You are on page 1of 27

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES PRÓ-ATIVAS

FORMAR UMA EQUIPE INFLUENTE E PODEROSA

O CONCEITO DE EQUIPE
ENTENDA ISSO PRIMEIRO

colaboração e para alguns. . Equipe implica unidade de propósito. certa igualdade.O CONCEITO DE EQUIPE As ORGANIZAÇÕES usam a palavra equipe de uma forma frouxa. dirá um chefe a seus funcionários. E no entanto poucos grupos no local de trabalho podem se qualificar como equipes. “Todos fazemos parte da equipe”.

CONCEITO DE EQUIPE Ao contrário de um grupo de trabalho tradicional. uma equipe é mais do que um conjunto de pessoas que trabalham no mesmo ambiente ou sob a orientação de um gerente. . Uma equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades complementares que são comprometidas com uma meta comum pela qual se consideram mutuamente responsáveis.

POR QUE EQUIPES? As equipes não necessárias quando as tarefas são simples e rotineiras. . não exigem funcionários para coordenar seu trabalho e não requerem uma variedade de experiências ou habilidades.

POR QUE EQUIPES As equipes são a melhor abordagem quando:  Nenhum indivíduo tem a combinação certa de conhecimento. expertise e perspectiva para a tarefa. .  Os indivíduos devem trabalhar juntos com um alto grau de interdependência.  A meta representa um desafio singular.

utilizando as redes de seus muitos integrantes.  As equipes podem arregimentar mais informações e know-how.CUSTOS E BENEFÍCIOS  Podem produzir soluções criativas.  A tomada de decisão em grupo gera acordo entre as pessoas que devem implementar as decisões.  Podem criar uma comunicação e uma colaboração muito melhores na empresa. .  As equipes conseguem pessoas de diferentes funções para colocar suas habilidades a serviço de problemas intratáveis.

 Certifique-se de que a estrutura da organização seja compatível com o trabalho em equipe e que isso estimule o sucesso.A BASE PARA UMA EQUIPE EFICAZ  Competência: ingrediente fundamental da eficácia da equipe  Compromisso com a meta  Cada membro deve contribuir e cada membro deve receber benefícios. .  Alinhe as metas da equipe com as metas organizacionais.

Além disso. .  Um líder de equipe deve cumprir as muitas responsabilidades do gerente tradicional. habilidades em solucionar problemas. deve adotar três novos papéis: iniciador. habilidade interpessoal e habilidades organizacionais.  A seleção de membros de equipe deve ser determinada pelas: habilidades técnicas.A FORMAÇÃO DA EQUIPE  Cada equipe deve ter um patrocinador comprometido com seu sucesso. modelo e coach.

Aponta os esforços da equipe em uma direção que esteja alinhada com os objetivos organizacionais .  Um termo de abertura da equipe fala da natureza do trabalho e das expectativas de resultados pela gerência.A FORMAÇÃO DA EQUIPE  Na formação de uma equipe recrute o máximo de pessoas de que necessite para realizar o trabalho – e não mais do que isso.

Aqui estão algumas abordagens comuns à tomada de decisão.  Consenso.  Um pequeno grupo decide.  O líder decide com a opinião de terceiros.  A regra da maioria. . a equipe deve concordar sobre como as decisões serão tomadas.COMEÇANDO COM O PÉ DIREITO  Desde o início.

DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE EQUIPES  O líder de equipe deve produzir resultados agindo como iniciador. modelo.  Fomentar a identidade da equipe  Gerenciar a criatividade da equipe a) As diferenças individuais b) a diversidade de pensamentos divergentes e convergentes. negociador e coach. c) Gerenciar o conflito. .

f) Orientação para a ação . c) Nada de vacas sagradas. d) Crítica construtiva e) Confidencialidade. b) Interrupções.COMEÇANDO COM O PÉ DIREITO  Crie mecanismos de integração  Estabeleça normas de comportamento: a) Comparecimento.

