3

Qualidade
do Sono
17/06/2014

Natasha
Granato
DSS
Diálogo Semanal de

Importância do sono?
Com período de duração entre 6 e 8 horas diários, é durante o
sono que acontecem funções importantes, como:
Ζz•z

Fortalecimento do sistema imunológico;

Ζzz•

Secreção e liberação de hormônios;

Ζzz

• Consolidação da memória;
Ζz•z Relaxamento e descanso da musculatura (o sono ainda evita a flacidez
muscular e garante vigor físico).
Os efeitos de uma madrugada em claro são semelhantes ao de uma leve
embriaguez, além de colaborar para o envelhecimento precoce, hipertensão,
diabetes, cansaço físico e mental.

6 Resultado: No final dos dias o organismo delas se encontrava nas mesmas condições que os de pessoas com 60 anos e os níveis de insulina semelhantes aos de diabéticos. . dormindo por no máximo 4 horas/dia durante 6 dias. pessoas com idades entre e anos foram submetidas a um experimento.Curiosidade 11 18 27 Nos EUA.

Interferência no Sono .

.Então.. Como dormir bem? ..

Eliminando os fatores externos .

que induz ao sono. o ambiente tem que estar com baixa iluminação. Desligue aparelhos que possa interromper o sono. assim seu corpo produz melatonina.Eliminando os Fatores Externos Condições ambientes Durma em local confortável. feche as cortinas. . use tampões de ouvidos se necessário. Apague as luzes. Elimine barulhos. propício para relaxar.

Faça uma refeição leve antes de deitar. Um banho morno relaxa o corpo. . nunca durma com fome. os seus problemas não serão resolvidos nesse momento. Não beba líquidos em excesso antes de dormir.Eliminando os Fatores Externos Pronto para dormir Deite relaxado.

O período de sono deve ser o mais próximo ao horário de trabalho seguinte. . Atrasar o sono para acompanhar a rotação dos períodos de trabalho.Eliminando os Fatores Externos Sono em turnos Criar ambiente favorável ao sono. principalmente quando for dormir durante o dia. Aumentar a iluminação ambiente nos horários de trabalho.

Amenizando os fatores orgânicos .

Amenizando os Fatores Orgânicos Apneia do sono O que é? A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) faz com que os músculos relaxem impedindo a respiração. Observe: Roncos seguidos de um período de silêncio. que volta ao normal assim que o cérebro perceba a falta de oxigênio. e pode acontecer repetidas vezes durante o sono. Pode ocorrer posteriormente um sopro forte ou uma respiração ofegante e a pessoa volta a respirar. roncos fortes. dores de cabeça. O processo geralmente dura entre 10 segundos e 2 minutos. . Sonolência diurna. irritabilidade. Causas e Sintomas: Obstrução das vias aéreas superiores. entre outros.

Tratamento: Procure ajuda médica 12 .

boca e garganta. quando ocorrem grandes vibrações e ruído intenso. é classificado como patológico. Observe: O ronco pode ser considerado normal. Ruído durante o sono. que incomoda principalmente quem dorme nas proximidades.Amenizando os Fatores Orgânicos Ronco O que é? O ronco é um ruído repetitivo emitido durante o sono. etc. apneia do sono. quando a pessoa está dormindo em decúbito dorsal (de costas). Mas. Causas e Sintomas: Flacidez das vias aéreas superiores. .

Tratamento: Procure ajuda médica 14 .

evitando que a duração do sono seja em torno das 7 a 8 horas consecutivas. Observe: Falta de sono em noites constantes. e/ou estresse provocado no cotidiano. cansaço. e ocorre pela produção inadequada de serotonina pelo organismo.Amenizando os Fatores Orgânicos Insônia O que é? Incapacidade de conciliar o sono com o período destinado a dormir. entre outros. . dores de cabeça. Sonolência em outros períodos do dia. Causas e Sintomas: A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas.

relógios.Tratamento: Procure ajuda médica Recomendações: Evitar distrações na hora de dormir (celulares.). etc. 16 . televisão. Procure criar um clima propício ao sono. Consumir cafeína e outros estimulantes em quantidades limitadas e até 6 horas antes de dormir.

Dores de cabeça. estalos ao abrir e fechar a boca. Observe: Desgaste e amolecimento dos dentes. zumbido no ouvido. na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação. . tensão. a situações de estresse. Causas e Sintomas: Provavelmente está ligado a fatores genéticos. ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca. alterações do sono. dor no pescoço. ansiedade.Amenizando os Fatores Orgânicos Bruxismo O que é? Se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono.

quando estiver empenhado em uma tarefa ou situação mais complicada. Evite mascar chicletes e morder pontas de lápis e canetas.Tratamento: Procure ajuda odontológica Recomendações: Evite apertar os dentes. 18 .

Causas e Sintomas: Fatores genéticos estão envolvidos na narcolepsia. . Observe: Sonolência durante o dia e em momentos inusitados. provocando sonolências em momentos inapropriados. mesmo que tenha dormido bem à noite.Amenizando os Fatores Orgânicos Narcolepsia O que é? Narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva durante o dia.

Evite bebidas alcoólicas e outras que propiciem o sono.Tratamento: Procure ajuda médica Recomendações: Atenda a sua necessidade de cochilar. sempre quando possível. 20 .

Últimas recomendações e informações relevantes .

assim como cigarro. a ansiedade e regulariza o funcionamento do organismo. telefones. . Evite o consumo no mínimo 6 horas antes de dormir: Alguns consumos antes de dormir atrapalham a qualidade do sono. computadores. cafeínas. Esses emitem iluminação inadequada. assim como televisores.Últimas recomendações Pratique atividades físicas: É importante a prática constante porque reduz o estresse. bebidas alcoólicas. Desligue-se: Ao se preparar para o sono. desligue todos os aparelhos que possam atrapalhar a qualidade de seu sono. isso para evitar a perda do sono. além de barulho. outros estimulantes e comidas pesadas e em excesso. Mas deve ser realizada até 6 horas antes de dormir.

principalmente para trabalhadores em turnos. reserve-a apenas dormir e para relações íntimas. mantenha uma rotina de sono regular. Tome um banho morno. Alimentação: Não só antes de dormir. mas ao longo do dia. trabalhar. Se não for possível. assistir TV e estudar na sua cama. chá de camomila. mesmo nos finais de semanas e folgas.Últimas recomendações Horários certos: Quando possível. beba uma xícara de leite morno. erva-cidreira ou outro relaxante. postergue seu sono de forma acordar próximo ao horário de se arrumar para o trabalho. erva-doce. Cama para dormir: Evite ler. evite comidas em excesso e pesadas. Uma ajuda: Antes de dormir. . tenha horários certos para dormir e acordar.

drauziovarella.resmed.com.com Site ABC da Saúde: www.minhavida.com.br Site ResMed: www. Alimentação e Bem-estar: www. Fontes: Site Dr. inclusive em Juiz de Fora.br Site Minha Vida Saúde.abcdasaude.Informações Relevantes Ajuda profissional: As especializadades que estão associadas aos tratamentos e estudos dos distúrbios do sono são: sonoterapia e medicina do sono. Drauzio Varella: www. Existem clínicas especializadas.com .