You are on page 1of 16

Metodologia de Pesquisa

Científica

• Maury Cid Sambiase
• Engenheiro Naval – Politécnica USP
• Mestrado e Doutorado – UFRJ
• Experiência Profissional







Gerente de Integração de Sistemas - Marinha do Brasil
Nacionalização de Equipamentos – FAB
Professor de Eng Naval – Pós-Graduação – SENAI
Projetos de Navios de Guerra - MB
Professor de Informática – Fac São José
Construção de Embarcações de Recreio - Cobra
Desenvolvimento de Softwares para Engenharia - Petrobras
Construção de Embarcações de Cabotagem – Japão

• Experiência dos Alunos em Engenharia

construções. sistemas ou processos. aperfeiçoamento e implementação de utilidades. máquinas. . tais como materiais.Metodologia de Pesquisa Científica Qual é a definição de Engenharia? A engenharia é a ciência. aparelhos. a arte e a profissão de adquirir e de aplicar conhecimentos científicos na criação. que realizem uma determinada função ou objetivo.

Metodologia de Pesquisa Científica .

Metodologia de Pesquisa Científica .

Metodologia de Pesquisa Científica Objetivos da Disciplina: 1 – Conhecer os tipos de pesquisa científica 2 – Entender a importância do planejamento na pesquisa 3 – Aprender o padrão de divulgação científica – escrita e oral 4 – O papel atual do engenheiro nas empresas – liderança técnica e gerencial .

• 1 Hora-aula teórica e 1 hora-aula de discussão e trabalho em grupo. • 2 provas teóricas no semestre abordando a teoria de metodologia científica • 4 trabalhos práticos .Metodologia de Pesquisa Científica Planejamento da Disciplina: • 2 Horas-aula por semana.

Seções do relatório da pesquisa. Estrutura do trabalho de pesquisa. A divulgação da pesquisa. observacionais. 11. bibliográficas. tratamento estatístico(amostragem). Normas de citações e referências bibliográficas. de grupo. 4. O projeto de pesquisa. Análise dos dados. 7. . conceito e etapas do projeto de pesquisa. experimentais. de sujeito único. 8.Metodologia de Pesquisa Científica 1. descritivas. Noções gerais. correlacionais(experimental). Interpretação dos dados. Técnicas de pesquisa. Tipos de pesquisa: estudos de caso. Estudos prospectivos e retrospectivos. O relatório da pesquisa. 6. 10. 9. A pesquisa como produção de conhecimento 2. Coleta e apresentação dos dados(pesquisa quantitativa). 5. 3. escolha e delimitações do assunto de pesquisa. 12. Comunicação científica oral e escrita.

A pesquisa como produção de conhecimento •. •. importantes civilizações tiveram como base o conhecimento para o domínio territorial e cultural • Sumérios e Egípcios – Escrita e agricultura • Gregos – Filosofia e política • Romanos – Leis e a organização da Guerra • Fenícios – Comércio e a navegação . •. A premissa fundamental que une os diferentes campos da ciência é a de que o conhecimento é uma importante ferramenta para orientar a existência e orientar a humanidade na história. aprimorar e divulgar conhecimento. Para que se leve adiante a civilização a sociedade necessita de preservar.Metodologia de Pesquisa Científica 1.

É aquele conhecimento que envolve uma atitude investigativa a partir do uso de métodos e procedimentos e gera aprendizagem e saber sobre a realidade -Desde logo deve ser explicitado que toda realidade é dialética(tem como base uma lógica e é passível de aprendizado por observação e discussão). . uma de suas modalidades de aprendê-la.Metodologia de Pesquisa Científica A pesquisa no campo do conhecimento científico . e o pensamento científico.

ou seja. . . enquanto objetos de investigação. por isso precisamos de instrumentos que captem esta realidade.A aparência e a essência dos fenômenos não coincidem. embora uma revele elementos da outra. o que é dialético é a própria realidade.O método científico é o meio pelo qual se pode decifrar os fatos que não são transparentes. um método de abordagem adequado a própria natureza dos fenômenos. pois seu sentido objetivo deve .Portanto.Metodologia de Pesquisa Científica .

Constrói-se a partir da investigação dos fatos reais.Científico será o pensamento que não se contente com a forma com o que o acontecimento se manifesta pela situação. distinguindo-se o que é “essencial” do que é “acessório”.Ficar no essencial é necessário para romper com as representações ilusórias imediatas.É imprescindível que se analisem os elementos fundamentais da problemática. . mas o questiona. .Metodologia de Pesquisa Científica . retornando à pergunta formulada como objeto . .

dos mais simples para os mais complexos. que se transformam em dado imediato.Metodologia de Pesquisa Científica .A pesquisa deve começar por uma reflexão sobre determinadas informações. e ir apanhando os diversos elementos deste universo sensível. de aspectos mais gerais. portanto. suas várias determinações e significações. . .O desenvolvimento da análise deve partir.

Apesar disso. . foi publicada em seu livro. De revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"). a maior teoria de Copérnico.Tomou como base para a sua teoria poucas observações cientificas.Elaborou a teoria do Heliocentrismo em oposição a teoria do Geocentrismo(religião e ptolomeu). ele já havia .1473.Nicolau Copérnico . . 1543.Metodologia de Pesquisa Científica . observatório de Tycho Brahe -A teoria do modelo heliocêntrico. durante o ano de sua morte.

Metodologia de Pesquisa Científica . poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico. apesar da grande circulação de seu livro (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições. fundamentando-se em argumentos sobre qual seria o sistema mais completo e elegante. o que é .Da sua publicação. e não apresentou nenhuma prova observacional em seu manuscrito. o sistema de Copérnico não era melhor do que o de Ptolomeu. . E Copérnico sabia disso. até aproximadamente 1700.Do ponto de vista experimental.

as observações de Galileu das luas de Júpiter provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra. Além disso.Metodologia de Pesquisa Científica . e seu modelo influenciou muitos cientistas renomados que viriam a fazer parte da história. - .Entretanto. que conseguiram assimilar a teoria de Copérnico e melhorá-la. As observações de Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da teoria de Copérnico. muitos astrônomos aceitaram partes de sua teoria. como Galileu e Kepler.

Metodologia de Pesquisa Científica Exercício 1: Em grupo discuta a importância da pesquisa científica para a sociedade e descreva uma descoberta científica e alguns fatos e observações que levaram a esta descoberta. .