You are on page 1of 17

ENERGIA SUSTENTÁVEL – FOTOVOLTAICO ORGÂNICO

Professor orientador: Edval Delbone
Professor da disciplina: Walter Godinho

INTEGRANTES DO GRUPO  CRISTIANO DOMINGUES GUERRA  RA: B170EJ3  EVERTON DO CARMO  RA: A75ICA6  FERNANDO BOLWERK CRUZ  RA: A653198  GEORGES COUDOUNARAKIS  RA: A7996A2 .

OBJETIVO O projeto tem como finalidade apresentar a geração de energia elétrica sustentável – fotovoltaico orgânico para residências brasileiras e a possível diminuição dos impactos ambientais e econômicos na utilização deste sistema. .

Willoughby Smith descobriu fotocondutividade em 1873. . Richard Friends e Donald Bradley descobriram que determinadas estruturas de polímeros condutores poderiam ser montadas de forma a possibilitarem a emissão de luz. Criavam-se. Em sequência. Em 1990. que formam a base dos painéis planos orgânicos. em 1876 Adams e Day demonstraram o efeito fotovoltaico. Esse tipo de estrutura de dispositivo poderia ser chamado de uma célula fotovoltaica eletroquímica. Jeremy Burroughes. um filósofo naturalista experimental francês.A ORIGEM O efeito fotovoltaico foi descoberto em 1839 por Edmund Becquerel. enquanto testava dois eletrodos de metal em uma solução aquosa. assim os diodos emissores de luz orgânicos.

as células fotovoltaicas vêm constituindo painéis fotovoltaicos interligados à rede elétrica pública a fim de contribuir com a economia na geração de energia de formas convencionais. . bem como diminuir os impactos ambientais com novas construções.O PRINCIPIO DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA RESIDÊNCIAS Aproveitando a energia inesgotável do sol.

A terra recebe uma fração minúscula desta energia. . energia radiante ao sistema solar. A atmosfera terrestre absorve e reflete parte desta radiação. ultravioleta e infravermelho.RADIAÇÃO SOLAR TIPOS E FORMAS DA ENERGIA SOLAR CONSTITUIÇÃO DE UMA RADIAÇÃO SOLAR DIRETA O sol libera de forma contínua. em conjunto com os raios ‘X”.

000 W/m² e é descrita como radiação da massa ar 1 (AM1). ao ultrapassar a superfície da atmosfera terrestre.ENERGIA SOLAR INCIDENTE NA SUPERFÍCIE TERRESTRE A energia solar em forma de luz. perdemos energia. . A radiação que alcança o nível do mar ao meio-dia. Fora da atmosfera. é padronizada pela norma EM-61215 em 1. Quando os raios solares incidem de forma não perpendicular na superfície terrestre ( antes ou após o meio-dia ). a luz passa por uma espessura maior de ar ou trajeto mais longo. A descrição científica para o espectro padrão de luz solar na superfície da terra é AM 1. temos AM0. com um céu desobstruído.5X onde AM-Massa de ar é definida como o caminho percorrido pela radiação solar desde sua incidência na atmosfera até atingir a superfície terrestre. sofre perdas que dependem da espessura da atmosfera.

uma utilização cada vez maior da tecnologia solar . Pastilhas de silício) e uma longa cadeia de valor. Além disso. utilizam processos tóxicos durante a produção.não apenas no telhado. no entanto. apenas alguns fabricantes estão representados no mercado oferecendo esta tecnologia emergente. A produção desses módulos requer matérias-primas caras (por exemplo. de modo que a reciclagem do fornecedor de energia verde pode ser consideravelmente mais difícil e caro. . Primeira geração de tecnologia solar é generalizada e comprovada para uso em telhados e sistemas solares livres. são relativamente limitadas. CI (G) S e a-Si ou mikromophe PV. Esta geração de módulos solares durante vários anos . algumas das matérias-primas principais para esta tecnologia é muito raro. 3.representado com sucesso no mercado.. o que poderia aumentar o custo de produção a longo prazo. o desempenho diminui em baixa luminosidade e temperaturas crescentes. As células fotovoltaicas orgânicas são uma tecnologia do futuro. 2. mas sempre que for necessária energia limpa. Os requisitos especiais de produtos de outras aplicações. nos próximos anos. Atualmente. As principais tecnologias CdTe. uma vez que permitirá .embora ainda com uma quota relativamente pequena . com elevado potencial. Além disso.TECNOLOGIAS FOTOVOLTAICAS DISPONÍVEIS 1.

