferente. O tempo total calcula-se pela soma dos intervalos de tempo que o veículo demora para percorrer cada trecho da trajetória. Atentem para a ilustração do problema a seguir: Trajetória X X 2 X Como velocidade média é calculada com a expressão Δx/Δt. Dessa forma. Qual foi sua velocidade média ao longo de toda a trajetória ? Para resolvermos esse problema necessitamos de aplicar rigidamente o conceito de velocidade média. assim sendo o deslocamento total vale 2x.

temos: v med  2 x  200 9x v med  v med  44.44 Km h 400 9 . Agora que já sabemos o tempo total e o deslocamento total. então: podemos então calcular a velocidade média no percurso x x x t1  v med  inteiro. t1  v med _ 1 t 2x 40 v med  xtot 9x v med  t tot 200 O tempo Δt fica. 2 então: v med  x t t 2  x t1  v med _ 2 O tempo total fica então: x x t t  t1  t 2 t t   40 5x  4 x t t  200 t t  9x 200 50 x 50 Multiplicando a primeira fração pelo inverso da segunda.Alguns Exemplos de Cálculo da Velocidade Média O tempo Δt1 fica.