Os 12 Elementos da Gestão de Excelência Como tornar seus funcionários mais comprometidos e sua empresa mais produtiva Baseado em mais de 10 milhões de entrevistas sobre satisfação no trabalho realizadas pela Gallup .

e de como essas experiências mudam quando as circunstâncias mudam. É uma compreensão detalhada de como o que uma pessoa deve fazer se encaixa naquilo que todos os outros devem fazer.Primeiro Elemento Saber o que se espera “Saber o que se espera é mais do que entender uma lista de atribuições. .

As pessoas querem fazer bem suas tarefas. Este é o mais forte indicador de tensão no emprego.Segundo Elemento Materiais e Equipamentos Assegurar que os funcionários tenham os materiais e equipamentos necessários para realizar o seu trabalho. Querem ser produtivas. .

uma pessoa poderia ser para a contabilidade.Terceiro Elemento Oportunidade de fazer o seu melhor Designar a tarefa certa para a pessoa certa é uma das maiores responsabilidade que um gerente poderá enfrentar. . para a produção. para o comercial ou para criatividade corporativa o que Pelé é para o futebol. Graças a diferenças físicas reais no cérebro.

sobretudo um estímulo inesperado e espontâneo. . O cérebro do funcionário está perpetuamente atento e ávido por reforços positivos.Quarto Elemento Reconhecimento e elogios É uma das maiores oportunidades perdidas do mundo dos negócios atualmente.

o comprometimento. Esse tipo de vínculo favorece a colaboração. uma coesão chamada de “capital social”.. e o comportamento organizacional coerente.. . o pronto acesso ao conhecimento e aos talentos.Quinto Elemento Alguem que se importe O esforço da equipe depende do grau em que seus membros se sentem parte de um grupo.

“Alguém no trabalho estimula meu desenvolvimento”. Consegue-se algo impossível de se obter de qualquer outra maneira. Ter um mentor é fundamental e faz parte do contrato social não escrito que os trabalhadores esperam quando são contratados.Sexto Elemento Estímulo ao desenvolvimento Alguém supervisiona o progresso da pessoa menos experiente. . Orientação pela interação pessoal.

Primeiro. a própria ideia costuma ser boa. o fato de a ideia vir dos próprios funcionários faz com que eles tendam a se empenhar muito mais em sua execução...Aumenta a sensação de inclusão entre eles. . . Segundo e igualmente poderoso.Sétimo Elemento Sentir que suas opiniões contam Incorporar as ideias dos funcionários tem um retorno duplo.

ele quer contribuir para um propósito maior. Os trabalhadores anseiam por algo nobre em que acreditar e se envolver. Algo dentro dele procura alguma coisa em que acreditar.Oitavo Elemento Forte ligação com a missão da empresa Por razões que transcendem as necessidades físicas satisfeitas quando se ganha a vida. .

Nono Elemento Colegas comprometidos com um trabalho de qualidade Pessoas que se sentem parte de uma equipe fortemente comprometida costumam ser mais seguras. “Quem é pior fixa o padrão. por mais que se negue isso. tendem menos a pedir demissão e são mais produtivas.” . tratam melhor os clientes.

“ As pessoas cuidam dos amigos = menos acidentes. .” Entre amigos as discordâncias são mais bem toleradas.Décimo Elemento Um melhor amigo no trabalho Alguma coisa na profunda sensação de elo com os colegas da equipe faz com que um funcionário tome atitudes positivas para a empresa que normalmente não tomaria. Amigos estão mais comprometidos com os objetivos do grupo e se esforçam mais.

.Decimo primeiro Elemento Conversar sobre seu progresso Receber feedback regular. Avaliar o desempenho da equipe e dar feedback periódico com orientação para desenvolvimento promove a relação de confiança e a motivação para melhorar os resultados. profundo e pessoal é poderosíssimo para os trabalhadores.

um mentor. Quando os trabalhadores sentem que estão aprendendo e crescendo.Decimo segundo Elemento Oportunidade de aprender e crescer Quaisquer que sejam as decisões tomadas – se incluem o treinamento formal.” . trabalham com mais afinco e eficiência. chances de assumir novas responsabilidades ou simplesmente oportunidades informais de aprender as nuances de um serviço .é imperativo criar essa sensação de desenvolvimento pessoal.

br (65) 9977-0303 .Moacir Alves da Silva moacir.edu.silva@senaimt.