TIPOS DE PAINÉIS E SUAS EFICIÊNCIAS SILÍCIO (Si) Quase 80% dos painéis fotovoltaicos no mundo hoje são baseados em alguma variação de silício.5x12. 15x15. 12. melhor a célula solar será na conversão de luz solar em energia elétrica. 12.5cm. Quanto mais perfeitamente alinhadas estiverem as moléculas de silício. . Forma: Quadrada Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm. 15x15 Os painéis de filme fino possuem eficiências médias entre 7-13%. Eficiência média do painel solar monocristalino: 14 – 21% Técnica: Czochralski Forma: Arredondada Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm.5% Técnica: Fundição de Pólisilicio. Aquecimento em forma.5x12. Em 2014. cerca de 85% de todos os sistemas de energia solar fotovoltaica instalados em casas e empresas no mundo todo utilizaram alguma tecnologia baseada em silício (Si). Mas os processos utilizados para melhorar a pureza do silício e o tratamento dele são caros e impactam diretamente no preço do painel solar (45% do custo de um painel solar convencional de tecnologia de silício cristalino é o silício bruto purificado e tratado). Eficiência do painel solar híbrido: aproximadamente 23% Técnica: Czochralski / n-type c-Si Forma: Arredondada Tamanho padrão das células fotovoltaica: 156mm x 156mm. Algumas tecnologias de painel de filme fino já estão chegando nos 16% sendo similares a eficiência dos painéis Policristalinos. Eficiência média do painel solar policristalino: 13 – 16. A eficiência de painéis solares “anda de mãos dadas” com a pureza do Silício (Si). Cor: quase preto (com antirreflexo).5cm.

CONSTITUIÇÃO DE UMA CÉLULA .FOTOVOLTAICA ORGÂNICA .

• Sua aparência homogênea é esteticamente bonita. DESVANTAGENS DO PAINEL SOLAR OPV: • Exigem uma grande quantidade de espaço. • Potencialmente mais baratos de fabricar do que as células solares de base cristalinas. • Altas temperaturas. sombreamento de árvores e outras obstruções têm menos impacto sobre o desempenho do painel solar de filme fino. • Durabilidade mais curta em relação aos painéis mono e policristalino. . • Baixa produção na escala industrial – ainda não comercializado.VANTAGENS DO PAINEL SOLAR OPV: • A produção em massa é simples em comparação com a tecnologia cristalina. • Pode ser flexível. possibilitando um leque de aplicações muito grande. • Menos eficiência por m² .

O SISTEMA DO PROJETO É COMPOSTO PELOS SEGUINTES COMPONENTES: MÓDULO SOLAR INVERSOR DE FREQUÊNCIA BANCO DE BATERIAS MEDIDOR BIDIRECIONAL CONTROLADOR DE CARGA SISTEMA DE MONITORAMENTO .

MÓDULO SOLAR: É um equipamento responsável pela conversão de energia elétrica contínua. INVERSOR DE FREQUÊNCIA: células Esse equipamento transforma corrente contínua (cc) da bateria em corrente fotovoltaicas alternada (ca). absorvem partículas de fótons existentes BANCO DE BATERIAS: nos raiospara solares Servem armazenar a energia excedente produzida pelos geradores e as convertem fotovoltaicos (módulo solar). elétrica contínua para ser utilizada no acionamento de diversos dispositivos/eletr ônicos. . para que as cargas conectadas ao controlador sejam alimentadas obtidas a partir Com isso conseguirmos um fornecimento adaptado a adequadamente. eletrodomésticos (material abundante na natureza). Por meio de um processo denominado “efeito fotovoltaico”. do silícioe demais equipamentos convencionais. Funciona como fonte que abastece cargas durante em as noites eenergia em dias chuvosos ou com incidência precária de isolação ( nublado ).

é necessária a troca do medidor para um modelo com leitura bidirecional. controla a produção e o rendimento do sistema de geração. permitindo ações preventivas e reparos imediatos a fim de evitar perdas de energia. além de identificar qualquer anomalia que exista. acoplado ao inversor. para garantir a compensação de créditos de energia na conta de luz. SISTEMA DE MONITORAMENTO: É um equipamento de automação que. que registra a energia recebida da distribuidora e a energia solar que é injetada na rede elétrica. também evita a descarga abaixo de um valor de segurança. MEDIDOR BIDIRECIONAL: Para uma instalação solar. . saída para cargas e alimentação de tensão contínua na qual deve ser conectada à uma bateria. Possui entrada para módulos fotovoltaicos.CONTROLADOR DE CARGA: Dispositivo que tem por finalidade controlar o processo de carga e descarga da bateria.Possui tecnologia que permite a carga máxima das baterias.

CONCLUSÃO: A procura global rapidamente. Opõe-se de energia à diminuição está dos crescendo recursos fósseis. Por isso. a indústria solar é hoje uma das mais importantes no mundo. monitores de plana.) . etc. pois a luz solar é praticamente ilimitada. assim como outras indústrias de tecnologia (computadores. o futuro da energia encontra-se em energias renováveis e em particular na energia solar. Portanto.

CRONOGRAMA .

OBRIGADO .